Você já ouviu falar no teste de QI?

Costumamos ouvir o termo QI em diversos lugares, principalmente em filmes, sempre denotando alguma forma de conhecimento. Ou até mesmo para insultar alguém dizendo que seu QI é baixo – uma expressão que entendemos como significar baixa inteligência.

No entanto, o conceito técnico de QI não é bem dessa forma, e este conhecimento acaba sendo ignorado. Mas então, o que é QI? O que são os testes de QI? Continue lendo para conhecer mais!

Leia também: MBTI: conheça o teste para identificar a personalidade das pessoas

O que é QI?

A sigla QI significa “quociente de inteligência” e foi criada pelo psicólogo alemão William Stern em 1912. Derivada do alemão “Intelligenzquotient”, é como se fosse uma medida da capacidade de raciocínio de um indivíduo.

Em termos simples, o QI mede o quanto uma pessoa pode usar de lógica e informações para responder perguntas ou chegar a conclusões razoáveis de conhecimento. 

Assim, o Quociente de inteligência nada mais é que um valor resultante de uma série de testes e subtestes padronizados, projetados para avaliar a inteligência humana. Após inúmeras avaliações, o resultado médio tornou-se a base para entender o quanto um indivíduo está acima ou abaixo desta média, cujo valor é 100.

Teste de QI

Um teste de QI é uma avaliação que mede uma variedade de habilidades cognitivas de um indivíduo e dá um resultado que serve como uma medida de potencial de intelecto do mesmo.

É importante entender também como esses valores são calculados. Nos dias de hoje, a padronização da maioria dos testes é de comparar a performance de um indivíduo com o resultado médio de sua faixa etária. 

Podemos encontrar com facilidade uma série de testes de QI na internet. Por mais que possam seguir certas padronizações, cada teste de QI é diferente e os resultados podem destoar uns dos outros.

Tipos de Testes de QI

Não existe um modelo universal para testes de QI, visto que ele tem que ser adaptado de acordo com a idade mental do indivíduo e comparado com a média de sua faixa etária. Sendo assim, grupos e organizações que constroem testes para avaliar o Quociente de Inteligência do indivíduo fazem uma relação entre a estatística e a psicologia.

Alguns modelos de testes são:

  • Teste de aptidões Específicas (DAT);
  • Teste de labirintos de Porteus;
  • Matrizes Progressivas de Raven;
  • Escala Binet-Simon de inteligência;
  • Inteligência não-verbal universal;
  • Escala Wechsler para Adultos (WAIS);
  • Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC).

Dentre estes, o método mais popular para avaliação de QI é o da Escala Wechsler, que inclui tanto exercícios verbais quanto de performance. Este, por suas múltiplas características, deve sempre ser aplicado por um psicólogo.

O modelo de Escala Wechsler analisa, além da precisão, a velocidade das respostas. 

Não se deve, no entanto, tomar os resultados do teste de forma isolada. É preciso relacionar o exame com as condições de cada pessoa, como emocionais, sociais e educacionais. Somente assim é possível ter uma medida precisa de seu Quociente de Inteligência

Importância do Teste de QI

Testes de QI não só servem para medir a inteligência de uma pessoa, mas para mapear características de sua inteligência e identificar pontos destoantes da média, sejam eles vantagens ou desvantagens.

Todas as pessoas conseguem aprender, não importa o quão inteligente são. No entanto, algumas pessoas têm dificuldade (principalmente na escola) por alguma deficiência numa área específica de inteligência. Para isso, existem programas de educação especial. Lá, recebem ajuda nas áreas que têm dificuldades.

Além disso, os testes de QI também ajudam a identificar estudantes que sairiam bem em sistemas educacionais com ritmo acelerado.

Onde fazer Teste de Quociente de Inteligência

É importante frisar a importância de entender a finalidade do teste de QI que é procurado. Quando o objetivo é para saciar a curiosidade ou se encontrar em comparação com a média de sua faixa, alguns testes online podem ser o suficiente para dar as respostas que a pessoa procura.

No entanto, quando se trata de avaliar as capacidades cognitivas, lógicas e intelectuais de aprendizado de uma criança ou adolescente que mostra sinais de dificuldade em alguma área, é de extrema importância que se procurem formas mais oficiais de testes.

Testes de QI com objetivo de buscar proficiências ou deficiências em pessoas mais jovens, normalmente com crianças ou adolescentes, devem buscar auxílio de profissionais da psicologia.

Estes, por sua vez, aplicam um processo de análise que vai além de um único teste, entendendo as características do jovem indivíduo, bem como o ambiente em que vive e suas interações. Dessa forma, é possível adaptar o teste de QI de acordo e analisar com a maior eficiência e profundidade possível seu intelecto.

Leia também: Proatividade: confira por que é importante e dicas para agir

Gostou de saber sobre testes de QI? Quer conhecer mais sobre inteligência, aprendizado e educação? Não esqueça de seguir nosso blog e acompanhar nossas atualizações!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui