Trabalhar na administração pública, tanto em nível municipal, estadual ou federal, é o sonho perseguido por muita gente. Principalmente, devido à estabilidade, segurança e bons salários. Por outro lado, para quem já conseguiu a aprovação em um concurso ou trabalha no setor público em cargo comissionado, a preocupação é outra: buscar maior qualificação. Para isso, nada melhor do que fazer um curso de pós-graduação em Gestão Pública.

Uma das grandes vantagens desse curso é que pode ser feito por profissionais de qualquer área do conhecimento. Ou seja, advogados, engenheiros, jornalistas, economistas e, claro, administradores públicos ou não, podem ganhar muito com uma pós em Gestão Pública. Isso porque o curso amplia os horizontes para quem já atua no setor público e pretende ocupar um cargo de gerência, coordenação ou direção.

Além disso, para quem já é gestor, também oferece uma gama muito interessante de ferramentas para melhorar os resultados do trabalho. Para você ter uma ideia, a pós-graduação em Gestão Pública é também muito procurada por prefeitos, vereadores e deputados, por exemplo, servidores que ocupam cargos eletivos, ou ainda secretários, líderes de ONGs, professores e profissionais liberais.

O curso é bastante voltado para conceitos como eficiência, transparência e planejamento, além de fazer um resgate histórico e teórico de conteúdo sobre gestão pública. Outra pegada do curso é a questão empreendedora, que também pode ser desenvolvida no setor público. Quer saber todos os detalhes sobre o curso de pós-graduação em Gestão Pública? Acompanhe o post até o final.

MATRICULE-SE EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO COM A QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia também: Ead Flex Estácio: seis cursos de gestão a quem quer empreender

Pós-graduação em gestão pública: como é o curso

O curso de pós-graduação em gestão pública visa aprimorar os conhecimentos de quem ocupa cargos públicos, principalmente, para habilitar a funções de gestão. É importante saber que há também o curso de graduação em Administração Pública, que tem duração de quatro anos, com a parte teórica um pouco mais aprofundada. Inclusive, há ofertas desse curso também no formato tecnólogo.

Por outro lado, a pós-graduação é na modalidade latu sensu, para quem já possui um diploma de curso superior, e tem duração média de dois anos ou 360 horas/aula. Na prática, trata-se de uma especialização. Pode ser feita de forma presencial ou a distância, dependendo da oferta nas instituições de ensino superior.

Por ser um curso mais curto e flexível, tem atraído a atenção de profissionais que já possuem uma bagagem de experiência na área. Seja para alcançar um novo patamar de salários no órgão onde atua ou subir na carreira, além de ganhar subsídios e ferramentas para implantação de novos projetos, entre outros objetivos.

No curso, os assuntos mais encontrados são os que tratam sobre o sistema político brasileiro, marketing, gestão de projetos, contabilidade, legislação, negociação, políticas públicas e inovação no setor público.

Disciplinas encontradas no curso de pós em Gestão Pública

  • Contabilidade e Administração Pública;
  • Finanças públicas;
  • Formulação, gestão e avaliação de políticas públicas;
  • Fundamentos, Objetivos e Obrigações do Estado;
  • Planejamento Estratégico;
  • Governança corporativa;
  • Gestão da Qualidade;
  • Técnicas de Auditoria Governamental;
  • Teorias gerais da administração;
  • Constituição;
  • Relações públicas;
  • Estatística;
  • Economia;
  • Sustentabilidade financeira, gerenciamento e implementação de políticas públicas;
  • Gestão de projetos;
  • Negociação e habilidades interpessoais;
  • Administração financeira;
  • Controle e logística de projetos;
  • Gerenciamento de equipes.

Leia também: Tecnológo EAD: confira as opções de cursos e vantagens

Perfil de quem procura a pós-graduação em Gestão Pública

Como ressaltamos anteriormente, profissionais de qualquer área do conhecimento podem procurar pela pós-graduação em Gestão Pública. Principalmente, pessoas que já atuam no setor público. No entanto, é bastante comum que graduados em Administração, Direito, Economia, Ciências Contábeis, ou ainda que trabalham na parte de marketing e comunicação, acessem o curso de pós-graduação para aprimorar seus conhecimentos.

Os objetivos são os mais variados, tais como contribuir para a melhoria do setor público, atuar em organizações não-governamentais (ONGs), conseguir uma melhora salarial, ascender na carreira dentro da instituição, entre outros.

Leia também: MBA Estácio: 5 vantagens de fazer uma pós-graduação

Uma pós para crescer profissionalmente

Em resumo, a pós-graduação em Gestão Pública é uma das alternativas mais indicadas por profissionais da área que buscam o crescimento na carreira. Isso porque o curso oferece ferramentas para auxiliar na implantação de projetos diversos nesse setor, inclusive, em relação ao empreendedorismo. Por outro lado, é um curso que também pode preparar na questão da liderança e resolução de problemas.

Por ser uma formação de no máximo dois anos, inclusive, com a possibilidade de ser cursada a distância, é bastante procurada no mercado. Esse é um diferencial interessante em relação à graduação em Administração Pública, por exemplo, que é um curso mais extenso e abrangente, e na maioria das vezes oferecido no formato presencial. Ou seja, vai exigir um pouco mais de tempo por parte do estudante.

Com a formação na pós-graduação em Gestão Pública, o profissional ganhará novos horizontes para a carreira no setor público

Leia também: Segurança pública: conheça as melhores oportunidades de trabalho

As vantagens da pós em Gestão Pública EAD

A pós-graduação em Gestão Pública pode ser encontrada facilmente nas instituições de ensino superior no formato EAD, ou seja, a distância. Na prática, essa modalidade pode ser uma grande aliada para quem atua na área e facilitadora em diversos aspectos. Imagina quem precisa trabalhar o dia inteiro, durante toda a semana, e só tem disponível o final de semana para estudar, por exemplo?

Outra vantagem é a questão logística. Por ser a distância, o estudante não precisa se deslocar do trabalho para a universidade ou da casa para a instituição de ensino. Além de economizar tempo no trânsito e dinheiro, ganha-se praticidade e flexibilidade para estudar na melhor hora do seu dia. O investimento em um curso de pós a distância também é menor em relação à modalidade presencial.

A partir de modernas plataformas de ensino, estudar a distância o curso de pós-graduação em Gestão Pública ficou mais fácil. Ou seja, todo o material necessário está disponível esses portais, além da interação com colegas de curso e com professores.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESTÁCIO E CRESÇA NA CARREIRA

Leia também: Entenda a importância da gestão financeira para as organizações

Pós-graduação em Gestão Pública: uma excelente alternativa

E aí, gostou do curso de pós-graduação em Gestão Pública? Como você pode ver, é uma pós que pode agregar muito na sua carreira pública. Além disso, pode ser bastante flexível no formato a distância, adaptando-se a sua rotina de trabalho e pessoal. Aproveite para conhecer aqui as opções oferecidas pela Estácio!

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui