Arcar financeiramente com uma universidade particular é para poucos. Isso porque a mensalidade pesa no bolso e, para isso, há algumas saídas que podem ajudar. A principal delas é conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Governo Federal, que pode ser parcial ou até integral, dependendo da faixa de renda. Obter uma bolsa do Prouni é uma vitória para muitos. Mas se você tem que mudar de cidade, por exemplo, saiba que há como transferir a bolsa Prouni para outra faculdade. Vamos ensinar como fazer.

Assim como está cada vez mais difícil a aprovação em uma universidade pública, da mesma forma, pagar uma mensalidade em uma privada pode trazer complicações. Para isso foi criado o Prouni, em 2004, um programa federal que possibilita o acesso a vagas faculdades particulares de todo o país, por meio da nota do Enem e de outros requisitos. Em outras palavras, é a chance perfeita para quem deseja entrar na faculdade mas não tem condições de pagar.

Para você ter uma ideia, em 2020, o Prouni recebeu 1.507.807 inscrições, feitas por 782.497 estudantes. Ou seja, não há bolsas para todos e a disputa é grande. Por essa razão, conseguir uma bolsa no Prouni vale uma comemoração. Nesse sentido, muitos dos beneficiados têm receio de perder a bolsa caso precisem fazer transferência para um curso de outra instituição superior de ensino.

No entanto, transferir bolsa Prouni para outra faculdade não é complicado, basta reunir alguns documentos e realizar procedimentos, a maioria pela internet. Neste post, vamos ensinar como proceder para não perder a sua bolsa do Prouni caso você precise mudar de faculdade. De repente, você está descontente com o seu curso atual e pensa em mudar para uma graduação com o selo de qualidade Estácio, o que acha?

Boa leitura!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia também: Documentos do Prouni: quais são necessários para fazer a inscrição?

Transferir bolsa Prouni: uma possibilidade

O Prouni, criado pelo Ministério da Educação (MEC), concede ao estudante bolsas de estudo parciais ou integrais, dependendo da faixa de renda do candidato, até o final do curso. O interessante é que o beneficiado não precisa concluir o curso na mesma faculdade. Ou seja, é possível transferir bolsa Prouni para outra faculdade sem perder o benefício, ou para outro curso na mesma área, por exemplo.

No entanto, há alguns detalhes que devem ser atendados pelo estudante. O principal deles é que, apesar de ser um programa regulado pelo MEC, a transferência do Prouni para outra faculdade é um procedimento feito entre as duas instituições de ensino, sem intermediação do órgão federal.

Portanto, confira abaixo quando é possível fazer a transferência da bolsa Prouni para outra faculdade:

  1. Quando a instituição de origem e a de destino do estudante estiveram de acordo com a transferência;
  2. É preciso também que a instituição de destino, ao qual o estudante gostaria de fazer a transferência, seja credenciada pelo MEC como participante do Prouni.
  3. Por fim, é preciso haver vaga no curso pretendido pelo estudante para que seja realizada a transferência.

Vencidas essas condições, a faculdade de destino faz a emissão do Termo de Transferência do Usufruto da Bolsa do Prouni. Esse documento atesta que o estudante tem direito de terminar o curso com a bolsa do Prouni em outra faculdade. Como adiantamos, esses procedimentos são acordados pelas duas instituições de ensino superior envolvidas, realizado pela internet no SisProuni.

Assim, é importante que o estudante interessado corra atrás para se certificar de todas as possibilidades.

Leia também: Como funciona o Prouni e como utilizar a nota do Enem para conseguir uma vaga?

Quando pode ser solicitada a transferência?

Após cumprir os requisitos, é possível pedir a transferência da bolsa em qualquer momento, de acordo com o interesse do estudante. Mas em algumas situações o estudante pode ser forçado a solicitar essa transferência. Por isso, é importante ficar atento aos casos abaixo:

  1. Cancelamento do curso atual por razões de fusão da instituição de ensino com outra;
  2. Se a faculdade atual fechar;
  3. Quando o aluno precisa mudar para outra unidade da faculdade.
  4. Quando houver mudança de endereço do estudante que for servidor público federal civil ou militar, ou dependente.

É preciso destacar que o procedimento de transferência da bolsa Prouni para outra faculdade é gratuito. Ou seja, qualquer cobrança de taxa pelas instituições de origem ou destino para emissão de documentos, por exemplo, são proibidas.

Todos os anos, o MEC publica uma lista de instituições credenciadas e cursos que oferecem bolsas do Prouni. Essa divulgação ocorre sempre no período de inscrições do Prouni. Portanto, fique atento para saber qual faculdade está apta para fazer a transferência da bolsa. Se você não quer esperar o período de inscrições, pode obter a informação também na secretaria das instituições.

Leia também: Como se inscrever para o Prouni: confira 5 passos simples

Impedimentos para a transferência do Prouni

Apesar de ser um procedimento aparentemente simples, a transferir bolsa Prouni para outra faculdade tem alguns impedimentos. Por exemplo, não é possível transferir uma bolsa integral em determinada instituição para uma parcial em outra faculdade. O contrário também não é permitido. Ou seja, é preciso que a vaga pretendida na faculdade de destino seja da mesma modalidade do Prouni que você possui atualmente.

É preciso ficar atento também ao tempo máximo para concluir o curso, paralelo ao de limite de concessão da bolsa. Se você conseguiu uma bolsa do Prouni em um curso cuja conclusão ocorre em quatro anos, o curso pretendido de destino deve ter a mesma duração.

Outro impedimento é quem conseguiu a bolsa do Prouni por meio de alguma decisão judicial. Nesse caso, também não é possível a transferência.

É possível também que você queira fazer a transferência de curso para uma instituição pública. Desse modo, fique atento aos editais de transferência externa de cada instituição ou faça o vestibular convencional para conseguir uma vaga, ou ainda pelo Sisu. Se você obter sucesso, diga adeus à bolsa Prouni. Até porque é uma universidade pública e você não pagará mensalidades! Por essa razão, não esqueça de cancelar a sua bolsa Prouni.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Presencial, EAD e Flex: dicas para escolher a melhor modalidade de curso para você

Que tal transferir sua bolsa para um curso da Estácio?

A Estácio é uma das instituições de ensino superior credenciadas no Ministério da Educação (MEC) para receber estudantes com bolsas do Prouni. Então, caso você esteja insatisfeito com o seu curso atual, que tal conferir as oportunidades que a Estácio tem para você? Para você ter uma ideia, a Estácio é uma das universidades com melhor infraestrutura do país.

Aproveite para conhecer os cursos oferecidos pela Estácio nas modalidades presencial, EAD, semipresencial ou Flex.

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui