O caminho para se tornar professor é diverso, não existe apenas uma maneira. Mesmo assim, a Formação Pedagógica é uma das formas mais interessantes, isso porque ela habilita profissionais já graduados para darem aulas no Ensino Básico, de escolas privadas e públicas.

Essa opção não é tão conhecida, mas deveria. Atualmente, existe uma demanda grande para profissionais do ensino. No Brasil, há 2,5 milhões de profissionais, um número que muitas vezes não supre a necessidade no país.

Com isso, pensar numa carreira voltada ao ensino não é nenhuma loucura. Para isso, é bom entender de fato como o curso de Formação Pedagógica funciona. É superior? Quem pode fazer? Qual a duração média? Essas e outras respostas nós damos a seguir. Acompanhe!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia também: Novo Enem 2024: confira o que já se sabe sobre a prova

O que é uma Formação Pedagógica?

A Formação Pedagógica é uma graduação de curta duração voltada para profissionais com diploma em algum curso bacharelado ou tecnológico. Essa formação habilita o profissional para atuar em escolas e instituições de ensino, seja no Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Além do mais, é possível arranjar trabalho no Ensino Profissionalizante, Educação Inclusiva e Educação a Distância. Outra opção é escolher trabalho ainda no campo pedagógico, mas na parte de gestão, como na coordenação e supervisão de equipes de professores e no desenvolvimento de projetos educativos, sociais e culturais.

A partir disso, ela ensina o universitário tudo sobre o universo didático e os processos que conhecemos em sala de aula. Durante a faculdade, você entra em contato com as diferentes didáticas, assim como estratégias pedagógicas e habilidades psicológicas.

Quem pode fazer Formação Pedagógica?

Como comentamos, o curso é voltado para graduados em modalidades não necessariamente ligadas ao ensino. Por isso, um formado em Engenharia pode fazer o novo curso em Matemática e atuar em sala de aula, ensinando tudo sobre a matéria.

Sim, é plenamente possível o profissional de uma área mais específica, como Jornalismo ou Engenheira Química, fazer a Formação Pedagógica num segmento relacionado, como Língua Portuguesa ou Química, respectivamente. Assim, cria-se um novo mundo de possibilidades para os profissionais.

Além do mais, é uma boa opção se você cursou um bacharelado e depois se interessou em dar aulas. Por exemplo, caso seja bacharel em Ciências Biológicas, pode fazer uma Formação Pedagógica na área e atuar como professor.

Qual a diferença para a Licenciatura?

Bom, se você não sabe, o curso superior em Licenciatura é aquele que prepara o universitário para ministrar aulas na Educação Básica. Via de regra, segue-se esse caminho para tornar-se professor, e é uma excelente opção.

Porém, o curso dura cerca de quatro anos e pode ter um preço mais salgado, se fizer em universidade privada. Com a Formação Pedagógica, você ainda será Licenciado, mas fará o curso por no máximo dois anos, dependendo da área escolhida.

Além do mais, o preço acaba sendo menor, especialmente se escolher a modalidade EAD. Com isso, se você não quer passar mais alguns anos na faculdade, o ideal é escolher a Formação Pedagógica.

Quais as opções de cursos?

Vamos focar em alguns cursos da Estácio. Isso porque essa universidade tem formações aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) e conta com infraestrutura pronta para receber alunos de várias localidades.

Ao escolher os cursos da Estácio, você pode optar pela modalidade a distância e continuar estudando para ter mais possibilidades de emprego. Mas, vamos ao que interessa. Veja a seguir as opções da Estácio:

História

Essa alternativa dá as bases sobre a matéria de História. Com ela, o profissional pode atuar em todo o Ensino Básico, resgatando a história da Humanidade em sala de aula. A graduação dura 1 ano e meio e conta com temáticas como Metodologia, Teoria da História e História demográfica.

Letras – Língua Portuguesa

Como o nome já explica, nesse curso o aluno terá as bases para atuar como professor de Língua Portuguesa. Com duração mínima de 1 ano e meio, a graduação se aprofunda em temas como história da língua, da linguística e da literatura, assim como psicologia da educação e produção textual.

Matemática

Assim como os outros, o curso de Matemática dura 1 ano e meio e prepara os alunos para ensinar temas ligados à matemática, como geometria, álgebra e trigonometria. No final da graduação, você estará apto atuar no sistema de ensino, seja no público ou privado.

Pedagogia

Por fim, a Pedagogia vai mostrar como funciona a educação e a escola, especialmente dentro da Educação Básica. É o curso mais geral entre as Formações Pedagógicas e pode ser feito por diplomados em vários outros cursos.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Saiba mais: Design Gráfico Estácio: saiba tudo sobre o curso e o mercado

Quer ser professor? Que tal essa opção?

É interessante ver como a Licenciatura não é o único caminho para se tornar professor. Agora, existe mais um opção para quem quer atuar em sala de aula.

Se gostou do nosso texto, continue lendo as produções do nosso blog, onde tem muita informação sobre educação e os cursos da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui