Bacharelado ou licenciatura? Esta é uma das muitas perguntas que quem está no momento de escolher o seu futuro profissional faz. É muito importante, na hora de escolher o seu curso, conhecer as diferenças entre estas duas modalidades, assim como saber identificar as suas vantagens.

Quer entender melhor sobre as diferenças entre um curso de bacharelado e de licenciatura? Continue lendo este texto e fique por dentro das oportunidades profissionais que te esperam dentro de cada modalidade. Boa leitura!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Saiba mais: Licenciatura e Bacharelado em Educação Física: qual a diferença?

Bacharelado ou licenciatura: quais as diferenças?

Os cursos de bacharelado no ensino superior podem ser considerados mais generalistas. Já que permitem ao futuro profissional explorar a sua especialidade em oportunidades diversas no mercado de trabalho. Caso você opte por um curso de bacharelado, após 4 anos ou mais de estudo será um bacharel. 

Existem muitos cursos de bacharelado disponíveis, veja alguns exemplos: 

Os cursos de licenciatura têm um objetivo específico, que não se encontra nos cursos de bacharelado: o de formar educadores e professores. Nestes cursos, além dos conteúdos específicos da área, você e seus colegas vão estudar disciplinas associadas à educação, como por exemplo didática, psicologia da educação, organização escolar e outras. 

Estes cursos duram aproximadamente o mesmo tempo que um curso de bacharelado. E você pode escolher entre diversas graduações disponíveis, entre elas: 

Qual modalidade de curso escolher: bacharelado ou licenciatura?

Esta é uma pergunta que só pode ser respondida por você, de acordo com o seu perfil. Mas vamos te ajudar a refletir sobre o assunto, mostrando quais são as características que um bacharel ou licenciado deve ter. E também quais os desafios profissionais te esperam na hora de trabalhar.

O perfil profissional do futuro bacharel

O perfil profissional de quem opta por um curso desta modalidade costuma variar bastante, já que há tantas possibilidades profissionais diferentes. Um jornalista tem habilidades muito diferentes de um fisioterapeuta, por exemplo.

O profissional bacharel, após concluir o seu curso, terá uma base teórica sólida específica para a área de atuação escolhida. Durante as disciplinas e sua rotina de estudos será preparado para o cotidiano do mercado de trabalho.

Cursos dessa modalidade são bons para pessoas que tem um perfil mais prático, ou seja, que gostam de colocar a mão na massa. Por isso é uma boa escolha para futuros profissionais que desejam atuar na indústria, comércio e atendimento ao público.

O perfil profissional do futuro licenciado

Durante os seus anos de estudo, você era aquele que sempre ajudava os seus colegas a entender melhor a matéria? Então é possível que você tenha afinidade e facilidade para ensinar outras pessoas. Mas apenas isso não te torna professor, é preciso antes fazer um curso de licenciatura.

O futuro licenciado, além de ter gosto pela área específica escolhida para estudar (biológicas, exatas ou humanas), precisa ser comunicativo e paciente. E ter a facilidade de traduzir ideias e pensamentos em explicações para seus alunos. O professor vai facilitar o aprendizado e a construção de conhecimentos próprios em seus alunos.

Para isso, irá estudar as disciplinas específicas da área. E desenvolver suas habilidades comunicativas e pedagógicas. Com a modernização das salas de aula e avanço da tecnologia, aprenderá sobre recursos tecnológicos no ensino.

Leia também: Licenciatura ou bacharelado: qual modalidade escolher?

Só licenciados podem dar aulas?

Esta é uma pergunta comum entre os futuros profissionais na hora de escolher entre um curso de bacharelado ou licenciatura. Tudo depende de para qual público você deseja ensinar. 

Seu objetivo profissional é atuar no ensino infantil, fundamental ou médio? Então um curso de licenciatura é necessário. Professores de educação básica, de acordo com as leis brasileiras, devem ser licenciados na sua área. Ou seja, se este é seu sonho profissional, escolha a sua área de especialidade e matricule-se na modalidade licenciatura. 

Porém, se o seu desejo é atuar no ensino superior, a estratégia é outra. Você pode, durante a graduação, escolher um curso de licenciatura ou bacharelado. Mas antes de ser um professor universitário, deve estudar mais. Portanto, prepare-se para fazer um mestrado e doutorado na área em que deseja lecionar.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Oportunidades no mercado de trabalho

Escolheu a modalidade do seu curso? Seja a sua opção de bacharelado ou licenciatura, oportunidades profissionais não vão faltar.

Não existe uma escolha certa ou errada. As duas modalidades de curso são promissoras quando o assunto é o seu futuro. Mas é essencial que você faça a escolha de acordo com o seu objetivo.

Este conteúdo te ajudou? Compartilhe com seus amigos e colegas que ainda estão em dúvida sobre o seu futuro profissional. E para ficar por dentro de mais conteúdos sobre educação, carreira e desenvolvimento profissional, continue acompanhando o blog da Estácio de Sá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui