No início de março de 2022, o Ministério da Educação (MEC) anunciou as mudanças do Novo Enem 2024. A prova vai seguir as diretrizes do Novo Ensino Médio, que começou a ser implementado em 2022. Assim, os próximos candidatos devem estar atentos em como será o principal exame do Brasil.

Na prática, o Enem 2024 não terá apenas provas de múltipla escolha e redação. A ideia é oferecer aos alunos um exame multidisciplinar, com a possibilidade de até mesmo termos perguntas discursivas e com respostas abertas.

Por isso, é bem importante entender como vai funcionar o Novo Enem 2024 e qual a diferença para o modelo atual. Pensando nisso, desenvolvemos um guia mostrando cada detalhe da nova e antiga prova, para já preparar você que pretende fazer o exame em 2024. Vamos lá?

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Saiba mais: Estácio número de alunos: saiba quantos estudantes estão por aqui

Novo Ensino Médio

Como comentamos anteriormente, o Exame Nacional do Ensino Médio de 2024 vai seguir as diretrizes do Novo Ensino Médio. Antes de entrarmos na prova propriamente dita, é bom entendermos um pouco do funcionamento desse modelo.

A modalidade já chegou a diversas escolas do Brasil e promete mais liberdade para os alunos focarem em temáticas de seu interesse. O estudante ainda deve aprender o essencial de todas as matérias. Porém, depois de um período ele passa a estudar a partir do Itinerários Formativos.

O itinerário corresponde a 40% do currículo e vai abordar as temáticas preferidas pelo próprio aluno. Assim, ele escolhe as disciplinas que quer aprender, já pensando na futura graduação ou curso técnico. Além do mais, o Novo Ensino Médio aumentou a carga horária mínima de 2400 para 3000 horas.

Novo Enem 2024: entenda como vai funcionar

Considerando a mudança na grade do Ensino Médio, é necessário uma adequação por parte do exame, que reflete o aprendizado desse período. Por isso, a partir de 2024 o Enem vai mudar e se encaixar melhor com o novo estilo. Claro, ainda tem tempo para se adaptar, mas é bom já entender como as coisas vão ficar.

No geral, muito da prova se mantém. Segue múltipla escolha em sua maioria e vai abordar temas relevantes do Ensino Médio. Ainda assim, algumas alterações prometem deixar a cabeça dos candidatos um pouco confusas. Mas sem crise, vamos passar por cada alteração para entender bem.

Novidades da prova

A primeira mudança fica nos dois dias do Enem. No modelo de 2024, o primeiro dia será obrigatório para todos os estudantes e vai abordar questões interdisciplinares e de conhecimentos gerais. Aqui a ideia é medir a capacidade de raciocínio e argumentação. Com isso, o exame quer deixar de ser muito conteudista.

Já o segundo dia funcionará com base nos itinerários formativos, ou seja, nas matérias escolhidas pelos alunos durante o colégio. Assim, o estudante define entre um dos 4 blocos, correspondentes aos segmentos preferidos. Os blocos são:

  1. Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  2. Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  3. Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  4. Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Novo Enem 2024 terá questões discursivas?

O Enem poderá ter questões discursivas a partir de 2024. Aqui a ideia é cobrar na primeira etapa do exame algumas questões no modelo escrito mesmo. Com isso, além de se preparar para a redação, o aluno vai responder perguntas sobre temas diversos.

Apesar disso, não sabemos ainda o número de questões e como essa parte será corrigida. Afinal, a redação passa pelo crivo de professores e não de Inteligência Artificial (AI), como é o caso das múltipla escolha. Por isso, as discursivas ainda devem render boas discussões sobre seu tipo de correção.

Novo Enem 2024 X Enem atual: quais as diferenças?

Vamos começar pelas etapas da prova novamente. Hoje em dia, o primeiro dia do exame aborda as Linguagens e Ciências Humanas, com 45 questões, mais a redação. Já o segundo dia cobra itens de Matemática e Ciências da Natureza, somando mais 45 questões. Ah, vale lembrar que todos respondem às mesmas perguntas.

Sobre a redação, ela é a única parte discursiva da prova, diferentemente do próximo modelo. Ela segue o modelo dissertativo-argumentativo e aborda uma temática importante no mundo ou no Brasil naquele ano/momento.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Gestão Comercial presencial: veja detalhes sobre o curso

Preparado para o Enem?

Se você vai fazer a prova antes dessa mudança, fica tranquilo. Estude bastante e responda as questões com calma. Lembre-se que o Enem é um exame que mede muito da sua habilidade de leitura, então faça tudo com bastante calma.

Agora, se você está se programando para fazer em 2024, já tá sabendo das mudanças. No fim, o básico continua: muita dedicação e atenção na hora de fazer a prova. Seguindo esses passos, o sucesso é garantido.

Nosso texto respondeu suas perguntas? Continue lendo as produções do nosso blog e fique a par de questões importantes como educação, faculdade e mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui