A meteorologia está presente em nosso cotidiano, mas muitas vezes nem notamos o quanto pode ser realmente essencial. Quem tem interesse em iniciar o curso de Meteorologia provavelmente já fez uma breve pesquisa sobre a formação e como pode ser a profissão na prática.

Mas assim como em qualquer outro curso, existem uma série de informações importantes para se aprofundar antes de começar essa jornada.

O curso de meteorologia forma profissionais responsáveis por identificar causas de variações climáticas através de estudos, ele encontra uma vasta jornada em sua formação antes de começar a atuação. 

Então para entender melhor como funciona a formação, o mercado de trabalho e as principais características desse curso, confira a seguir os detalhes que preparamos.

Leia também: Aprenda a gerenciar o poder da natureza com a Estácio

Como é o curso de Meteorologia?

Também conhecido como Ciências Atmosféricas, o curso de Meteorologia dura quatro anos e capacita profissionais a identificar diversos fenômenos na atmosfera. 

Para estudar Meteorologia é preciso estar familiarizado com Ciências Exatas, já que nos primeiros anos esse é o grande foco das disciplinas. Além disso, a maior parte do curso é composta por matérias como Matemática e Física

Durante a formação, o aluno passa por importantes fases para se tornar um profissional qualificado. Atividades acadêmico-científico-culturais, estágio e atividades laboratoriais são algumas delas. Já deu para notar que o curso consiste em muita prática.

Após os primeiros anos com maior foco em ciências exatas, o curso passa a abordar disciplinas mais específicas como Meteorologia Básica, Agrometeorologia, entre outras.

Uma das habilidades que o profissional desenvolve no curso é conseguir estudar os fenômenos presentes na atmosfera para realizar previsões de acontecimentos importantes.

 Essa missão pode ser bem complexa e composta por muitos cálculos e equações. Mas com o auxílio de programas pode facilitar bastante o dia a dia do profissional e do estudante também.

É importante destacar que no Brasil são poucas instituições que oferecem o curso de Meteorologia, e por isso, além de pesquisar sobre o curso é importante estudar as opções de universidades.

Grade curricular do curso de Meteorologia

Podendo ser dividida em duas partes (disciplinas básicas e específicas), o curso de Meteorologia aborda disciplinas como:

  • Física;
  • Estatística;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Álgebra Linear;
  • Meteorologia Física;
  • Climatologia;
  • Instrumentação Meteorológica Básica;
  • Clima;
  • Meio Ambiente;
  • Computação;
  • Dinâmica de Fluidos Geofísicos;
  • Astronomia e Posição;
  • Física da Atmosfera;
  • Elementos de Cartografia e Astronomia;
  • Sensoriamento Remoto da Atmosfera e da Superfície;
  • Meteorologia Dinâmica;
  • Hidrometeorologia;
  • Meteorologia Tropical.

Mercado de trabalho do curso de Meteorologia

Provavelmente a primeira atuação que vem em sua mente quando se fala em Meteorologia é previsão do tempo, mas a profissão pode ser bem mais vasta e com muitas possibilidades de carreira em diversos outros segmentos. 

Por serem poucas as universidades que oferecem o curso de Meteorologia, não existem muitos profissionais formados na área. Neste sentido, o mercado de trabalho possui um excelente cenário para o profissional, já que existem mais vagas que profissionais habilitados.

Existe um leque de possibilidades para o profissional, sendo possível atuar com a criação e instalação de equipamentos meteorológicos, pesquisas de recursos naturais da atmosfera, além de poder atuar em órgãos públicos, no setor agrícola, e muito mais.

Áreas de atuação 

Para entender um pouco mais sobre o mercado de trabalho, confira algumas possibilidades de áreas de atuação: 

Agrometeorologia

Na área de Agrometeorologia o profissional auxilia empresas e produtores rurais no plantio e colheita ajudando a compreender qual a melhor época do ano para cada uma. 

Biometeorologia

O profissional da área de Biometeorologia estuda a relação da vida animal e vegetal com a atmosfera. Nesta área o objetivo é prevenir o cenário de alterações climáticas. 

Climatologia

Este profissional vai atuar determinando condições climáticas com base no estudo de imagens de satélites, para assim prever o tempo de uma determinada região.

Previsão do tempo

Esta é provavelmente a área mais conhecida da Meteorologia. O profissional  realiza a previsão do tempo de uma determinada região através de imagens e explicações, e por isso este profissional precisa saber se comunicar bem.

Meteorologia Ambiental

Nesta área o profissional formado no curso de Metrologia lida com questões ambientais. Ele desenvolve estudos a respeito de poluição ambiental e outros temas importantes que envolvem a natureza.

Rádio Meteorologia

Responsável por evitar interferências na captação e transmissão de ondas por meio do estudo das influências meteorológicas.

Instrumentação Meteorológica e Ambiental

Na atuação de Instrumentalização Meteorológica Ambiental o profissional é responsável por projetar, desenvolver e operar equipamentos usados no dia a dia da Meteorologia.

Hidrometeorologia

Nesta área o profissional de Meteorologia vai realizar estudos relacionados à água com intuito de prevenir enchentes.

Como encontrar uma boa instituição de ensino?

Um curso complexo com estudos tão aprofundados como este precisa de uma boa universidade para que o aluno se torne um profissional realmente qualificado.

E por este motivo é importante pesquisar bem a instituição de ensino que fará parte da formação do aluno. No Brasil existem apenas 13 instituições reconhecidas pelo MEC que concedem o curso de Meteorologia. 

Uma boa dica para decidir em qual instituição iniciar o curso, é realizar um estudo de infraestrutura, professores, atendimento e suporte concedido pelo local de ensino. 

Leia também: Profissões em alta: confira a lista de carreiras promissoras em 2022

Confira mais informações sobre cursos de graduação e pós seguindo o nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui