Assim como em qualquer área, o estágio em Direito é fundamental para que o estudante dessa graduação conheça melhor o mercado de trabalho, decida em qual carreira focar e aprenda a sua profissão na prática.

Ao invés de escolher a sua oportunidade de estágio em Direito apenas pelo valor da bolsa, tente encontrar vagas nas áreas pelas quais você mais se interessa. Ao fazer isso, você já terá experiência nessas áreas quando receber o diploma final do curso. Além disso, você começará a ser reconhecido pelas pessoas que trabalham no ramo. Se você está procurando uma oportunidade de estágio em Direito, confira algumas dicas e caminhos para ter sucesso na sua busca.

Sites úteis para quem está procurando por um estágio em Direito

Se você busca um estágio em Direito em órgão público, fique de olho nos editais dos tribunais regionais e federais, do Ministério Público e da Defensoria da sua cidade. Já se você deseja começar um estágio em um escritório de advocacia, distribua currículos nos locais que você mais admira e procure oportunidades na internet.

Confira alguns portais que reúnem vagas de estágio em Direito:

  • CIEE: site governamental que divulga vagas de estágio em todo o Brasil;
  • Vagas.com.br: concentra oportunidades de estágios, empregos e trainees;
  • Catho: um dos maiores portais brasileiros de classificados de empregos;
  • Super Estágios: agência que integra estudantes, empresas e instituições de ensino com foco na contratação de estagiários;
  • Nube: plataforma especializada na colocação de jovens no mercado de trabalho;
  • LinkedIn: rede social corporativa que oferece serviço de anúncio de vagas – inclusive de estágios em Direito;
  • Vagas Estácio: portal exclusivo para alunos da instituição de ensino superior que possibilita aos estudantes se candidatarem a oportunidades de estágios e emprego.

Abaixo, separamos algumas instituições com diferentes perfis que oferecem estágio em Direito. Leia sobre cada uma delas e descubra com qual você mais se identifica.

Onde você poderá fazer o seu estágio em Direito

A graduação de Direito abre uma ampla gama de opções de atuação para os profissionais que optam por essa carreira. Confira alguns dos locais onde você poderá fazer um estágio em Direito durante a sua faculdade:

1. Escritórios de advocacia

Se você sonha em ser advogado, será muito importante que, durante a sua graduação, você procure fazer um estágio em Direito em um escritório de advocacia. Só assim você conseguirá entender como é a rotina dessa profissão, suas obrigações, custos, logística, honorários, entre outros aspectos.

Nas bancas de advocacia, o estagiário normalmente fica responsável pelas publicações, por solicitar diligências e requerer custas. Outras atribuições comuns são assinar cargas de autos em cartório, assinar alguns tipos de petição, retirar e devolver autos.

2. Defensoria Pública

Evinis Talon, advogado criminalista e escritor, argumenta em um artigo publicado em seu blog que o estágio na Defensoria Pública é o melhor tipo de estágio oferecido pelos órgãos públicos porque permite uma proximidade maior do estudante de Direito com o grande público.

“Aprende-se na Defensoria Pública que nem tudo se resolve apenas na letra fria da lei e nos tormentosos processos”, explica. De acordo com Talon, a experiência do estágio em Direito na Defensoria Pública amplia os conhecimentos práticos e a noção de humanidade do acadêmico. Como há um grande volume de trabalho, a Defensoria Pública costuma ter necessidade de contratar estagiários.

Se o estagiário atuar em uma Defensoria Pública sem especialização, conhecerá um pouco de cada área. Porém, ele também pode escolher estagiar em uma Defensoria especializada, onde poderá se aprofundar um determinado tema, como Direito Cível, Infância e Juventude ou Criminal.

3. Ministério Público

O Ministério Público é o responsável pela manutenção da ordem jurídica no Estado e por fiscalizar o poder público em diversas esferas. Por ser um órgão fiscalizador, ele não faz parte de nenhum dos três poderes, tendo autonomia para exercer suas funções.

Quem faz estágio em Direito no Ministério Público ajuda a analisar inquéritos policiais e civis e a elaborar peças de denúncias criminais ou ações civis públicas. O estagiário atua diretamente com os promotores e os procuradores.

4. Gabinetes de juízes

O estágio em Direito em gabinetes de juízes costuma exigir a carga horária mínima de quatro horas por dia. Por isso, essa é uma boa opção para os estudantes que estão cursando muitas disciplinas na faculdade e precisam de mais tempo para estudar.

Nos gabinetes dos juízes, os estagiários costumam atuar na produção de minutas de despachos e sentenças e auxiliando os magistrados em outras atividades.

Para aproveitar da melhor forma esse estágio em Direito, aproveite para ler os modelos de despacho, decisão interlocutória e sentença disponíveis. Quando houver citação a um dispositivo legal, como resoluções ou portarias, leia esses documentos na íntegra. Assim, você conseguirá entender as razões que fazem com que aquele material esteja sendo citado em um determinado despacho ou sentença.

Se você ainda está em busca de dicas sobre estágios, processos seletivos e mercado de trabalho, acompanhe o nosso blog e confira as principais novidades sobre esses temas. E caso você já tenha sido contratado para um estágio em Direito, temos conteúdos que irão ajudá-lo a conciliar o trabalho e os estudos sem que você perca produtividade no caminho. Esperamos a sua leitura nos próximos posts. Até mais!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui