Enem Digital como funciona e quem pode escolher essa modalidade nos próximos anos?

Bom, o Enem Digital foi uma das novidades do Ministério da Educação (MEC) em 2020. Ainda em formato básico e inicial, a proposta teve sua primeira aplicação na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, realizada em datas atípicas no mês de janeiro de 2021 por conta da pandemia de Covid-19.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova digital do Enem foi pensada para informatizar os processos e, com isso, garantir menos chances de fraudes ou erros nas correções.

Além disso, com as avaliações realizadas digitalmente, há como reduzir custos com papel, assim como mão de obra para a impressão. Outro benefício, segundo o Inep, seria deixar o Enem mais moderno, com conteúdos interativos e diferenciados das provas físicas.

O objetivo do MEC, a saber, é que até 2026 todos os participantes possam fazer o Enem Digital. Desse modo, o exame impresso seria extinguido.

Mas, afinal, como é esse tal de Enem Digital? É diferente da prova tradicional? Vale a mesma nota? Pode ser feita em casa? Bom, vamos destrinchar todos esses detalhes neste artigo, acompanhe!

Leia mais – Como estudar para o Enem pela internet? Entenda já!

O que é Enem Digital

O Enem Digital, como o nome indica, consiste em uma versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio. Desde a sua criação, vale dizer, em 1998, é aplicado no formato impresso.

Quando começou a facilitar o acesso de brasileiros ao ensino superior, em 2009, permaneceu na apresentação física, com os cadernos de questões, a folha de redação, assim como o gabarito para ser preenchido à mão. Até hoje esse é o modelo principal do Enem.

Entretanto, no ano de 2020 o Inep, responsável por organizar o exame, anunciou que começaria a testar uma edição digital. Neste caso, seriam disponibilizados computadores nos locais de prova para os candidatos que escolhessem essa modalidade.

Ou seja, o fato de ser digital não significa que é um exame para o candidato fazer remotamente, em qualquer lugar que desejar. Assim como a impressa, terá uma localidade previamente determinada para que o participante compareça e faça a prova.

Nesta primeira edição, os candidatos realizaram todas as questões de múltipla escolha pelos computadores e a redação ainda no formato impresso. Segundo o Inep, não houve tempo de preparar o sistema para receber as dissertações digitalmente, mas a expectativa é que nos próximos anos isso já seja possível.

Como funciona a prova digital?

Basicamente, o Enem Digital apresenta questões referentes aos quatro campos do conhecimento, assim como a prova impressa tradicional do exame. São eles:

  1. Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física;
  2. Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  3. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  4. Matemática e suas tecnologias.

Por enquanto, as questões referentes a estas quatro áreas do saber, as quais envolvem todas as disciplinas listadas acima, são apresentadas aos candidatos através dos computadores disponíveis nas salas de prova.

Ao todo, são 180 questões, divididas em dois dias de aplicação. Há horário certo para abrir os portões do local de prova, assim como há um tempo limite para realizá-la e fazer a entrega. Até a última edição, funcionou com o mesmo cronograma que a versão impressa.

Assim que o candidato adentra à sala de aplicação, deverá se dirigir para um dos computadores disponíveis. Quando o fiscal liberar para início da prova, será necessário incluir uma chave de acesso – ela estará na folha de rascunho oficial dada pelo fiscal a você.

A página irá carregar e você poderá conferir os seus dados pessoais. É essencial conferir todos eles antes de avançar para a avaliação.

Nessa modalidade de prova você também pode fazer pausas para ir ao banheiro. Há no computador como registrar que você está fora da mesa, mas o tempo continuará correndo.

Redação Enem Digital

Além das perguntas de múltipla-escolha, o Enem Digital também contempla uma redação, cujo gênero do texto é dissertativo-argumentativo.

Todavia, conforme explicado anteriormente, o MEC ainda não conseguiu sistematizar o preenchimento da folha da redação por meio do computador.

Desse modo, o Enem Digital de 2020 ainda contou com a redação escrita à mão. E para a próxima edição, a de 2021, o Inep não dá certeza de que o texto será feito no sistema.

Apesar disso, é importante dizer que a redação do Enem Digital segue os mesmos moldes do que a solicitada no Enem impresso. Propõe-se um tema geral e expõe-se exemplos em diferentes mídias: quadrinhos, poemas, notícias, textos de modo geral, para que o candidato se baseie para escrever seus próprios argumentos e defender a sua tese.

Leia mais – Redação do Enem: como praticar para uma redação nota mil

Como faz para participar?

Quem quiser ingressar no Enem Digital, deverá escolher essa modalidade no ato da inscrição para o exame. Ainda não há uma data prevista para se candidatar na edição deste ano.

Lembrando que só podem participar do Enem Digital aqueles que concluíram o Ensino Médio ou que estão finalizando o Ensino Médio. Portanto, os treineiros não estão aptos para realizar essa versão da prova.

Ademais, o Inep não autorizou que participantes que necessitem de atendimento especial no Enem façam o modelo digital. Porém, não se sabe se as diretrizes aplicadas no Enem 2020 permanecerão ativas na próxima edição.

A nota vale para ingressar na faculdade?

As notas obtidas no Enem Digital terão validade igual à versão impressa do exame. Ainda que esse modelo esteja em seu início e necessite de ajustes, já na edição de 2020 o Inep afirmou que os participantes poderiam aproveitar os resultados para obter uma vaga no ensino superior.

Porém, de acordo com algumas notícias logo após a divulgação das notas do Enem Digital, houve discrepância na correção das avaliações digitais e impressas. Ou seja, candidatos do modelo tradicional receberam notas diferentes dos que realizaram o digital.

Para se ter uma ideia, no Enem impresso, uma pessoa que acertou as 45 perguntas de ciências da natureza, por exemplo, recebeu 975 pontos referente a esse caderno de prova. Já quem acertou todas dessa mesma área no Enem Digital obtiveram nota inferior: 945 pontos.

Há um pedido circulando pela Câmara dos Deputados para que o MEC esclareça a diferenciação na hora de avaliar ambas as provas.

Até por que, esse tipo de conduta pode prejudicar os estudantes quando forem requisitar uma vaga em programas como o SiSU e o Prouni.

Entretanto, segundo informações do Inep, a nota serve para que estudantes conquistem bolsas em universidades particulares e também consigam uma vaga em instituições públicas. Lembrando que o Fies também permite o uso do Enem para conferir melhores condições de financiamento estudantil.

Como foi o Enem Digital 2020?

Mesmo diante das inúmeras dúvidas sobre o que é Enem Digital, 93 milhões de brasileiros se inscreveram para esse tipo da prova, aplicada em janeiro de 2021.

Vale lembrar que a data foi postergada por conta da pandemia. O MEC criou uma pesquisa com os candidatos já inscritos para determinar novos dias para a aplicação tanto do Enem impresso quanto do Enem digital.

Do mês de outubro, então, a agenda mudou para janeiro e fevereiro de 2021. A partir dessa mudança, pode-se entender melhor como seria a realização de uma prova tão importante em meio a um momento tenso e ainda com taxas altas de contaminação.

Pode-se também dar tempo para que os participantes entendessem melhor como funciona o Enem Digital.

Leia mais – Faculdades que aceitam Prouni: como encontrar uma por perto?

Tirou suas dúvidas sobre o Enem Digital e como ele fundiona?

Esperamos que este artigo tenha esclarecido informações pertinentes ao Enem Digital, como funciona e demais detalhes do novo modelo do exame. Qualquer dúvida ou opinião, pode deixar um comentário abaixo que tentaremos lhe ajudar.

Continue acompanhando o blog da Estácio para ficar por dentro de posts sobre ensino superior!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui