Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
A lista de espera do ProUni é uma segunda chance de conseguir uma bolsa de estudos em universidades particulares para estudantes que não foram convocados na chamada regular do programa.
Esse é um recurso muito comum já que o processo seletivo do ProUni é bastante concorrido, o que pode fazer com que muitos candidatos não sejam selecionados nas chamadas regulares.
Se esse foi o seu caso, fique atento. A lista de espera do ProUni roda muito e ainda existem boas chances de você ser selecionado para uma bolsa de estudos. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber para garantir a sua vaga.
Como funciona a lista de espera do ProUni?
A lista de espera do ProUni é utilizada pelas universidades que participam do programa para preencher as vagas que não foram ocupadas na chamada regular. Podem participar quaisquer estudantes que não tenham sido selecionados na 1ª ou na 2ª chamada.
Ao contrário do que acontece no Fies, o candidato que não for selecionado na chamada regular não é inscrito automaticamente na lista de espera. É preciso acessar o site do ProUni e manifestar o interesse nas vagas remanescentes.
Outro diferencial da lista de espera do ProUni é que o candidato não escolhe o curso que vai concorrer. Depois de finalizar a inscrição, ele é automaticamente inscrito para as vagas remanescentes da sua primeira opção de curso.
Além disso, o ProUni tem uma lista de espera única. Ou seja, após as chamadas regulares, não existe mais distinção entre vagas de cota e ampla concorrência. Todos os candidatos são classificados de acordo com sua nota do Enem.
Como concorrer à lista de espera da 2ª opção de curso no ProUni?
O candidato na lista de espera do ProUni só poderá concorrer a uma bolsa de estudos para sua 2ª opção de curso caso tenha sido selecionado para a 1ª opção, mas não tenha conseguido finalizar a inscrição por falta de formação de turma.
Caso contrário, o estudante é automaticamente direcionado para vagas remanescentes na sua 1ª opção. Se a sua inscrição não for finalizada, ele perde o direito a concorrer a outras vagas na mesma edição do programa.
Quem pode participar da lista de espera do ProUni?
Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio em escola pública ou particular, com ou sem bolsa de estudo, pode participar da lista de espera ProUni. Para ser selecionado, o candidato precisa apenas atender a alguns pré-requisitos, como:
- Ter participado do Enem 2021 ou 2022;
- Ter média geral na prova acima de 450 pontos;
- Não ter zerado a redação;
- Ter realizado a inscrição na lista de espera dentro do prazo determinado;
- Não ter sido pré-selecionado nem na primeira nem na segunda chamada do ProUni.
Além disso, existem requisitos de renda para concorrer às bolsas de estudo integrais e parciais:
- Bolsas integrais: renda bruta familiar inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa;
- Bolsas parciais (50%): ter renda bruta familiar inferior a três salários-mínimos por pessoa.
Veja também: Como fazer a inscrição para o Fies?
“Você não está apto a participar da lista de espera Prouni”. O que isso significa?
O principal motivo para o candidato não estar apto a participar da lista de espera do ProUni é porque não restaram vagas remanescentes nas duas opções de curso escolhidas no momento da inscrição.
Isso acontece se todas as vagas ofertadas pela universidade tiverem sido preenchidas nas chamadas regulares. Nesse caso, como não restam vagas, não existe lista de espera.
Além disso, outras possibilidades para o candidato receber essa mensagem é não haver formação de turma para os cursos selecionados ou caso ele já tenha sido selecionado na chamada regular e não tenha finalizado a inscrição.
Quando sai o resultado final da lista de espera do ProUni 2023?
Quem não for selecionado na 1ª ou na 2ª chamada regular do ProUni deve manifestar o interesse na lista de espera nos dias 5 e 6 de abril. O resultado final será divulgado no dia 10 de abril no site do ProUni.
Os candidatos selecionados têm o período de 10 a 19 de abril para enviar a comprovação de informações da lista de espera e garantir a bolsa de estudos. Cada instituição de ensino pode definir se esse envio deve ser presencial ou pela internet.
Veja também: Quando e como consultar o resultado do Fies?
Como saber se fui selecionado na lista de espera do ProUni?
Para saber se você foi aprovado na lista de espera do ProUni 2023, basta acessar o portal do programa neste link ou verificar o site da instituição de ensino em que se inscreveu.
Caso tenha sido aprovado, o candidato será classificado como “pré-selecionado”. Isso significa que sua nota foi suficiente para a vaga escolhida, mas ainda é preciso comprovar informações pessoais para realmente conseguir a bolsa de estudos.
Geralmente, a universidade entra em contato com os candidatos selecionados por meio do telefone ou e-mail informados no momento da inscrição. Mas isso não é obrigatório. Portanto, fique atento ao site durante todo o período de resultado da lista de espera do ProUni 2023.
Quais as chances de passar na lista de espera ProUni?
As chances de passar na lista de espera do ProUni variam de acordo com a quantidade de vagas remanescentes, o número de candidatos que se inscreveram na lista de espera e a nota do candidato no Enem.
Quanto mais vagas disponíveis e menos candidatos inscritos, maiores são as chances de ser selecionado. Além disso, quanto maior a nota do estudante, mais alta será a sua classificação na lista de espera.
Veja também: Qual a diferença entre ProUni, Sisu e Fies?
Calendário ProUni 2023
Período de inscrição | 28 de fevereiro a 3 de março |
Resultado da 1ª chamada | 7 de março |
Comprovação de informações da 1ª chamada | 7 a 16 de março |
Resultado da 2ª chamada | 21 de março |
Comprovação de informações da 2ª chamada | 21 a 30 de março |
Inscrição na lista de espera | 5 e 6 de abril |
Divulgação da lista de espera | 10 de abril |
Comprovação de informações da lista de espera | 10 a 19 de abril |
Não fui selecionado na lista de espera do ProUni. E agora?
O processo seletivo para bolsas do ProUni acontece duas vezes por ano. Por isso, caso o candidato não tenha sido selecionado nas chamadas do primeiro semestre, ele ainda pode tentar uma vaga nas chamadas do segundo semestre no ProUni 2023/2.
Mas, mesmo aqueles que não conseguirem a vaga pelo ProUni, ainda podem realizar o sonho da graduação com bolsas de estudo de até 70% no processo seletivo da Estácio.
Clique no banner e comece a construir o seu futuro profissional hoje!
Dúvidas Frequentes:
Quando sai a lista de espera do ProUni 2023?
O resultado final dos candidatos aprovados na lista de espera do ProUni será divulgado no dia 10 de abril no site do ProUni. Saiba como acessar.
Como saber se está na lista de espera do ProUni?
Para participar da lista de espera do ProUni é preciso se inscrever após o resultado da 2ª chamada. Em 2023, o período de inscrições acontece nos dias 5 e 6 de abril pelo portal oficial do programa.
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!