Pedagogia: mercado de trabalho, formação e oportunidades

O campo de atuação para quem se forma em Pedagogia é gigante. Muitos ainda relacionam o pedagogo ao professor do ensino infantil e fundamental, que lida com crianças no dia a dia. Essa é uma opção, mas existem várias outras — esse profissional pode atuar na educação de jovens e adultos, planejar atividades em ONGs, trabalhar em instituições de ensino ou em empresas de qualquer ramo que ofereçam cursos a distância, entre outras possibilidades. Mesmo na educação básica, ele pode desempenhar outros papéis, como de coordenador pedagógico ou gestor, por exemplo.

Durante a faculdade, o perfil de disciplinas é variado. Algumas delas se relacionam diretamente ao que será ensinado em sala de aula, como Ciências, Língua Portuguesa e Matemática. Outras, desenvolvem no acadêmico habilidades que ele precisa ter para ser um bom pedagogo, como é o caso da Didática e da Avaliação de Aprendizagem. Existem ainda aquelas que dão um embasamento teórico sobre a Educação, como as disciplinas de Filosofia e Sociologia.

Confira se Pedagogia é o curso certo para você

Abaixo, separamos informações sobre o mercado de trabalho, grade curricular e especializações, que podem ser interessantes para quem conclui o curso de Pedagogia. Saiba mais!

1. Mercado de trabalho

Dificilmente alguém formado em Pedagogia ficará desempregado. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais de 90% dos pedagogos brasileiros estão empregados.

O Brasil conta com diversas oportunidades na área, sendo as principais delas concentradas em:

  • Escolas públicas e particulares: nessas instituições o pedagogo pode atuar como professor de turmas do ensino fundamental e infantil, gestor da escola, coordenador pedagógico, auxiliar de educação, entre outras funções;
  • Organizações não governamentais (ONGs): nas ONGs, os pedagogos desenvolvem os projetos pedagógicos e oferecem atividades para crianças e jovens no contraturno escolar;
  • Editoras de livros didáticos: faz pesquisas e trabalha diretamente na produção de livros e outros materiais que serão utilizados em sala de aula;
  • Educação especial: normalmente para atuar nessa área é preciso ter especialização. O trabalho consiste na educação de crianças e jovens com deficiência;
  • Educação de jovens e adultos (EJA): trabalha com a formação de jovens e adultos que não conseguiram terminar os estudos da educação básica no tempo regular;
  • Educação a distância: os pedagogos podem atuar tanto em universidades que oferecem cursos de educação a distância, contribuindo com a didática dos conteúdos, quanto em instituições de qualquer segmento que ofertem cursos livres na modalidade EaD;
  • Pedagogia hospitalar: o pedagogo pode trabalhar com a educação de crianças e adolescentes hospitalizados, respeitando as limitações de cada indivíduo de acordo com a sua condição de saúde. Ele também promove ações para ocupar esses pacientes e tornar a internação menos traumática;
  • Pedagogia empresarial: outra possibilidade de atuação é na área de gestão de pessoas de empresas, sendo responsável pelo treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. As técnicas pedagógicas são valiosas para fazer com que os funcionários se sintam integrados às suas equipes e para identificar quais conhecimentos cada um precisa aprimorar para desempenhar sua função.

De acordo com o Guia de Profissões e Salários do portal de empregos Catho, o salário médio de um graduado em Pedagogia é de R$ 1,7 mil. As maiores remunerações estão nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

2. Perfil necessário

O trabalho do pedagogo raramente será sozinho, em frente a um computador. Por isso, é fundamental que ele goste de interagir com pessoas. Como a maioria desses profissionais irá atuar em sala de aula, é necessário que eles tenham aptidão em ensinar e, mais do que isso, não tenham preguiça de aprender, já que precisam estar sempre atualizados.

Outro fator fundamental é conseguir se comunicar bem, porque será preciso transmitir as informações de forma clara e entender o que o outro está tentando dizer. Mais um ponto importante é saber improvisar e adaptar seu planejamento de acordo com as circunstâncias, respeitando o tempo e a forma de aprendizagem de cada indivíduo.

3. Formação

O curso de Pedagogia tem duração de quatro anos e pode ser feito tanto na modalidade presencial quanto a distância. A grade curricular dessa graduação na Estácio, maior instituição de ensino privada do País, é composta por disciplinas como:

– Didática

A Didática é o campo de estudo que discute os processos de ensino. Assim, volta-se às relações que existem entre o ato de ensinar e o de aprender. Nessa disciplina, o aluno de Pedagogia irá aprender a criar condições que facilitem a construção do conhecimento.

– Avaliação de Aprendizagem

Em Avaliação da Aprendizagem estuda-se a avaliação como um dos instrumentos fundamentais para planejamento e acompanhamento das ações educacionais. São abordadas as diversas modalidades de avaliação e como elas são aplicadas na prática.

– Filosofia da Linguagem

Essa disciplina traz uma introdução aos problemas e principais conceitos das teorias filosóficas acerca da linguagem. É um ramo da filosofia que estuda os fenômenos linguísticos.

– Sociologia da Educação

A Sociologia da Educação é a disciplina que se preocupa com os processos sociais que envolvem o ensino e a aprendizagem. Ela também abrange aspectos organizacionais e institucionais que estejam relacionados ao desenvolvimento da educação. Em termos gerais, estuda a escola e suas relações.

– Corpo e Movimento

A partir dessa disciplina o pedagogo consegue auxiliar as crianças a conhecer as funções de seu corpo e a expressar sentimentos e experiências por meio dos movimentos.

– Planejamento Educacional

Essa é uma introdução ao estudo do planejamento na Pedagogia. O objetivo da disciplina é mostrar a importância do planejamento educacional na política nacional de desenvolvimento, além de analisar os problemas e as políticas do sistema educacional do País.

– Gestão Escolar

A Gestão Escolar estuda métodos de garantir o avanço do processo socioeducacional das instituições de ensino, para que elas consigam promover o aprendizado dos estudantes. A disciplina traz questões do dia a dia das escolas, estimulando a orientação a resultados e a motivação das equipes. Ela é dividida em seis pilares: gestão pedagógica, gestão administrativa, gestão financeira, gestão de recursos humanos, gestão da comunicação e gestão de tempo e eficiência dos processos.

– Psicologia da Educação

A Psicologia da Educação é um ramo da Psicologia que estuda os mecanismos de aprendizagem, a eficiência das estratégias educacionais e o funcionamento da escola enquanto organização. Um de seus principais objetivos é entender como os princípios psicológicos se relacionam à educação e ao processo de ensino-aprendizagem.

4. Outras disciplinas

A graduação em Pedagogia ainda aborda os seguintes temas:

  • Cultura, Diversidade e Educação;
  • Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação;
  • Língua Portuguesa;
  • Educação Especial na Perspectiva Inclusiva;
  • Educação, Tecnologias e Novas Mídias;
  • Filosofia da Educação Brasileira;
  • Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos;
  • Educação Infantil: Fundamentos, Metodologia e Prática;
  • História da Educação no Brasil;
  • Prática e Pesquisa em Educação Regional;
  • Currículo: Teoria e Prática;
  • Orientação Profissional: Atuação Pedagógica;
  • Gestão de Pessoas e Dinâmicas Interativas.

A faculdade de Pedagogia exige também que os alunos realizem estágios em vários momentos do curso. Na Estácio, por exemplo, é indicado que se faça o estágio de docência na educação básica durante o sexto período, em processos educacionais no sétimo e em organizações não escolares na oitava e última fase. Isso é fundamental para que os estudantes conheçam na prática a profissão. Assim, além de já sair da graduação com mais vivência para o mercado de trabalho, eles também podem escolher a área com a qual mais se identificaram.

5. Especializações

Não são poucas as especializações que existem na área da Pedagogia. Apenas considerando as pós-graduações disponíveis na Estácio, há opções como:

  • Alfabetização e Letramento, que prepara o profissional para ensinar a língua escrita, falada e contextualizada para as mais diversas faixas etárias;
  • Dificuldades de Aprendizagem: Como Detectar e Como Atuar, que observa as causas que levam alunos a terem dificuldades e não conseguirem aprender determinados assuntos, como matemática, leitura e escrita;
  • Docência da Educação Ambiental para a Cidadania e Sustentabilidade, para quem pretende atuar com projetos e ações de educação ambiental;
  • Docência e Gestão na Educação a Distância, com o objetivo geral de ensinar a respeito da estrutura, dinâmica e recursos multimídia aplicáveis na educação a distância;
  • Educação Cognitiva e Valores Éticos, para atuar profissionalmente como educador, bem como para constituir e desenvolver critérios e parâmetros para conduzir as relações do ensinar e do aprender;
  • Educação de Pessoas Jovens e Adultas, direcionado à capacitação de quem já trabalha ou deseja atuar com a educação desse público, que conta com uma variada e rica experiência sociocultural;
  • Educação Infantil, para aprimorar os conhecimentos de quem pretende trabalhar com crianças de zero a cinco anos;
  • Neuroeducação, que treina o pedagogo para conseguir identificar quando uma criança precisa de cuidados médicos ou de outros profissionais da saúde;
  • Psicopedagogia Clínica e Institucional, une conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia para facilitar o processo de aprendizagem.

Você se identificou com a graduação em Pedagogia? Caso as disciplinas e áreas de atuação do curso não tenham deixado você animado, mas você gostaria de ser professor, não desista!

Existem vários outros cursos de licenciatura que podem torná-lo apto a dar aulas, como Geografia, Biologia, Letras e Matemática. E mesmo ao optar por um curso de bacharelado, você ainda pode investir na carreira acadêmica depois de formado, ao ingressar no mestrado. Assim, poderá lecionar ao ensino superior.

Em nosso blog, temos conteúdos sobre diversas outras graduações. Também há posts com dicas de estudos, produtividade e novidades sobre o mercado de trabalho e processos seletivos. Esperamos a sua leitura! Até a próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *