Como é a faculdade de Ciências Contábeis?

Até pouco tempo atrás, muitas pessoas acreditavam que a profissão de contador iria acabar. Afinal, com tantas tecnologias disponíveis na palma das mãos, softwares que substituem planilhas e calculadoras dos mais diversos tipos, por que seria necessário um profissional de ciências contábeis?

Acontece que, ao invés de ser extinta, a profissão se adaptou a essa nova realidade. Assim, os contadores não tomaram a tecnologia como inimiga e sim passaram a adotar os novos recursos como aliados no fornecimento de informações mais eficientes e seguras para os seus clientes. Foi dessa maneira que a contabilidade deixou de ser uma carreira apenas burocrática e hoje é essencial na gestão dos mais diferentes negócios. Ficou interessado por essa área? Então confira, a seguir, o que se aprende na faculdade de Ciências Contábeis.

O que as disciplinas do curso de Ciências Contábeis podem me ensinar?

Conforme a tecnologia se disseminou na sociedade, ela foi modificando diversas profissões e atividades. Isso também aconteceu com os contadores. Mas de que maneira? As atividades mais técnicas do profissional da área, como cálculos, coleta e análise de dados, provavelmente serão 100% automatizadas com o tempo.

Porém, a formação em Ciências Contábeis prepara o profissional para ter um papel estratégico e consultivo nas organizações. Dessa forma, ele atua com foco em análises mais apuradas com a ajuda das ferramentas tecnológicas. Ainda que a inteligência artificial esteja em evolução, vai demorar para as máquinas alcançarem juízos de valor e conseguirem encontrar a melhor solução ao considerar questões sociais, culturais e governamentais, por exemplo.

Achou essa área interessante e promissora? Você acha que tem perfil para atuar como contador? Então veja mais sobre a faculdade de Ciências Contábeis. Acredite, ao fazer essa graduação, você aprenderá muito mais do que apenas fazer contas!

Conheça alguns dos tópicos que são abordados como disciplinas nesse curso na Estácio:

1. Análise de custos

A análise de custos é fundamental para entender os gastos produtivos e a rentabilidade de uma organização. É com base nessa análise que poderão ser definidos cortes ou investimentos em uma determinada área da empresa ou da entidade, por exemplo.

Para fazer a análise de custos de forma eficiente é preciso executar uma boa análise de dados, conseguir identificar falhas nos cálculos, saber quais os custos tangíveis e intangíveis e calcular o custo-benefício de todos os processos. Ao fazer isso, o profissional da área conseguirá entender quando um projeto traz mais ganhos ou custos à organização.

2. Matemática financeira

A matemática financeira é aplicada, na área das ciências contábeis, para que possam ser analisadas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo de forma a resolver problemas de fluxo de caixa. Nessa disciplina são ensinados conceitos e operações envolvendo capital, juros, taxa de juros, desconto e montante, entre outros.

3. Contabilidade gerencial

Como o próprio nome dessa matéria sugere, a contabilidade gerencial é aplicada na gestão de empresas. Os contadores desse ramo fornecem informações financeiras para tomadas de decisões dos gestores das organizações.

É a partir dessas informações que o gestor saberá, por exemplo, o retorno dos investimentos que foram realizados, quais atividades exigem mais gastos e quais trazem uma lucratividade maior.

4. Contabilidade social

A contabilidade social, por sua vez, é utilizada para registrar e medir grandezas e variáveis definidas pelas ciências econômicas. Com essa técnica, essencialmente, é possível fornecer dados para avaliar os efeitos das atividades das empresas na sociedade.

Essa modalidade da contabilidade também é utilizada na macroeconomia, sendo o método utilizado para mensurar produção, renda, poupança, investimento e outros indicadores de um país ou de uma região específica.

5. Contabilidade tributária

Quem decide se especializar em contabilidade tributária trabalhará com foco em cuidar da administração dos tributos das empresas. A área, também chamada de contabilidade fiscal, engloba os procedimentos necessários para o pagamento dos tributos e a definição de como fazer a gestão deles.

Assim, o profissional focado em contabilidade tributária lidará, no seu dia a dia, com alguns tributos que incidem sobre as companhias, como os seguintes:

  • Tributos federais: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto sobre Importação (II) e Imposto sobre Produto Industrializado (IPI);
  • Tributos estaduais: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS);
  • Tributos municipais: Imposto sobre Serviços (ISS).

Confira outras disciplinas que fazem parte da faculdade de Ciências Contábeis

A grade curricular de Ciências Contábeis na Estácio traz ainda diversas outras disciplinas, como as seguintes:

  • Economia Empresarial;
  • Princípios de Gestão;
  • Matemática para Negócios;
  • Legislação Fiscal, Trabalhista e Previdenciária;
  • Cultura Empreendedora;
  • Direito Empresarial e do Consumidor;
  • Contabilidade Comercial e Financeira;
  • Gestão de Custos Logísticos;
  • Gestão e Legislação Ambiental;
  • Governança Corporativa, Risco e Compliance.

Você se identificou com a graduação em Ciências Contábeis? Se essa é a área que você deseja seguir e se especializar, não perca mais tempo e se inscreva agora mesmo nessa curso da Estácio! Agora, se você acha que ainda precisa descobrir mais sobre outros cursos de graduação, conheça outras formações acessando conteúdos diversificados do nosso blog. Estamos à disposição para tirar as suas dúvidas. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *