Uma das coisas mais partes para quem faz o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou um vestibular é a redação. Isso porque ela tem um peso consideravelmente alto na nota, o que aumenta a responsabilidade do estudante em ir bem nesta parte. Outra dúvida muito frequente é como começar uma redação no Enem. Iniciar bem um texto é fundamental, não é?

Provavelmente você já fez esse questionamento ou até mesmo conhece alguém que tenha dificuldade na hora de escrever a redação.

Chegou a hora de resolver esse problema e conferir algumas dicas que preparamos para que no Enem do próximo ano você possa tirar uma excelente nota em sua redação, quem sabe até o esperado 1000.

Confira!

Leia mais: Para que serve o Enem? 5 formas de usar a nota!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Confira as dicas e aprenda como começar uma redação do Enem

Monte a estrutura correta para sua redação

Sabe aquela história de começo, meio e fim? Então, é exatamente isso que se deve pensar quando você fica na dúvida sobre como começar uma redação do Enem.

Sendo assim, inicie organizando as ideias que devem fazer parte da introdução do seu texto. Depois, é a hora de elaborar o desenvolvimento e, por fim, a conclusão do que pretende falar.

Lembrando que a redação do Enem é uma dissertação-argumentativa sobre algum tema que esteja em alta naquele determinado ano do exame. Ou seja, será necessário você ter conhecimento para desenrolar o assunto e explicá-lo.

Objetividade é fundamental

Evite dar rodeios para falar sobre o tema proposto na redação do Enem logo no início. Seja simples, escolha palavras fáceis. Utilize a pontuação correta para facilitar a leitura do avaliador que te dará a nota. Fique atento também à repetição de palavras e tente evitá-las.

Apresente o argumento principal logo no início do seu texto e tente trabalhar o assunto entre 4 a 6 linhas. No começo da redação é importante elaborar o texto de uma forma para prender a atenção de quem está avaliando.

Lembrando que as redações do Enem, ou qualquer outro vestibular, costumam ter em torno de 30 linhas. Depois da introdução, organize o assunto para caber dentro dessa quantidade.

Utilize perguntas sobre o tema para criar um envolvimento

Para uma boa redação, principalmente no começo do texto, é necessário além de atrair, intrigar o leitor. Por isso, utilize o recurso de fazer indagações ao longo da sua produção. Ao fazer questionamentos, é possível dar a resposta na sequência do texto, o que mostra conhecimento da sua parte.

A dica aqui é ponderar a quantidade de perguntas, para que o texto não fique cansativo. Talvez seja ideal utilizar essa alternativa de duas a três vezes.

Faça o uso de dados ou fatos históricos para comprovar o que está falando

Ao fazer uma afirmativa, utilize os dados que tem conhecimento para embasar o que está dissertando.

Escrevendo o texto dessa forma, será possível garantir mais qualidade e relevância na sua produção, o que, consequentemente, pode fazer sua nota aumentar.

Cuidado com gírias, ou frases clichês

Se você quer um conteúdo rico em sua redação, evite o uso de gírias, palavras clichês, ou as famosas frases prontas para servir de base em seu texto. Como orientamos no item acima, utilize neste caso dados históricos ou de pesquisas que tenha conhecimento.

Leia também: Enem digital: como funciona? Tudo sobre o exame aqui!

Outros pontos importantes para ficar atento na redação do Enem

  • Não fuja do tema proposto na redação;
  • Atente-se para o tipo textual, que costuma ser uma dissertação-argumentativa;
  • Fique de olho na quantidade de linhas e evite passar do limite;
  • Faça a revisão do seu texto antes de concluir;
  • Tenha foco e faça um texto com coerência e coesão.

Segundo o Inep, dos mais de 2,7 milhões de candidatos que fizeram a redação do Enem em 2020, apenas 28 conseguiram tirar a nota máxima, que é 1.000.

Já um número negativo, cerca de 87.567 dos participaram, que representam o percentual de 3,22%, zeraram a redação.

Saiba mais: O que zera a redação do Enem e como evitar?

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Aproveite sua nota do Enem para estudar na Estácio!

Com essas dicas será possível tirar uma boa nota na redação do Enem e ainda ter a oportunidade de estudar em uma das melhores universidades do Brasil, a Estácio!

Ao utilizar sua nota do Enem na Estácio, você não precisa prestar o vestibular da instituição e ainda pode conseguir bolsa de estudo imperdível para o curso que deseja seguir carreira.

Também é possível ingressar na faculdade utilizando a sua nota do Enem por meio do ProUni, que garante até 100% de bolsa para o estudante. Faça agora mesmo sua matrícula na Estácio.

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui