Se você cresceu observando uma telinha e sonha em trabalhar em emissora de TV precisa saber que é preciso dedicação, um curso especializado e bastante coragem para enfrentar à rotina de trabalho. Afinal, aparecer na telinha é só uma das possibilidades para quem quer trabalhar em emissora de TV. Dá para atuar na produção, gravação, roteirização e muito mais.

O importante é ter em mente que você precisa fazer uma graduação. De forma geral, as faculdades mais comuns para quem quer trabalhar em emissora de TV são: jornalismo e rádio e TV. Uma com duração de pelo menos quatro anos e a outra, em média, dois anos e meio.

Além disso, é preciso buscar sempre um estágio na área ou até um programa de trainee. Afinal, para começar uma carreira e trabalhar em emissora de TV vão exigir de você muita experiência.

Por fim, tem o salário, que muda bastante se você escolher entre atuar no departamento de jornalismo ou publicidade, por exemplo. Mas, calma, que vamos explicar tudo em detalhes até o final desse post.

MATRICULE-SE NO CURSO DE JORNALISMO DA ESTÁCIO!

Rotina de um profissional de TV

Você pode sim trabalhar em emissora de TV e aparecer na telinha. Aliás, essa é sempre a vaga mais concorrida. No entanto, a primeira dica é observar o estilo dos meios de comunicação e procurar um canal que se encaixe no seu perfil.

Assim, você terá mais chances de conseguir uma vaga para apresentador, por exemplo. Lembre-se que dá para trabalhar em emissora de TV na área de jornalismo, esporte, entretenimento, moda, gastronomia, cultura e muito mais. Tem espaço para todo mundo.

Só que não é só na frente das câmeras que o trabalho acontece. Você pode também atuar criando roteiros, escrevendo notícias, editando imagens, capturando áudios, definindo a programação e muito mais. Todas essas tarefas são fundamentais para que o conteúdo chegue até o telespectador. Então, existem mais oportunidades de trabalho do que você imagina.

Produtor audiovisual

Só para você ter uma ideia da rotina de um produtor audiovisual, saiba que ele é um dos profissionais mais queridos e solicitados nas empresas. Dá para trabalhar em emissora de TV e pensar no todo. Esse funcionário, por exemplo, leva em consideração a iluminação, o cenário, a sonorização, verifica os equipamentos técnicos de filmagem e as condições do ambiente para que as gravações possam ser realizadas.

Além disso, existem produtores que são responsáveis pela marcação de entrevistas, logística da equipe de externa e muito mais.

Quer saber como conquistar todo esse conhecimento? Então, acompanhe o nosso texto até o final, descubra o salário do mercado de trabalho e quais formações podem levar você para mais perto do sonho de trabalhar em emissora de TV.

Curso de jornalismo

Serão pelo menos quatro anos dentro da sala de aula. Nesse período, você vai aprender todas as técnicas necessárias para trabalhar em emissora de TV e também em outros veículos de comunicação. Sendo assim, a primeira vantagem desse curso de jornalismo é que ele forma você de maneira mais completa. Então, ao final, você terá sempre mais possibilidades para buscar uma vaga de trabalho.

É claro que se o seu foco é trabalhar em emissora de TV, precisa se dedicar ainda mais nas disciplinas de telejornalismo e, mais recentemente, em jornalismo web. Afinal, a mudança e evolução das plataformas digitais estão presentes no mercado e você pode aproveitar isso.

É bem importante saber que ao concluir o curso de jornalismo e escolher uma carreira na televisão, você poderá atuar na apresentação e reportagem de telejornais, mas também na produção de matérias, editoração de textos e chefia de reportagem.

Existem vários caminhos para quem se forma no curso de jornalismo e quer trabalhar em emissora de TV. Quer saber um pouco mais do que você vai aprender na faculdade, confira:

  • Comunicação e política
  • História da mídia
  • Introdução à fotografia
  • Introdução às profs. Em comunicação
  • Planejamento de carreira e sucesso profissional
  • Ambientes e interfaces digitais
  • Design de entretenimento e inovação
  • Experiências midiáticas sonoras
  • Inovação e empreendedorismo
  • Planejamento de cobertura jornalística
  • Planejamento gráfico e editorial
  • Redação e produção para vídeo e web
  • Comunicação comunitária e terceiro setor
  • Jornalismo especializado
  • Práticas de projetos multimídia
  • Assessoria de comunicação
  • Comunicação e semiótica
  • Estatística e probabilidade

Curso de produção audiovisual

Já comentamos por aqui que outra opção para quem quer trabalhar em emissora de TV é o curso de produção audiovisual. A vantagem dessa graduação é que ela é mais curta, cerca de dois anos e meio. No entanto, ela também é mais focada na produção e para quem quer trabalhar atrás das câmeras.

No período da faculdade você aprende técnicas necessárias para o exercício da profissão. Sendo assim, saberá gerar conteúdo digital, fazer a produção de um programa televisivo, desde a preparação para as filmagens até a edição final. E tem boas notícias.

Afinal, o setor de audiovisual também vem oferecendo boas oportunidades, principalmente devido à lei para produção de conteúdo nacional. Ou seja, as emissoras precisam cumprir, por lei, uma produção de conteúdo nacional. Sendo assim, os profissionais dessa área costumam ser bem requisitados.

Para ficar um pouco mais claro sobre as matérias e o que você vai aprender no curso, separamos aqui as principais disciplinas, veja:

  • Direção de fotografia audiovisual
  • Língua portuguesa
  • Práticas de comunicação audiovisual
  • Processos de produção e organização audiovisual
  • Produção executiva e orçamento
  • Cenografia e figurino
  • Mídias digitais
  • Pré-projeto para audiovisual
  • Roteiro técnico e continuidade
  • Sonoplastia
  • Audiovisual para web
  • Captação de recursos para audiovisuais
  • Ética e legislação para audiovisual
  • Pós-produção

Desde a concepção ao roteiro

Só para ficar ainda mais claro, se você quer trabalhar em emissora de TV e escolhe esse curso de produção, vai aprender a produzir programas audiovisuais desde a concepção do roteiro, passando por locação dos espaços até a produção executiva.

Saberá atuar em estúdios de rádio e televisão, Macintosh, câmeras e modernos equipamentos para produção audiovisual. E ainda terá a oportunidade de aprender matérias mais conceituais, como Filosofia, Sociologia, História da Arte, Semiótica e Teoria de Comunicação.

Mercado de trabalho para profissionais de TV

Agora que você entendeu muito bem como funciona a rotina de quem quer trabalhar em emissora de TV e ainda sabe algumas opções de cursos para iniciar na carreira, vamos para o mercado.

De forma geral, as emissoras de televisão e de rádio são as principais empregadoras. Afinal, são empresas maiores e que precisam de uma equipe para dar conta da geração de conteúdo. No entanto, vale ressaltar que existem poucas variedades no mercado.

Por isso, a empregabilidade em longo prazo é mais desafiadora. A vantagem é mesmo investir nas novas mídias para garantir mais empregabilidade.

No entanto, vale saber que as agências de comunicação, órgãos públicos e empresas também possuem alternativas para quem quer trabalhar em emissora de TV. Não significa que você vai realmente trabalhar em um veículo de comunicação, só que a rotina e o trabalho são iguais.

Então, para quem quer começar ou prefere um trabalho com rotina mais presente, essas são opções. Vale saber que o mercado busca profissionais como repórter, correspondente, redator, editor, repórter fotográfico ou assessor de imprensa.

Salário

Um jornalista que quer trabalhar em emissora de TV precisa saber que ganhará, em média, R$ 3.887,48 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 36 horas semanais. Os dados são do site Salario.com.br junto a dados oficiais do CAGED.

Já para quem escolher a área de Técnico de Rádio e Televisão saiba que vai ganhar, em média, R$ 1.968,95 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. Os dados também são do site Salario.com.br junto a dados oficiais do CAGED.

Gostou das nossas dicas de como trabalhar em emissora de TV? Confira todos os cursos que a Estácio tem a oferecer nessa área! Continue acessando o blog da Estácio e tenha mais conteúdos sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui