A faculdade de Nutrição garante a entrada em uma carreira que está em ascensão! Todo mundo sabe que uma alimentação saudável é uma das bases para ter mais saúde. E, o nutricionista é, portanto, o profissional que se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. 

Áreas como o desenvolvimento de produtos saudáveis, nutrição clínica, esportiva, unidades de alimentação e nutrição e marketing são apenas algumas em que esse profissional pode atuar para colaborar com a saúde da população. 

Desse modo, a demanda por nutricionistas qualificados em todas as áreas de atuação é crescente para lidar com essas questões e oferecer melhor qualidade de vida às pessoas ao seu redor. Ficou interessado?! Leia mais sobre a faculdade de nutrição e a carreira.

Leia mais: 10 cursos na área da saúde para quem não quer Medicina é e por que fazê-los durante a graduação

O que você entende por Nutrição?

Muitas pessoas pensam apenas em cálculo de dietas quando escutam falar em nutricionistas. Mas, vale ressaltar que a nutrição é uma ciência. Então, isso significa que ela se baseia em dados cientificamente comprovados para promover a saúde em todas as fases da vida de uma pessoa.

Contudo, a maneira de fazer isso não é apenas através da nutrição clínica, como iremos mostrar ao longo deste texto. Todas as outras áreas estão envolvidas neste propósito.

Por meio da nutrição as pessoas conseguem os nutrientes que permitem o funcionamento do corpo. Somente assim a realização das atividades diárias é possível. Já ouviu dizer que “saco vazio não para em pé?” É a pura verdade!

Então, ao escolher essa profissão é importante que você tenha em mente que irá lidar com pessoas e com a saúde delas. Não se trata apenas de prescrição de dietas e emagrecimento, ok? Segue o texto no qual isso vai ficar bem claro!!

Vamos explicar sobre como funciona a faculdade de Nutrição, o que você vai estudar, como é o mercado de trabalho, os salários e o dia a dia do profissional. Assim, você poderá tirar suas dúvidas e ter certeza de que esse curso é para você!

Leia mais: Quer empreender na faculdade? Conheça a Empresa Júnior da Estácio!

A duração da faculdade de nutrição

A faculdade de nutrição é um curso que precisa ter carga horária de pelo menos 2.340 horas-aula segundo as diretrizes do MEC. O aluno leva em média 4 anos (8 semestres) para cumprir com todas as disciplinas obrigatórias.

O curso de nutrição te garante um diploma de bacharelado. Você cursará disciplinas de diversas áreas como: Anatomia, Fisiologia, Biologia Celular, além das disciplinas específicas como Avaliação Nutricional e Dietética.

Como funciona a faculdade de Nutrição

Durante os 4 anos de estudo você terá acesso a uma formação multidisciplinar. Ou seja, não estudará apenas questões associadas à nutrição. Portanto, conhecimentos básicos de outras áreas também irão aparecer nas suas disciplinas.

Também são estudados assuntos como Fisiologia Humana, Farmacologia, Dietoterapia. Isso é necessário para entender a atuação dos alimentos e nutrientes em nosso corpo.

O objetivo é desenvolver competências para atuar como parte do tratamento de doenças ou na sua prevenção.

Veja algumas disciplinas da faculdade de nutrição:

  • Anatomia;
  • Avaliação Nutricional;
  • Biologia Celular;
  • Bioquímica;
  • Composição de Alimentos;
  • Dietética;
  • Dietoterapia;
  • Educação Nutricional;
  • Epidemiologia;
  • Estatística;
  • Farmacologia;
  • Fisiologia;
  • Fisiopatologia da Nutrição;
  • Higiene dos Alimentos e Vigilância Sanitária;
  • Histologia e Embriologia;
  • Microbiologia e Imunologia;
  • Nutrição Clínica;
  • Parasitologia;
  • Nutrição Experimental;
  • Patologia;
  • Nutrição Materno Infantil;
  • Processos Metabólicos;
  • Nutrição no Esporte;
  • Psicologia;
  • Nutrição Social;
  • Química;
  • Saúde Coletiva;
  • Tecnologia de Alimentos.

A prática na faculdade de Nutrição

O estudo não fica restrito às aulas teóricas. Em diversas disciplinas você terá momentos de prática em laboratório. E com a finalidade de aumentar os momentos de prática os alunos devem realizar o estágio obrigatório.

O estágio deve corresponder a 20% da carga horária total do curso segundo as diretrizes do MEC. As atividades do estágio devem ser realizadas em três grandes áreas: Nutrição Social, Nutrição Clínica e Unidades de Alimentação e Nutrição.

O MEC indica também que o aluno da faculdade de Nutrição, para obter o seu diploma, deve realizar um trabalho de conclusão de curso.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

A faculdade de Nutrição pode ser EAD?

Se você deseja ser um nutricionista, mas já trabalha ou por outros motivos tem uma rotina que não te permite estudar em um curso presencial, a faculdade de nutrição pode ser feita na modalidade EAD.

O Ministério da Educação (MEC) autoriza e reconhece o curso de graduação (bacharelado) em Nutrição EAD, desde que ele cumpra com todos os seus requisitos a respeito:

  • dos recursos didáticos;
  • da infraestrutura tecnológica;
  • grade curricular.

A faculdade de Nutrição EAD autorizada pelo MEC irá, portanto, formar profissionais capacitados para preservar a saúde das pessoas. Seja no atendimento clínico, na preparação dos alimentos, no desenvolvimento de produtos ou até mesmo no marketing em nutrição.

As aulas do curso de Nutrição EAD são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Neste ambiente estará disponível todo o material de estudo, como apostilas e a programação de aulas. Além dos fóruns de discussão, e o contato com o tutor do curso. 

Leia também: Cozinha Contemporânea: invada as redes como um chef digital

Mercado de trabalho no campo da Nutrição

O nutricionista tem um vasto campo de trabalho. Segue a lista de suas áreas de atuação:

Alimentação coletiva

É o campo em que o nutricionista atua no planejamento, organização, direção e avaliação dos serviços de alimentação e nutrição. O objetivo é dar assistência aos indivíduos sadios e enfermos, tanto em instituições públicas quanto privadas. 

Desse modo, estão inclusas, por exemplo, diversas empresas e instituições, hotéis, hotelaria marítima, comissárias, hospitais, clínicas em geral, UPA, spas, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), restaurantes e eventos.

Nutrição Clínica 

Nesta área o nutricionista tem a função de promover a educação nutricional, bem como realizar a assistência nutricional aos indivíduos. Se encaixa nesta área a auditoria e consultoria. Os atendimentos clínicos, com a prescrição de suplementos nutricionais e solicitação de exames laboratoriais também estão inclusos. 

Este trabalho pode ser realizado em instituições públicas ou privadas, em consultório de nutrição ou em domicílio. Hospitais, UPAs, Spas clínicos, Instituições de Longa Permanência, ambulatórios, bancos de leite humano e lactários.

Nutrição Esportiva

O nutricionista pode prestar assistência nutricional e dietoterápica para atletas.

Nutrição em Saúde Coletiva

É a atuação em saúde pública. O nutricionista irá organizar, coordenar, supervisionar e avaliar os serviços de nutrição. Além disso, prestar assistência e promover a educação alimentar e nutricional da população, tanto em caso de pessoas sadias quanto enfermas. 

Ainda aqui, está incluso o controle de qualidade de produtos alimentícios e a participação em inspeções sanitárias.

Nutrição na Indústria e Comércio de Alimentos

Esta é uma área em que o profissional exerce atividades de desenvolvimento, produção e comércio de produtos relacionados à nutrição. 

Então, cabe ao nutricionista gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios. Bem como realizar o treinamento de equipe para atuar com alimentação e nutrição.

O nutricionista poderá ainda controlar a qualidade de produtos alimentícios, atuar em marketing e desenvolver estudos na sua área. Prestar auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética também estão dentro deste campo de atuação.

Nutrição no Ensino e Pesquisa

O profissional exerce a coordenação, ensino, pesquisa e extensão. Isso se dá nos cursos de graduação e pós-graduação em nutrição. E, também nos cursos de aperfeiçoamento profissional, bem como nos cursos técnicos e outros da área de saúde.

Nesta área, cabe ao nutricionista, entre outras funções, o envolvimento com a docência e a pesquisa. As atividades de coordenação e supervisão desses cursos. Além disso, o ensino propriamente dito das matérias profissionais dos cursos referidos.

Leia mais: Mude para Estácio: sua graduação com até 70% de desconto

Portanto, onde houver preocupação com a alimentação como meio de promover a saúde o nutricionista poderá estar!

Salário do Nutricionista

O salário do profissional de Nutrição varia de acordo com a sua área de atuação, região, se trabalha sob regime CLT ou autônomo, entre outros parâmetros. Com isso, a média salarial do nutricionista é de R$ 2.500. Esse valor pode chegar a R$ 6.748 com a experiência adquirida ao longo do tempo.

Leia mais: Faculdade com bolsa: 5 formas de ingresso para estudar na Estácio

Curso de Nutrição: topou o desafio?

Na Estácio temos um time de profissionais altamente qualificados para capacitar os estudantes de Nutrição EAD a ingressar no mercado de trabalho com excelência! Então, são especialistas e mestres dispostos a ensinar o melhor da nutrição para você.

E, desse modo, você poderá desenvolver todas as competências necessárias à esta profissão! Acesse o portal de matrículas da Estácio de Sá e garanta a sua vaga. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui