Se você escolheu fazer uma faculdade EAD, está prestes a fazer vestibular ou Enem ou faz algum curso que exija comprometimento, precisa aprender a como se organizar para estudar em casa. Do contrário, você poderá perder seu tempo e ter um resultado aquém do esperado no curso.

Seja para escola, cursos, concursos, todo estudo precisa de foco e organização. Se você acumula tudo para um dia, dá chance para a procrastinação, não pensa no descanso ou não tem objetivos definidos, acaba jogando todo seu esforço fora.

Quer aprender como se organizar para estudar em casa? Acompanhe!

Leia mais: 10 aplicativos de estudo para ajudar você nessa missão

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

9 dicas de como se organizar para estudar em casa

1. Tenha uma meta

Parece ser óbvio, já que não se estuda por motivo nenhum. Mas saiba que ter uma meta bem definida e um prazo para cumprir essa meta é o primeiro passo para se organizar nos estudos.

Digamos que sua meta seja passar no vestibular. Você precisa então saber quanto tempo falta para o vestibular, quanto de matéria precisa ser estudada até lá e quantas horas você terá disponível para atingir essa meta.

Dessa maneira, você vai conseguir visualizar seus objetivos com mais clareza e saber exatamente porque está estudando tudo aquilo.

2. Faça um cronograma

O segundo passo de como se organizar para estudar é fazer um cronograma. Agora que você já definiu sua meta e sabe quanto tempo falta para alcançá-la, é a hora de separar seus dias em horas.

Dessa forma, coloque cada período de tempo, que pode ser de uma ou duas horas, para um tópico diferente de estudo. Então monte sua agenda semanal com as matérias distribuídas de forma a dar conta de tudo o que você precisa para aquele período.

Através do cronograma semanal, você consegue ter uma visualização dos seus objetivos por período de tempo e, assim, consegue variar bastante o conteúdo, de maneira a não ficar muito cansativo.

3. Revise

Segundo a famosa teoria da “Curva do Esquecimento” do alemão Herman Ebbinghaus, esquecemos quase 70% do que aprendemos em 24 horas! E o que podemos fazer para esquecer menos? Revisando!

Dessa forma, comece já estudando no mesmo dia que você aprendeu a matéria. Em outras palavras, se você faz aulas online, por exemplo, estude sobre aquela aula no mesmo dia, revisando o que foi aprendido.

Ajuste então seu cronograma para que você tenha períodos de estudo das mesmas disciplinas que você teve naquele dia.

4. Faça provas antigas

Se você vai prestar o Enem, refaça provas de outros anos. Com o vestibular, a mesma coisa. Desse modo você já vai “pegando o jeito” da prova, vendo de que maneira as disciplinas são cobradas.

Fazer simulados também é uma ótima alternativa. Assim, você se familiariza com tudo o que mencionamos e já treina quanto tempo demora para fazer a prova, considerando que no dia você terá um horário máximo para acabar.

Além disso, aumenta sua confiança em relação à prova, pois não vai ser a primeira vez que você terá contato com ela. Por isso, a sugestão é treinar como se fosse realmente o dia: prepare o ambiente, coloque um cronômetro e não consulte seu material.

5. Conheça suas habilidades e seus limites

Se você é daquelas pessoas que só consegue estudar se for anotando num caderno, faça isso. Se prefere assistir às aulas e memorizar, sem ter que anotar nada, faça isso. Resumindo: utilize o método que for mais fácil para você. Afinal de contas, você sabe aquilo que faz melhor.

Se você gosta de ouvir, aposte nos podcasts. Agora, se vídeos são a sua praia, há inúmeros canais no YouTube disponíveis para quem quer estudar, quase que literalmente sobre todos os assuntos.

Isso também vale para os horários de estudo. Não adianta rechear sua agenda das oito horas da manhã até às onze da noite se você sabe que só funciona bem na parte da tarde. Ou ainda, se você prefere virar a noite estudando e depois dormir de manhã. Se tem essa possibilidade, ótimo! Aproveite!

Da mesma forma, observe seus limites. Limites de horário, limites de quantidade de conteúdo que consegue absorver em um dia. Não adianta reservar seus horários com diversas matérias e na terceira hora de estudo do dia você já não dar mais conta.

Leia também: Veja como utilizar o Excel online para organizar seus estudos

6. Escolha um bom local para estudar

Preferencialmente, tenha um local específico para os estudos, que seja silencioso, confortável e que você possa ficar com uma boa postura e sem distrações. É possível? Ótimo! Não é possível? Tente adaptar ao máximo.

Não estude na cama, por exemplo. Além de causar sonolência, pode trazer diversos problemas para a postura. Dessa forma, dê preferência à uma mesa com cadeira.

Escolha um lugar arejado, com boa iluminação e tente se afastar das distrações, como televisão ou celular.

Também opte por um local silencioso, onde você sabe que não vai ser incomodado. Mas, lembre-se: se você está estudando para uma prova coletiva com o Enem ou vestibular, saiba que nem sempre as condições dos locais serão de total silêncio. Dessa forma, habitue-se a, pelo menos, conseguir prestar atenção em ambientes não tão silenciosos.

7. Arrume um espaço na agenda para o descanso e o lazer

Essa é uma das dicas de como estudar em casa que muitas pessoas ignoram. Provavelmente porque acham que não precisam, ou talvez não mereçam parar para ter um momento de lazer já que tem pela frente um desafio tão grande.

Pois saiba que esses momentos são fundamentais para manter a sua saúde mental em dia. Sair com os amigos, passear, dançar, namorar ou ter um hobby são necessários para que você possa dar conta de toda a carga que está nas suas costas nesse momento.

Claro que tudo deve ser feito com moderação e equilíbrio, não é mesmo? Não vá querer ir para a balada toda semana se você tem pela frente uma bateria de provas. Disciplina está associada à maturidade e à importância que você dá para aquele desafio.

8. Utilize aplicativos que vão te ajudar a como se organizar para estudar

Existe atualmente diversas opções de aplicativos tanto para quem quer aprender como ser organizar para estudar, como para quem tem dúvidas em matérias específicas.

Tem app específico para estudar para o Enem, diversos canais no YouTube sobre vestibular, Enem e universidades e também aplicativos de organização de um modo geral que podem facilitar a construção do seu cronograma de estudos.

Além disso, se você é adepto a ferramentas do tipo: mapas mentais, flash cards ou demais esquemas visuais, também não faltam perfis nas redes sociais de gente querendo ajudar você a estudar. Também tem muito conteúdo online, sejam provas de vestibulares antigos, vídeo aulas, exercícios e apostilas.

9. Como se organizar para estudar em casa passa pela leitura

O hábito de ler traz benefícios e não apenas para quem está estudando. Existem inúmeras pesquisas que comprovam que ler aumenta as nossas conexões neurais, o que faz com que o cérebro funcione melhor.

Além disso, um estudo da Universidade de Sussex, na Inglaterra, descobriu que ler apenas seis minutos pode reduzir os níveis de estresse em até 68%. Quer maneira mais proveitosa de relaxar?

Sendo assim, leia muito! Leia os livros que são pedidos para o vestibular, leia livros de literatura, romance, ficção e o que mais você preferir. Mesmo que não tenha a ver com o que está estudando. Ler já vai servir como exercício para o seu cérebro, nem que seja apenas para aprender a escrever corretamente ou adquirir cultura.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Incentivo para estudar: estratégias para ter sucesso com o apoio da sua empresa

Gostou das dicas de como se organizar para estudar em casa?

Agora que você já sabe tudo sobre como se organizar para estudar em casa, tem todas as chances de tirar uma boa nota no Enem e optar por um curso de qualidade que a Estácio oferece. Dessa forma faça agora mesmo a sua inscrição na Estácio e conheça todas as maneiras de ingresso, inclusive como ganhar bolsas de estudo!

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui