Não tem jeito: se você quer escrever bem ou adquirir conhecimento, ter que ler bastante. E é necessário saber ler e escrever bem não apenas quando se trata de estudar para o Enem, como também para a vida. Mas como criar hábito de leitura? Vamos hoje dar algumas dicas para quem quer ler mais.

Durante a faculdade, pode ter certeza, você vai ler e muito! E independente do curso que você escolher. Claro que alguns, como Direito, Administração ou Letras, talvez você leia um pouco a mais, mas definitivamente não vai escapar da leitura, mesmo escolhendo uma Engenharia.

Quem tem já por hábito a leitura pode se beneficiar muito durante a faculdade, já que não será um peso todo esse material a ser lido. Sendo assim, por que você já não começa a ler desde agora? Pode ter certeza que terá inúmeros benefícios!

Enfim, nesse texto vamos falar de como criar hábito de leitura e algumas dicas para quem quer começar a ler mais.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia também: Mudar de carreira: 8 livros para quem quer se transformar

A importância da leitura para a vida

Você sabia que ler reduz o estresse? Segundo uma pesquisa da Universidade de Sussex na Inglaterra, em 2009, ler pode reduzir em até 68% o estresse. É considerado mais rápido que outros métodos de relaxamento, tais como ouvir música, tomar um chá, caminhar ou jogar videogame. 

Já um estudo publicado na revista Psychology Today constatou que ler pode também aumentar nossa capacidade de sentir empatia. Enquanto outro estudo, de 2016, feito pela consultoria de recursos humanos Development Dimensions International, afirmou que líderes mais empáticos pode ser até 40% mais eficientes.

Por esses e outros motivos que o hábito da leitura é de extrema importância. Além de tudo, é necessário para que possamos ter sucesso na profissão. Mas como criar hábito de leitura?

Como criar hábito de leitura

Sabe-se que o brasileiro não tem hábito de ler. Em 2016, uma pesquisa do Instituto Pró-Livro afirmou que 44% da população brasileira não lia. Nos Estados Unidos eram 27% os não leitores na mesma época, segundo a Associated Press. E na França, eram 19%, segundo o Instituto Francês de Opinião Pública (IFOP).

Uma pesquisa de mercado feita pela Picodi mais recente, em 2019, esse percentual de não leitores no Brasil diminuiu para 31%. Esses, além de não terem o hábito de leitura, também não se interessam por livros.

E como podemos melhorar esses índices? Claro que tudo tem a ver com o incentivo que os países dão à educação e, consequentemente, à leitura. Mas em se tratando de jovens que vão entrar em uma faculdade, e que até agora não tem hábito de ler, o que pode ser feito?

Vamos então te dar 7 dicas para que você possa ler mais então saiba como criar hábito de leitura:

7 dicas de como criar hábito de leitura

1. Encontre o melhor formato de leitura

Muita gente não abre mão do livro de papel. Gosta do cheiro, do toque ou até de poder marcar os textos que mais gosta. No entanto, existe uma série de leitores que já são adeptos aos dispositivos eletrônicos. Sejam eles específicos para leitura ou os próprios smartfones.

Tudo depende também de onde você pretende ler. Se vai ler no ônibus ou em casa, quanto te peso consegue carregar, entre outros.

Sendo assim, encontre o formato que mais te agrada e que você acha que vai facilitar sua vida. Não adianta ficar preso ao livro de papel quando você mora em um apartamento pequeno onde não cabe nem uma estante. Seja prático!

2. Descubra seu estilo

Por mais que existam unanimidades sobre alguns livros, a escolha da leitura é algo muito pessoal. Também sabemos que muitas vezes você terá que ler livros que não gosta, seja os da lista do vestibular ou algo técnico para a faculdade.

Dessa maneira, aproveite os momentos de lazer para ler livros que você realmente se identifique. Mesmo que sejam os chamados “água com açúcar”. Ler é importante e quanto mais a gente pratica, maiores são as chances de “evoluirmos” para livros com mais substância.

Uma boa dica é perceber seus gostos além dos livros. Se você é um fã de filmes, talvez possa gostar dos livros que foram adaptados para o cinema. Se você gosta de assuntos relacionados à tecnologia, possa gostar de temáticas futuristas, e assim por diante.

3. Reserve um tempo para ler

Mesmo que seu dia seja tomado por diversas atividades, reserve um tempo para que possa cultivar o hábito da leitura.

Muitas pessoas gostam de ler antes de dormir. Essa é uma excelente opção. Primeiramente, porque, depois de um dia cansativo e atribulado, ler pode te transportar para outros mundos e fazer você relaxar.

Além disso, ler antes de dormir contribui com a qualidade do sono. O silêncio durante a leitura também pode ajudar a relaxar.

Seja antes de dormir ou em algum horário preferido, reserve um tempo específico para ler seus livros. Nem que seja quinze minutos por dia, todos os dias ou pelo menos aos finais de semana.

4. Carregue sempre um livro com você

Essa é uma das vantagens dos dispositivos eletrônicos de leitura. São facilmente armazenados dentro da bolsa ou mochila e você pode carregá-los para qualquer lado.

Mas, claro que não ter um desses dispositivos não é desculpa. Escolha livros menores que não pesem nas suas costas, mas não deixe de tê-los sempre por perto.

Isso tudo para que você possa aproveitar os pequenos momentos de folga para ler um pouco. Seja em algum momento de espera quando chegar mais cedo em algum compromisso, ou, como já mencionamos, dentro do transporte público.

Ao invés de ficar rolando o feed das redes sociais, aproveite os momentos livres para ler! Será muito mais produtivo. Além disso, fará o tempo passar mais rápido.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Cursos para quem gosta de escrever. Encontre o seu!

5. Estipule metas

Uma boa ideia também é estabelecer metas de leitura. Pode ser um número de livros por mês ou por ano. Ou ainda, um número de páginas por dia ou por semana. Dessa maneira, você se compromete a cumprir aquela quantidade de leitura com você mesmo.

O ideal é ir aumentando as metas com o tempo e com a prática. Quando você perceber, já estará lendo muito mais. Mas claro que você precisa estabelecer metas reais. Não adianta dizer que vai ler 100 páginas por dia se você só consegue parar por quinze minutos.

Como dissemos, comece com uma meta baixa, nem que seja uma página por dia. Assim você não desiste tão facilmente por achar que não vai dar conta da meta.

6. Converse sobre livros

O que não faltam nas redes sociais hoje em dia são clubes de leitura. Pessoas que se juntam para comentarem sobre algum livro específico que estão lendo. Converse também com seus amigos, troque dicas de livros, pegue livros emprestados. Eles podem conhecer melhor seu gosto e te ajudar a escolher obras que tenham mais a ver com você.

Você também pode seguir nas redes sociais perfis de pessoas que falam sobre livros. Tem bastante gente que fala sobre e indica livros em diversos locais.

7. Aposte no longo prazo para aprender como criar hábito de leitura

Seguindo essas dicas que te passamos, criando o hábito de ler pelo menos quinze minutos por dia, você vai conseguir dominar qualquer assunto.

Mesmo que você considere pouco, o fato de você se comprometer com esse tempo já é um hábito. Segundo um estudo de Jane Wardle, do University College de Londres, publicado no European Journal of Social Psychology, para que uma nova atividade vire um hábito precisamos de 66 dias.

E cada dia que passa, você vai ficando melhor e ler não será mais um esforço. Pode ter certeza que no longo prazo seu crescimento pessoal será muito maior com esse hábito tão importante.

E se você colocar em prática todas essas dicas em um curso de qualidade, a dica é se inscrever em uma das graduações da Estácio.

Não perca mais tempo e garanta um diploma em uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil. Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui