Sobre o Curso

O Curso de licenciatura em Letras, Língua Portuguesa, parte de uma concepção a um só tempo filosófica e pragmática, para formar profissionais que trabalhem com o eixo estruturador da cognição e da linguagem, que vem aperfeiçoando-se para atender também às necessidades do entorno social e à diversificação do mercado de trabalho. O curso de Licenciatura em Letras deve ter o compromisso de promover no estudante um processo contínuo de reflexão sobre o papel da linguagem, na constituição do homem e da sociedade. Tal reflexão envolve a conscientização de que o professor de língua materna tem um papel transformador, pois deve apresentar ao aluno a norma culta, propiciando o acesso à modalidade escrita da língua e aos diferentes estratos sociais. Deste modo, o futuro profissional de Letras poderá oferecer aos seus alunos condições indispensáveis ao exercício pleno da cidadania. Os fundamentos do Curso de Letras podem ser expressos da seguinte forma: a - a linguagem é uma capacidade da espécie humana, e como tal deve ser estudada nas suas diversas manifestações, tanto na sua variação no uso da língua quanto nas expressões artísticas presentes nos textos literários. b - o domínio da norma culta é fundamental para o cidadão ter acesso a uma participação mais efetiva na sociedade e, portanto, é papel do professor de língua materna apresentar a seus alunos os diferentes registros de língua, de modo a fazer com que o aprendiz possa utilizar a língua funcional adequada a cada interação social e, assim, tenha condições de buscar todo o conhecimento registrado nas modalidades escrita e falada da língua. c - a formação do futuro profissional de Letras dá-se na articulação entre os eixos pedagógico, intermediário e específico, visto que ele participará de sua comunidade integrando-a, dif

Duração

4 anos

Mercado de trabalho

O profissional de Letras poderá atuar como professor de língua portuguesa e de literaturas de língua portuguesa no ensino fundamental e médio, podendo inserir-se em configurações empresariais que requisitarem o seu conhecimento e formação técnica. Lembrando que a língua é uma das mais importantes formações de nossa educação, com a maior carga horária relativa. Assim, além do exercício estrito do magistério, o profissional de Letras poderá desempenhar também a tarefa de revisor editorial, participar de editoriais de jornais e periódicos literários ou pedagógicos, supervisionar relatórios que exijam conhecimento da língua, além da possibilidade de ser redator dos mais variados meios de comunicação. O curso de Letras capacita profissionais para proporcionarem visão abrangente da utilização da linguagem, especialmente em seu aspecto formal, missão da instituição de ensino, já que o domínio do registro formal da língua efetiva-se como instrumento de cultura, de comunicação e de exercício da cidadania. Ao final de sua formação, o profissional estará apto a atuar como professor das Redes Pública e Privada, além de estar qualificado também para atuação no mercado editorial nas funções de revisor e de comentarista de livros. Este perfil é acrescido de domínio de novas tecnologias, através das quais o formando será capaz de gerir sua formação nos âmbitos da pesquisa e extensão, concentrando-se nas investigações do campo linguístico e nas diversas correntes teóricas que discutem o ensino de língua materna e de sua literatura.

Quero me inscrever

Grade Curricular

● DIDÁTICA

● HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

● LÍNGUA PORTUGUESA

● PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL

● PRODUÇÃO TEXTUAL I

● EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE

● FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

● LINGUÍSTICA I

● MORFOLOGIA PORTUGUESA

● POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU. BÁSICA

● METODOLOGIA DA PESQUISA

● METODOLOGIAS ATIVAS E GAMIFICAÇÃO

● PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

● TEORIA DA LITERATURA I

● TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO

● CULTURA CLÁSSICA E CONTRIBUIÇÕES LINGUÍSTICAS

● LINGUÍSTICA II

● LITERATURA PORTUGUESA I

● METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

● MÍDIAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM

● EDUCAÇÃO ESPECIAL

● FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

● FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR

● LITERATURA BRASILEIRA I

● TEORIA DA LITERATURA II

● LINGUÍSTICA APLICADA AO ENS. DA LÍNGUA PORTUGUESA

● LITERATURA BRASILEIRA II

● PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

● PRODUÇÃO TEXTUAL II

● SINTAXE DO PORTUGUÊS I

● CORREÇÃO E REVISÃO DE TEXTO

● LITERATURA BRASILEIRA III

● LITERATURA COMPARADA

● METOD. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

● TEORIAS DO DISCURSO

● ASPECTOS SEMIOLÓGICOS DO DISCURSO

● CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA

● EDUCAÇÃO AMBIENTAL

● EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEORIA E PRÁTICA

● ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE

● FUNDAMENTOS DA TRADUÇÃO

● GESTÃO ESCOLAR

● HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRODESCENDENTES

● LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO DOCENTE

● LITERATURA HISPANO-AMERICANA I

● LITERATURA PORTUGUESA II

● LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

● NEUROCIÊNCIA COGNITIVA

● PATRIMÔNIO HISTÓRICO BRASILEIRO

● PLANEJAMENTO ESCOLAR E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

● PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

● RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

● SINTAXE DO PORTUGUÊS II

● SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

● TCC EM LETRAS (LÍNGUA PORTUGUESA)

A Estácio oferece mais de 145 vagas de estágios
e empregos para os alunos de Letras- Língua Portuguesa

Inscreva-se no curso

Tire as suas dúvidas sobre as
bolsas da Estácio

As bolsas Estácio variam de acordo com a forma de ingresso que o candidato seleciona no momento da sua inscrição.
  ● Na inscrição por Vestibular, o candidato tem até 70% de bolsa durante o semestre.
  ● Na inscrição por ENEM, a bolsa varia conforme a nota da prova. O mínimo de bolsa oferecida por essa modalidade é de 40% para todo o curso, podendo chegar a 100% no primeiro semestre + 50% nos demais conforme a pontuação.
  ● Na inscrição por forma de ingresso segunda graduação (MSV), o candidato tem até 50% de bolsa durante todo o curso.
  ● Na inscrição por forma de ingresso transferência externa (TE), o candidato tem até 70% de bolsa durante todo o curso.
Depois de escolher a forma de ingresso no curso (Vestibular, ENEM, segunda graduação ou transferência externa), aguarde a sua classificação. Após a confirmação de sua classificação (que será feita por e-mail, SMS ou telefone), você receberá o boleto para pagamento da sua matrícula financeira. Depois de pagar o boleto, basta levar o comprovante e seus documentos na unidade que você escolheu para fazer a faculdade e efetivar a matrícula acadêmica. Com isso sua bolsa estará garantida. • VESTIBULAR:
- Identidade;
- CPF;
- Certificado ou Diploma do Ensino Médio (com publicação no DOU para RJ e DF) ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (se emitida até 90 dias antes do ato da matrícula) ou Histórico Escolar do Ensino Médio (constar informação de que o Ensino Médio foi concluído) ou Certificado de Proficiência Equivalente à Conclusão do Ensino Médio;
- Contrato de prestação de serviços educacionais.

• ENEM:
- Identidade;
- CPF;
- Certificado ou Diploma do Ensino Médio (com publicação no DOU para RJ e DF) ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (se emitida até 90 dias antes do ato da matrícula) ou Histórico Escolar do Ensino Médio (constar informação de que o Ensino Médio foi concluído) ou Certificado de Proficiência Equivalente à Conclusão do Ensino Médio.
- Apresentar obrigatoriamente a cópia do Boletim de Desempenho do Enem com as notas adquiridas no concurso.
- Contrato de prestação de serviços educacionais.

• 2ª GRADUAÇÃO:
- Identidade;
- CPF;
- Diploma de Ensino Superior ou Certidão de Conclusão do Curso Superior para concluintes das IES da Estácio. Para outras IES, Declaração de Conclusão de Ensino Superior (se emitida até 30 dias antes do ato da matrícula).
- Contrato de prestação de serviços educacionais.
• TRANSFERÊNCIA EXTERNA:
- TE: Novo processo
Documentação Mínima: RG, CPF e declaração de vínculo com a IES de origem ou histórico escolar.

Documentação completa:
- Identidade;
- CPF;
- Certificado ou Diploma do Ensino Médio (com publicação no DOU para RJ e DF) ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (se emitida até 90 dias antes do ato da matrícula) ou Histórico Escolar do Ensino Médio (constar informação de que o Ensino Médio foi concluído) ou Certificado de Proficiência Equivalente à Conclusão do Ensino Médio.
- Histórico Escolar e Plano de Ensino ou Termo (emitido pelo SIA) assinado pelo candidato, informando que optou pela não apresentação do plano de ensino do Ensino Superior.
- Documento de Regularidade junto ao ENADE.
- Contrato de prestação de serviços educacionais

Sim, todas as nossas bolsas são válidas para as unidades da Estácio distribuídas em todos os estados do País. As bolsas também estão disponíveis para todos os cursos de graduação, com exceção, para a graduação de Medicina. Apesar de todas as nossas unidades oferecem as mesmas bolsas de estudo, a porcentagem de desconto pode variar de acordo com a instituição, o curso, a unidade e a modalidade de ensino.

Sim. O que conta para o candidato é a unidade e curso onde ele vai estudar.

Sim, a bolsa de até 30% de desconto que você recebe no Vestibular Estácio vale para todos os semestres do seu curso. Apenas os candidatos do curso de Medicina não estão aptos a receber este desconto. Algumas bolsas especiais são válidas apenas para o primeiro semestre, como o caso de bolsa de 50% do Megavestibular. Nesses, casos, a bolsa de 30% segue valendo para os demais semestres.

O ProUni permite transferência entre IES sim. Porém, há de se considerar algumas particularidades.

Sugerimos que você consulte no site o Guia do Aluno ProUni e também o Manual do Bolsista (MEC).

Nota 3, pois o candidato precisa estar aprovado no vestibular para ter acesso à qualquer tipo de desconto.