O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um dos programas mais conhecidos para quem busca algum tipo de auxílio no ingresso acadêmico. Seu objetivo é facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, porém nem todo mundo pode se inscrever. Além disso, muitos dos que se inscrevem acabam não sendo contemplados com uma bolsa.

Mas se você sonha em cursar uma universidade particular, o financiamento estudantil privado pode ser a melhor opção para você. Com ele, é possível ter acesso a programas de crédito que cobrem os custos das mensalidades. Você confere aqui mais informações sobre cada uma destas opções, continue com a leitura do conteúdo e saiba tudo sobre o assunto!

Leia também: Como entrar na faculdade de Medicina? Entenda as principais formas de ingresso.

O que é financiamento estudantil?

O financiamento estudantil ou crédito universitário, nada mais é do que um empréstimo que arca com os custos da sua educação. Como o próprio nome sugere, o financiamento refere-se a um programa de liberação de crédito junto a uma instituição financeira.

No caso do financiamento estudantil, este crédito visa o pagamento das mensalidades do curso de educação superior, seja de maneira integral ou parcial. Em outras palavras, primeiro você estuda, e depois se preocupa em pagar.

São inúmeros os tipos de financiamento e você pode escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades. De maneira geral, as instituições oferecem um prazo estendido após sua graduação para que você efetue o pagamento das parcelas de créditos. Taxas, juros e condições vão depender da instituição privada escolhida por você.

O financiamento estudantil privado pode ser contratado por meio de instituições financeiras, como bancos que oferecem programas exclusivos para estudantes, ou diretamente a partir de programas da própria instituição de ensino à sua escolha. E o melhor de tudo é que, ao contrário dos programas de financiamento estudantil públicos, estes não dependem da sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para garantir a aprovação.

Bancos que oferecem financiamento estudantil

Os programas de financiamento estudantil em bancos funcionam como uma forma de empréstimo. A instituição financeira ou empresa privada arca com os custos de todas as suas mensalidades e, no futuro, você devolve o valor pago com acréscimo de juros. As condições são geralmente facilitadas para estudantes e os prazos estendem-se para além da graduação.

Porém, vale lembrar que as condições de pagamento podem variar muito entre as instituições. Por isso, é importante atentar-se aos termos e prazos de cada uma antes de escolher a que mais combina com você.

De maneira geral, o processo é bastante simples. Basta se cadastrar junto ao banco escolhido e passar por uma avaliação de crédito, o que é de praxe para este tipo de programa. Você também pode optar por um financiamento integral ou parcial, o que afetará suas condições de pagamento no futuro.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil, junto da Caixa Econômica Federal, são parceiros do FIES, programa de iniciativa do Governo Federal. Por isso, o Banco do Brasil não oferece nenhum tipo de financiamento estudantil exclusivo. Porém, é possível fazer o financiamento a partir do BB Crédito Consignado: uma linha de crédito que cobre até mesmo materiais didáticos.

A parte interessante do BB Crédito Consignado é que o financiamento estudantil não fica restrito aos programas de graduação, mas pode ser aplicado também sobre cursos de pós-graduação e pré-vestibular. Como não é um programa exclusivo, o estudante tem liberdade para escolher a modalidade e as parcelas que mais se adaptam ao seu bolso.

Caso prefira, o aluno tem a opção de financiar apenas parte do seu curso, como um ano ou um único semestre. Os prazos de pagamento e os valores da parcela também são bastante flexíveis, podendo se estender por até 96 meses.

Bradesco

O Banco Bradesco oferece um financiamento estudantil privado que visa facilitar ao máximo a vida do aluno. Por tratar-se de um compromisso a longo prazo, o Bradesco permite o financiamento de até 100% do valor da mensalidade, com 12 meses para início do pagamento. Esta modalidade é de renovação semestral, ou seja, você pode cancelar, alterar ou renovar a cada 6 meses, de acordo com o que mais precisar.

Para contratar o financiamento estudantil do Bradesco, basta abrir uma conta corrente no banco. O débito da mensalidade é feito diretamente na sua conta, sem preocupações sobre datas de vencimento. É necessário apenas levar seus documentos pessoais e as informações do curso superior para dar início ao programa.

Outros bancos

Embora nem todos os bancos ofereçam um programa de financiamento estudantil exclusivo, é sempre possível conversar sobre as linhas de crédito disponíveis. Há grandes chances de que as instituições ofereçam alguma modalidade de crédito facilitado para estudantes, com taxas e prazos mais flexíveis que as categorias comuns.

O Santander, por exemplo, possui uma linha chamada Santander Universitário que oferece oportunidades exclusivas para estudantes, como cartão de crédito e empréstimos para gastos com educação.

Já a Caixa Econômica Federal fornece o Cartão Caixa Universitário, um cartão de crédito com vantagens exclusivas para quem está no ensino superior. Além disso, são várias as opções de empréstimo voltado para a educação disponíveis para estudantes.

Quais as opções de financiamento estudantil oferecidas pela Estácio de Sá?

A Universidade Estácio está determinada a acabar com qualquer dúvida ou receio sobre financiamento estudantil. Para quem busca outras opções além do FIES e sonha em ingressar no ensino superior, a Estácio de Sá oferece diversas modalidades de financiamento público e privado.

Financiamento estudantil público

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil é o maior programa de financiamento público do país. Mantido pelo MEC, Ministério da Educação, ele usa a nota do Enem para classificar os alunos que receberão financiamento do Governo Federal. Essa classificação, porém, vai depender do curso escolhido, da instituição de ensino e da quantidade de candidatos por vagas.

Recentemente, o programa passou por uma atualização e agora chama-se Novo Fies. A principal diferença está na chegada de duas novas modalidades, além do novo limite de renda familiar. Se quiser saber mais, trazemos todas as informações sobre o Novo Fies aqui.

Prouni

Bem parecido com o FIES, o Prouni é mais um programa de financiamento estudantil mantido pelo Ministério da Educação, que oferece bolsas de estudo integrais ou de 50% para instituições de ensino particulares.

Para se inscrever, o aluno precisa ter participado do Enem e atender aos demais requisitos do programa. Na Universidade Estácio, você pode concorrer a bolsas de 100% se cadastrando diretamente no site do Prouni.

Financiamento estudantil privado

O medo mais frequente de quem pensa em buscar um financiamento estudantil privado é acabar com muitas dívidas e não conseguir concluir seu curso. A vantagem do financiamento privado é que, já pensando em tudo isso, o pagamento das mensalidades só tem início após a data da graduação. Ou seja, quando o aluno já está no mercado de trabalho.

Além das opções que citamos acima, a Estácio de Sá oferece vantagens exclusivas de financiamento estudantil privado.

No programa Medicina Santander, a parceria entre o Banco Santander e a Estácio de Sá garante vantagens exclusivas aos estudantes do curso de medicina. Já no programa PraValer EaD, parte dos juros são cobertos pela instituição, visando facilitar o financiamento estudantil e minimizar os gastos para os alunos.

A universidade Estácio ainda dispõe de modelos próprios de financiamento estudantil. A partir deles, os estudantes têm acesso a inúmeras vantagens sobre pagamentos de mensalidades, descontos e prazos. Tudo com muita agilidade e pouquíssima burocracia.

Qual a vantagem do financiamento estudantil da Estácio de Sá?

Além de prezar sempre pela melhor educação para seus alunos, a Estácio de Sá busca, também, facilitar a vida do estudante. O acesso ao ensino superior não precisa ser um sonho distante e inatingível. Cada vez mais, novos modelos vêm sendo criados para facilitar o acesso de todos à um ensino de qualidade.

Por isso, a Universidade Estácio oferece opções de financiamento público e privado para que o aluno escolha aquela que melhor se adapta à sua realidade. Assim, o sonho se torna acessível para todos.

Quer saber mais sobre o mundo universitário e assim ter mais conhecimento para fazer a melhor escolha sobre o seu futuro? Então, acesse o nosso blog e confira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui