Com tanta distração no dia a dia, às vezes fica difícil focar nos momentos de estudo. Acontece de você começar algo e dar aquele comichão de olhar o celular ou pegar uma água, sem mesmo estar com sede? A procrastinação atrapalha, isso sem falar nas distrações. Nesse cenário é normal se questionar: como se concentrar nos estudos?

Essa situação é complicada porque cada pessoa tem uma razão diferente para a dificuldade. Por exemplo, muitos estudam no formato EAD e acabam deixando as coisas de casa atrapalharem, ou olham muito o celular enquanto rola a aula.

Mas existem algumas atitudes que você pode introduzir na sua vida para conseguir driblar o problema. São pequenos ajustes e alguns deles são bem simples. Mas acredite, muito eficazes, especialmente para quem escolheu a modalidade EAD. Continue lendo o texto e entenda como se concentrar nos estudos.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia também: Como melhorar o desempenho acadêmico na faculdade?

Como se concentrar nos estudos: 6 dicas excelentes

1. Se desconecte

Essa você já deve ter ouvido dos professores ou na internet mesmo. Desligue os aparelhos eletrônicos. Eles tiram atenção porque, no fim, são programados para nos deixarem conectados o máximo possível.

O bom é que existem algumas artimanhas para conseguir se desconectar. A primeira é a mais óbvia, desligar o aparelho. Porém, alguns celulares dão a chance do usuário ligar o “Modo de Foco”, onde você bloqueia as notificações de determinados aplicativos. Essa opção é ótima pois você consegue escolher as plataformas para silenciar.

Assim, quando der aquela vontade de olhar o feed, você pega o celular, vê tudo bloqueado e lembra que é hora dos estudos!

2. Defina um horário

Outra dica interessante é definir um momento de estudo e concentração. Se você está no modelo EAD, por exemplo, pode acessar as aulas quando quiser, então tem mais flexibilidade para escolher um bom horário.

Ao fazer isso, o seu cérebro vai conseguir manter o foco com mais facilidade. Assim, a disciplina na hora do estudo é mais eficiente. Por exemplo, você definiu estudar todos os dias, às 20h. Quando esse momento chegar, você entra num modo de foco próprio, pois aquele é o momento de concentração máxima.

3. Organize o que for estudar

O ideal na hora de criar um cronograma de estudo é tentar intercalar as matérias.POr exemplo, se estiver estudando uma temática com números, ou seja, de ciência exata, a próxima matéria deve ser de outro tipo, como linguística. Organizar e intercalar vai dar um descanso para o cérebro e ajudar a fixar o conteúdo.

Claro, existem faculdades mais focadas em um tipo de matéria do que outras, mas ainda assim dá pra organizar por temáticas e facilitar o processo.

4. Tenha um local fixo

Escolha um lugar da casa exclusivamente para estudar. Pode ser a mesa do seu quarto, um escritório isolado, não importa. Porém, ele precisa ser bem iluminado e tranquilo. Além do mais, não dá pra ser muito confortável, então nada de estudar na cama.

Definir um local funciona como ter um horário fixo. Você entra naquele espaço já sabendo que ele funciona exclusivamente para a faculdade. Um dica extra é avisar parentes ou parceiro(a) para não entrar no local, evitando interrupções contínuas.

5. Revise o conteúdo de cada aula

Depois de finalizar um módulo ou terminar aquela aula densa, tire um tempo para revisar cada detalhe. Faça um resumo, de preferência escrito à mão, utilizando marca texto ou qualquer artifício para destacar o mais importante.

O legal é fazer depois de terminar a aula, para fixar o conteúdo. Porém, é interessante reler os pontos principais antes de iniciar outra matéria. A partir disso, você consegue começar um novo módulo com conceitos anteriores ainda frescos na memória.

6. Escolha uma modalidade que encaixe no seu perfil

Acontece da dificuldade de concentração estar ligada à modalidade escolhida para fazer a faculdade. Cada perfil tem uma demanda, mas também cada pessoa se adapta melhor a um estilo, então é importante saber qual o modo perfeito para você.

Se o EAD é a melhor opção, opte por boas universidades, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e com boas avaliações. Além do mais, pesquise a grade curricular e quem ministra as aulas na graduação. Se os professores são reconhecidos e com bons currículos, a chance da aula ser mais dinâmica é maior.

No fim, ao saber a modalidade ideal e escolher uma boa universidade, terá mais interesse e vai conseguir acompanhar os conteúdos com mais facilidade, além de compreender como se concentrar nos estudos.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia mais: Pós EaD: 8 estratégias para organizar a sua rotina e aproveitar o seu curso

Curtiu as dicas de como se concentrar no estudos?

Mas é claro que as dicas não funcionam sozinhas! O aluno deve se esmerar e tentar ao máximo cumprir o proposto na hora dos estudos. Talvez alguma não encaixe com o seu perfil e tá tudo certo. Entretanto, tente pôr em prática pelo menos algumas dessas opções, elas com certeza vão te ajudar de alguma forma.

Esse texto te ajudou? Siga lendo o nosso blog. Tem outras dicas como essas, além de informação de qualidade sobre graduação, pós-graduação e educação de forma geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui