Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
Você já ouviu falar do curso de Ciências Exatas? Por mais que muita gente tenha conhecido apenas como área de conhecimento, existe um curso específico de Ciências Exatas. A Estácio oferece essa graduação e tem aberto as portas para um promissor mercado de trabalho a muitas pessoas interessadas.
O curso de Ciências Exatas nada mais é do que um curso que envolve as principais disciplinas na área, que são: física, química, matemática, além das suas sub-divisões.
Você gosta de, acima de tudo, lidar com números e tem um raciocínio lógico? Gosta de inovações tecnológicas? Gosta de resolver problemas matemáticos envolvendo essas inovações tecnológicas?
Talvez esse curso seja pra você! Fique por dentro de tudo sobre mais esse curso que a Estácio oferece e também como e onde atuam os profissionais dessa área.
Leia mais: Estácio graduação flex: 6 cursos de exatas nessa modalidade
Curso de Ciências Exatas da Estácio
O curso de Ciências Exatas da Estácio é um curso na modalidade à distância, que você pode estudar qualquer hora e de qualquer lugar. Ele tem duração de 3 anos. É um curso generalista, voltado para o mercado de trabalho.
Tem como objetivo formar profissionais que apresentem postura crítica, intuitiva e imaginativa. Além disso, incentiva o estudante no desenvolvimento da criatividade e na capacidade de resolver problemas e interpretar dados.
Todas essas características fazem parte da demanda atual de profissionais, tanto em nível nacional como regional no país, o que faz com que o curso se torne uma opção atrativa para ingressar no mercado.
Profissional com visão ampla
Em primeiro lugar, o profissional de Ciências Exatas adquire uma uma visão ampla, humanística e abrangente. Dessa maneira, pode atuar em mais mercados, não somente no desta formação. Pode também especializar-se, seja em uma segunda graduação ou em uma pós-graduação.
Muitos estudantes de Ciências Exatas acabam complementando sua formação ingressando em um curso de engenharia na sequencia, ou um bacharelado em física ou matemática. Ou ainda, um mestrado em uma dessas áreas. Isso faz com que a empregabilidade do curso aumente.
De matemática a filosofia
A base do curso, como já mencionamos são a física, matemática e química, ou seja, as chamadas ciências exatas, uma das mais antigas do mundo. Inclusive, foi por conta das ciências exatas que o homem conseguiu grandes feitos na antiguidade, como a construção das pirâmides do Egito, por exemplo. Essas ciências tem como objetivo melhorar o ambiente.
Durante o curso, o estudante vai ter contato com uma variedade de disciplinas, desde as básicas das ciências exatas, até negócios, filosofia e história.
Conheça a grade curricular do curso de Ciências Exatas da Estácio:
Grade Curricular
- Física Experimental I;
- Matemática Básica;
- Probabilidade e Estatística;
- Tecnologia e Novas Mídias;
- Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão;
- Algorítimos;
- Bioestatística;
- Cálculo I:
- Inovação Tecnológica;
- Matemática Computacional;
- Modelagem de Sistemas;
- Oficina de Redação em Língua Inglesa: Textos Técnicos;
- Trigonometria;
- Biofísica;
- Cálculo Vetorial e Geometria Analítica;
- Cenários de Tecnologia da Informação;
- Geometria Analítica e Álgebra Linear;
- Gestão da Comunicação e da Informação;
- Gestão do Conhecimento;
- Inteligência Artificial;
- Modelagem 3D;
- Tecnologia da Informação e Comunicação;
- Astronomia;
- Eletricidade;
- Eletrodinâmica Clássica;
- Eletromagnetismo;
- Física Aplicada às Novas Tecnologias;
- Física Computacional;
- Fundamentos da Física I, II, III e IV;
- Física Estatística e Matéria Condensada;
- Informática no Ensino de Física;
- Introdução às Ciências Físicas;
- Mecânica Quântica I;
- Números Complexos e Equações Algébricas;
- Análise Combinatória;
- Biotecnologia e Propriedade Industrial;
- Biotecnologia e Propriedade Intelectual;
- Comportamento Aplicado às Mídias Digitais;
- Física Teórica Experimental III;
- Fundamentos de Jogos Digitais;
- Gestão de Segurança da Informação;
- Lógica Matemática;
- Marketing Digital;
- Negócios Eletrônicos;
- Trabalho de Conclusão de Curso;
- Ciências e Educação Ambiental;
- Filosofia da Ciência;
- Filosofia, Ética e Cidadania;
- História da Educação;
- História Natural e do Conhecimento Científico;
- Língua Espanhola – Estrutura Básica;
- Teoria da História;
- Metodologia da Pesquisa;
- Teoria do Conhecimento;
- Teoria dos Números.
Mercado de trabalho para Ciências Exatas
Antes de mais nada, o mercado de trabalho para Ciências Exatas é bem amplo. Poderá atuar tanto em instituições públicas quanto privadas onde exija-se profissional capaz de dominar os conteúdos, leis e princípios das áreas científicas tratadas no curso. São essas: Matemática, Física e Tecnologias da Informação.
Além de compreender as suas inter-relações. Essas podem ser aplicadas nos mais diversos ramos, até na medicina e nas outras áreas da saúde.
O profissional poderá avaliar criticamente os aspectos matemáticos, físicos, tecnológicos, sociais e éticos relacionados a atuação da abrangente área das Ciências Exatas. Além disso, poderá atuar na interconexão dos diferentes papéis sociais que as grandes áreas que compõem as Ciências Exatas possuem, principalmente na compreensão da construção histórica de suas análises.
Poderá demonstrar domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios que envolvem as grandes áreas que compõem as Ciências Exatas, como laboratórios matemáticos, físicos e de tecnologia da Informação.
Desenvolvimento de pesquisas
Também poderá desenvolver pesquisas, tendo inclusive, o conhecimento das técnicas de coleta de dados, produção e análise de gráficos, em qualquer área das Ciências Exatas e Tecnologias. Dessa maneira, poderá criar, desenvolver, compreender e divulgar conhecimento.
Além disso, poderá atuar na compreensão das análises matemáticas e físicas, quantitativas e qualitativas, além de saber manipular os métodos clássicos e instrumentais de suas aplicações.
Enfim, o profissional poderá manipular os recursos da tecnologia da informação e comunicação necessárias para a sua prática profissional. Além de manter-se atualizado perante o desenvolvimento do conhecimento, conforme divulgação científica recente, na área de Ciências Exatas e Tecnologias.
Para quem optar pelo curso de licenciatura em Ciências Exatas, existe a possibilidade de atuar em sala de aula de colégios públicos e privados. Esse profissional pode dar aulas sobre todas as formações do seu curso, como matemática, física e química para os alunos do fundamental e médio.
Leia também: Conheça 10 opções de profissões para trabalhar sozinho
Perfil do profissional de Ciências Exatas
Como já mencionamos, é fundamental uma certa familiaridade com números, afinal o curso inteiro é baseado neles. E, primeiramente, é bom gostar deles! Já que os cálculos estarão presentes durante toda a vida profissional.
Além disso, é necessário raciocínio lógico e também é sempre bom ter objetividade. O profissional de Ciências Exatas pode lidar com inúmeras variáveis em laboratórios, por exemplo. Ter a capacidade de ser objetivo pode reduzir bastante o tempo de estudo.
Sem dúvida, outro interesse necessário é na tecnologia. Por conta disso é importante sempre manter-se sempre atualizado no que há de novo nessa área. Em síntese, saber trabalhar tanto de forma independente quanto em equipe também são características bem vindas.
Porém, por mais lógico que pareça, o perfil do profissional vai além das disciplinas relacionadas aos números. É necessário que ele seja observador, saiba fazer uma boa pesquisa e análise crítica para que possa oferecer boas soluções.
É preciso principalmente ser criativo, curioso, ter capacidade de pensar e imaginar novas soluções, além de ter um perfil crítico. Só assim poderá ser um profissional de Ciências Exatas mais completo e que vai ter capacidade de inovar e colaborar com o progresso da sociedade.
Agora, como fazer para ingressar no curso de Ciências Exatas da Estácio? Acompanhe.
Como ingressar no curso de Ciências Exatas da Estácio
A Estácio conta com várias maneiras de ingresso na universidade. Conheça agora:
- Enem: você pode usar a sua nota do Enem para ingressar na universidade. Dessa maneira não é necessário fazer a prova do vestibular e você tem descontos durante todo o curso, dependendo da sua nota. O mínimo de bolsa oferecida por essa modalidade é de 40% para todo o curso, podendo chegar a 100% no primeiro semestre e 50% nos demais conforme a pontuação. Quanto maior sua nota, maior seu desconto;
- Vestibular on-line: você faz a prova do vestibular sem sair de casa, não paga a inscrição e ainda ganha bolsa de até 30% durante o curso todo;
- Transferência: se você faz faculdade em alguma outra instituição, pode transferir para a Estácio e ainda ganha bolsa de até 70% durante o curso todo;
- Segunda graduação: essa é para quem já tem um diploma de curso superior. Para fazer uma segunda graduação na Estácio você não precisa fazer vestibular e ainda ganha bolsa de até 40% de desconto.
Não perca mais tempo e matricule-se já no curso de Ciências Exatas da Estácio. Continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre cursos, mercado de trabalho e dicas como essa!
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!