Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
A era digital em que vivemos transformou completamente a comunicação social. Por causa disso, existe um mercado de trabalho em constante expansão para os que pretendem ingressar em um curso de Publicidade e Propaganda.
A representatividade do publicitário aumentou. As formas para esse profissional aplicar seus conhecimentos se tornaram inúmeras devido à infinidade de ambientes disponíveis na internet e sua incrível abrangência. Os meios digitais alcançam cerca de 127 milhões de brasileiros.
Toda essa revolução tecnológica quebrou as fronteiras físicas no mundo dos negócios e abriu novos horizontes para as empresas, ampliando, por sua vez, as possibilidades de atuação do publicitário. Se você se interessa por essa área, confira neste texto mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda e o mercado para esses profissionais.

Qual deve ser o perfil do profissional formado em Publicidade e Propaganda?
No cenário das pessoas conectadas, as empresas estão desafiadas a, a cada novo dia, desenvolverem novas estratégias de comunicação para alcançarem os seus públicos e conseguirem apresentar seus produtos e/ou serviços.
Esses fatores criam oportunidades para os profissionais envolvidos com a divulgação de produtos e serviços. Assim, publicitários são estimulados, em todos os estados do Brasil e mundo afora, a investirem em atualização constante. A facilidade do trabalho remoto trazida pela tecnologia também possibilita que esses profissionais prestem serviços para qualquer empresa e em qualquer parte do planeta.
Se você pretende fazer um curso de Publicidade e Propaganda, você deve estar preparado para entender muito sobre o comportamento humano. Para atuar no mercado de trabalho dessa profissão, é preciso conhecer bem os hábitos de consumo das pessoas e quais ferramentas de comunicação serão usadas para que você chegue até elas com eficácia.
Para contemplar essas habilidades, a grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda possui uma combinação entre disciplinas de Ciências Humanas e outras disciplinas técnicas e específicas, como Redação, Fotografia e Computação Gráfica.
Essa característica multidisciplinar do curso visa garantir que os profissionais da área consigam criar campanhas e conteúdos e, após isso, controlar, analisar e avaliar os resultados das estratégias de comunicação usadas para atingir o público-alvo de seus clientes.
Ficou interessado? Então vamos conhecer mais sobre este curso!
Habilidades
Como as habilidades do publicitário são desenvolvidas no curso de Publicidade e Propaganda
O curso de Publicidade e Propaganda é um bacharelado, com duração média de 4 anos, disponível na Estácio em todos os períodos (manhã, tarde e noite). Esse curso também pode ser feito a distância em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) utilizados nas graduações EaD.
Esse curso requer de seus alunos criatividade, interesse por tendências, novidades, comportamento das pessoas, direcionamento e foco para planejamento estratégico, além de algumas habilidades com números.
Na área de Ciências Humanas, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda estudam sobre Gestão, Marketing, Hábitos de Consumo, Empreendedorismo, Perfis Demográficos e outros assuntos. Na parte das disciplinas técnicas, são ensinados conhecimentos ligados à Economia, Finanças, Estatística e outras áreas de Administração direcionadas ao foco principal do curso.
O conteúdo prático dessa formação possui uma intensa carga horária em laboratórios para os estudantes desenvolverem suas habilidades na criação de comerciais de rádio, TV e digitais, na produção de ensaios fotográficos e em outras técnicas e funções realizadas por um publicitário.
Grade curricular
Conheça melhor a grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda
Veja agora a grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Estácio de Sá e saiba se você realmente está preparado e acredita que essa é a formação ideal para seu perfil de habilidade e conhecimentos.
Para concluir essa formação, o aluno deve cursar 65 disciplinas, incluindo matérias obrigatórias, eletivas e optativas. Essas disciplinas são divididas em 8 períodos (semestres). Além das horas-aula, o curso prevê 320 horas de atividades complementares, totalizando uma carga horária de 2.672 horas quando somados o total de horas mínimas + eletivas + atividades complementares + estágio fora da matriz.
Se você ficou interessado por esse curso, vale conferir toda a grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda da Estácio:
1º Período (Semestre) – 6 disciplinas
- Língua Portuguesa – Obrigatória
- Fundamentos das Ciências Sociais – Obrigatória
- Introdução à Fotografia Obrigatória – Obrigatória
- Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional – Obrigatória
- Introdução às Profissões em Comunicação – Obrigatória
- Comunicação Empresarial Integrada – Obrigatório
2º Período (Semestre) – 6 disciplinas
- Computação Gráfica e Editoração Eletrônica – Obrigatória
- História da Mídia – Obrigatória
- Português Instrumental – Obrigatória
- Técnicas de Fotografia Publicitária – Obrigatória
- Fundamentos de Economia – Obrigatória
- Comunicação e Semiótica – Obrigatória
3º Período (Semestre) – 6 disciplinas
- História da Cultura e da Sociedade no Mundo Contemporâneo – Obrigatória
- Teorias da Comunicação – Obrigatória
- Filosofia , Ética e Cidadania – Obrigatória
- Redação Publicitária e Mídias Gráficas – Obrigatória
- Mídia – Obrigatória
- Criação Publicitária – Obrigatória
4º Período (Semestre) – 6 disciplinas
- Direção de Arte em Publicidade e Propaganda Obrigatória
- Produção Gráfica – Obrigatória
- Planejamento e Gestão do Processo Publicitário – Obrigatória
- Fundamentos de Marketing – Obrigatória
- Comportamento do Consumidor – Obrigatória
- Comunicação Comunitária – Obrigatória
5º Período (Semestre) – 7 disciplinas
- Comunicação e Marketing – Obrigatória
- Comunicação e Política – Obrigatória
- Cultura Empreendedora – Obrigatória
- Estética e História da Arte Contemporânea – Obrigatória
- Redação Publicitária – Mídias Audiovisuais – Obrigatória
- Planejamento e Organização De Eventos – Obrigatória
- Cultura das Mídias – Obrigatória
6º Período (Semestre) – 14 disciplinas
- Mídias Digitais – Obrigatória
- Comunicação nas Empresas – Eletiva
- Cultura Brasileira – Eletiva
- Desenvolvimento de Produtos e Marcas – Eletiva
- Direitos Humanos – Eletiva
- Acordos de Cooperação Internacional – Eletiva
- Educação Ambiental – Eletiva
- Marketing Para o Terceiro Setor – Eletiva
- História dos Povos Indígenas e Afro-descendentes – Eletiva
- Transformações Globais e Relações Internacionais – Eletiva
- Produção Audiovisual – Obrigatória
- Projeto Experimental – Campanha de Produto – Obrigatória
- Ética e Legislação Publicitária – Obrigatória
- Pesquisa de Opinião e Mercadológica – Obrigatória
7º Período (Semestre) – 7 disciplinas
- Metodologia da Pesquisa – Obrigatória
- Design e Multimídia – Obrigatória
- Arquitetura da Informação – Obrigatória
- Projeto Experimental – Promoção de Vendas e Merchandising – Obrigatória
- Seminários Integrados em Publicidade e Propaganda – Obrigatória
- Tópicos em Libras:Surdez e Inclusão – Optativa
- Projeto Experimental – Campanha de Produto – Obrigatória
8º Período (Semestre) – 13 disciplinas
- Projeto Experimental – Plano de Neg. em Comunicações – Obrigatória
- Educação e Economia Política – Eletiva
- Competências Gerenciais – Eletiva
- Economia do Meio Ambiente E Financ. De Projetos – Eletiva
- História Econômica Geral – Eletiva
- Psicologia da Comunicação – Eletiva
- Sustentabilidade – Eletiva
- Tecnologia da Informação – Eletiva
- Tcc em Publicidade e Propaganda – Obrigatória
- Publicidade Multimeios – Obrigatória
- Tópicos Especiais em Comunicação – Obrigatória
- Webdesign – Obrigatória
Como você pôde ver, a grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda da Estácio é extensa e muito diversificada. É importante saber, no entanto, que essa grade pode variar de acordo com as unidades da universidade e as regiões do País.
Todo o conteúdo do curso tem por objetivo garantir que se formem publicitários dinâmicos e flexíveis, que consigam se adaptar às constantes mudanças do mercado transformado digitalmente. Com essa formação, os profissionais estarão preparados para todas as oportunidades que surgirem, sempre respeitando o valor de todos os seres humanos e entendendo como eles se comportam e reagem às campanhas, conteúdos e outros formatos de comunicação.
Mercado de Trabalho
Como é o mercado de trabalho para quem faz Publicidade e Propaganda?
O publicitário é um profissional multitarefas e observador, uma vez que o mercado atual da publicidade é extremamente amplo e tem tudo a ver com tecnologia e internet. Somente dentro das agências, local onde se encontra a maior parte desses profissionais, é possível atuar em seis funções diferentes: atendimento, mídia, criação, produção de conteúdo, planejamento e gestão de projetos.
Mas as possibilidades de atuação do publicitário não param por aí. Esse profissional pode, ainda, aplicar suas habilidades nos departamentos de marketing dentro ou fora de empresas privadas, assim como em departamentos de comunicação de qualquer órgão público.
O publicitário encontra ainda oportunidades em veículos de comunicação, em estúdios e em produtoras. Também existe um espaço muito grande no mercado para os que desejam atuar como autônomos, prestando assessoria e/ou serviços pontuais para empresas, como o desenvolvimento de campanhas publicitárias.
A Reforma Trabalhista modificou as condições de terceirização de serviços e abriu um enorme espaço para agências de micro e médio porte. Essas empresas podem, agora, direcionar suas equipes para atendimentos específicos ou até serem responsáveis por todo um setor de marketing de uma empresa.
Salário
Como é a média salarial dos profissionais formados no curso de Publicidade e Propaganda?
A média de salário que um publicitário recebe ainda varia muito de acordo com as regiões do Brasil. Entre os estados da federação, Santa Catarina destaca-se com as melhores oportunidades, principalmente no segmento de marketing digital.
Além disso, fatores como qualificações, especializações, experiência do profissional e tamanho das empresas contratantes também alteram o valor dos salários.
De acordo com dados coletados e compartilhados pela Catho, os publicitários podem ter salários entre R$ 1.000 e R$ 3.500, sendo a média nacional de salário para esse profissional, em início de carreira, de R$ 1.846.
Para os estudantes da área, os salários dos estágios podem variar entre R$ 796 e R$ 856. Os cargos de assistente oferecem salários entre R$ 1.300 e R$ 1.460. Analistas recebem até R$ 2.200, enquanto cargos de coordenação, gerência e diretoria apresentam salários médios entre R$ 1.888 e R$ 6.181.
O mercado de trabalho para as pessoas que fizeram o curso de Publicidade e Propaganda é dinâmico e extremamente competitivo. Isso faz com que as oportunidades sejam desafiadoras para os profissionais que estão no início de carreira.
A seguir, apresento uma tabela com algumas informações gerais sobre os salários de profissionais de Publicidade e Propaganda com base em pesquisas salariais realizadas no Brasil:
Cargo | Média Salarial |
---|---|
Analista de Marketing Digital | R$ 3.800,00 |
Analista de Mídia | R$ 3.400,00 |
Assistente de Marketing | R$ 2.300,00 |
Coordenador de Marketing | R$ 6.100,00 |
Diretor de Criação | R$ 11.000,00 |
Diretor de Arte | R$ 7.200,00 |
Gerente de Marketing | R$ 7.200,00 |
Gerente de Produto | R$ 8.200,00 |
Redator Publicitário | R$ 5.200,00 |
Supervisor de Marketing | R$ 5.200,00 |
Lembre-se de que esses valores são apenas uma referência e que o salário de um profissional de Publicidade e Propaganda pode variar significativamente dependendo de fatores como experiência, formação, habilidades, desempenho, localização e setor de atuação.
Apesar disso, é fato que, quando os passos certos são dados, o publicitário pode decolar em sua carreira, tendo grande sucesso profissional, boa renda e salários altos. Também não é novidade que as melhores oportunidades se encontram no meio digital, principalmente nas mídias sociais e na gestão de marcas nos ambientes digitais, marketplaces e e-commerce.
Outro espaço recentemente aberto, geralmente para publicitários experientes, é o segmento de coaching. Nesse caso, o profissional pode atuar com consultorias, no desenvolvimento de novas habilidades para as equipes de marketing de outras empresas, dando palestras ou até aulas a distância.
Como você pôde ver, a transformação digital e o acesso massivo à internet que o mundo proporciona abriram uma infinidade de caminhos que podem ser seguidos pelos publicitários. Neste momento, os profissionais da área podem trabalhar em diversas modalidades de contrato e em todos os segmentos de mercado. Afinal, nenhuma empresa vende nada sem investir em propaganda, não é mesmo?
Agora que você sabe como é a grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda, que tal fazer sua inscrição nessa faculdade? Clique aqui e comece hoje mesmo a sua trajetória de sucesso nessa área com a ajuda da Estácio! Para saber mais sobre outros cursos e dicas de carreira, continue navegando pelo nosso blog.
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!