Se você é vestibulando provavelmente já se perguntou: “o que zera a redação do Enem”?Em primeiro lugar é importante frisar que a sua preocupação é pertinente, tendo em vista que em 2020, das 2,7 milhões de redações, apenas 28 participantes tiraram a nota máxima.

Por outro lado, de acordo com o balanço do Ministério da Educação (MEC), 87.567 tiraram zero na redação, o que equivale a 3,22%. Segundo o Inep, neste mesmo ano, a nota média da dissertação foi de 588,74, lembrando que a avaliação pode variar de 0 a 1000.

Entenda com este conteúdo que preparamos tudo o que zera a redação do Enem, quais as consequências se isso acontecer e o que você pode fazer para evitar esse problema.

Boa leitura!

Leia mais: Para que serve o Enem? 5 formas de usar a nota!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

O que a banca examinadora analisa para zerar a redação do Enem?

Como você deve imaginar, o Exame Nacional do Ensino Médio ou Enem é considerado hoje a maior avaliação do país para conquistar o tão sonhado diploma de curso superior.

As notas atingidas no exame servem para ingressar nas universidades públicas ou particulares de todo o país e para conseguir incentivo através de programas educacionais governamentais.

Porém, não basta ir bem nas questões objetivas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Para obter sucesso no exame, também é preciso organizar e elaborar um texto dissertativo argumentativo e evitar cometer os deslizes abaixo.

Fuga do tema

Acredite se quiser, mas um dos motivos que mais zera a redação do Enem é a fuga do tema. Em outras palavras, o candidato não interpreta de forma correta o que é pedido no texto motivador e acaba se perdendo na hora de fazer a redação.

Por isso, antes de começar a escrever de fato leia e releia o enunciado até ter certeza de que entendeu e interpretou corretamente qual foi o tema solicitado.

Não atendimento ao tipo textual

Diferente de outros vestibulares, a banca examinadora do Enem pede sempre uma redação dissertativa argumentativa.

Ou seja, é apresentada uma frase-tema, geralmente de um problema social atual do Brasil e você deverá fazer uma proposta de intervenção.

A estrutura desse tipo textual é composta por: uma tese, argumentos e por fim a sua ideia de intervenção.

Não obedecer essa estrutura também é um dos motivos que zeram a redação do Enem.

Extensão do texto insuficiente

Outro requisito exigido pelo exame é que a redação tenha entre 7 e 30 linhas.

Qualquer redação que tenha menos linhas que o mínimo é zerada pelo corretor.

Uma dica importante para você conseguir uma boa nota, segundo especialistas, é fazer um texto acima de 20 linhas.

Veja: Enem digital: como funciona? Tudo sobre o exame aqui!

Cópia do texto motivador

Para não zerar a redação, também evite fazer cópia de trechos do texto motivador ou de qualquer outro trecho do exame.

É permitido que você utilize dados estatísticos do texto, por exemplo, mas fique atento para não exagerar na dose e o corretor interpretar como cópia.

Formas propositais de anulação

Se você está lendo esse texto, provavelmente está preocupado com seu futuro profissional, deseja alcançar uma nota alta no Enem e ingressar em uma faculdade. Certo?

Mas acredite se quiser que há candidatos que se deslocam até o local da aplicação da prova, fazem o exame e na hora da redação praticam formas propositais de anulação.

São desenhos, receitas, piadas e outros absurdos que, claro, também fazem com que o candidato tire zero na redação.

Parte desconecta do tema proposto

Para ir bem na redação do Enem, é importante que o seu texto tenha organização e raciocínio lógico.

Por exemplo, vamos supor que o tema central seja: “O aumento da violência contra as mulheres no Brasil”.

No decorrer do texto você pode citar outras formas de violência como contra idosos, crianças ou animais, desde que você fale mais sobre a violência contra a mulher.

Dependendo da sua linha de raciocínio você poderá citar algo sobre a independência financeira das mulheres, empreendedorismo feminino, direitos alcançados, ingresso da mulher no mercado de trabalho, etc.

Claro que o foco deverá ser o tema solicitado. Mas todos esses assuntos se interligam com o universo feminino e podem ser uma das soluções, tendo em vista que infelizmente algumas mulheres dependem financeiramente do parceiro e acabam se sujeitando à violência.

Porém, não faria sentido nenhum você citar na redação os cuidados que a sociedade deve ter o com o meio ambiente, por exemplo.

Desrespeito aos direitos humanos

Você, como vestibulando, também deve ficar bem atento no que diz respeito aos direitos humanos, principalmente na hora de fazer uma proposta de intervenção.

Citando o exemplo de tema proposto no item anterior sobre “O aumento da violência contra as mulheres no Brasil”, embora essa e outras temáticas que envolvem violência causem muita revolta, é importante pensar nos direitos humanos.

Sugerir medidas drásticas como prisão perpétua, pena de morte, castração, não são permitidas pelos direitos humanos e também podem anular a sua redação do Enem.

Em vez disso, o ideal é sugerir reclusão da sociedade com prisão, trabalho comunitário, entre outros.

Folha de redação em branco

Também fique muito atento à folha de redação. Na hora da aplicação da prova são entregues tanto a folha de rascunho, quanto a folha oficial da redação.

Assim que terminar de fazer seu rascunho, passe a limpo na folha oficial, assim você não corre o risco de esquecer e zerar a redação do Enem.

O que acontece se eu zerar a redação do ENEM?

Certamente você está se perguntando agora: “Mas o que acontece se eu tirar zero na redação do Enem?”.

Primeiramente, é importante que você saiba que a sua média na prova será muito impactada, mesmo que você tenha conseguido ótimas notas nas provas objetivas, zerar a redação irá diminuir muito a sua média.

O problema é que a maioria das universidades públicas e privadas usam a nota do Enem como base e tem uma nota mínima de corte para ingressar nas graduações.

Além disso, você não poderá concorrer a programas governamentais de incentivo a educação, como Sisu, Fies e ProUni.

Entenda como esses programas funcionam:

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação) e funciona com uma espécie de vestibular gigante. O seu intuito é selecionar candidatos para vagas em faculdades públicas.

O sistema é informatizado e os candidatos são escolhidos conforme sua pontuação no Enem.

Como pode imaginar, o programa é altamente concorrido e para conseguir uma vaga você deverá:

  • Ter feito a última edição do Enem;
  • Não ter zerado a redação.

Fies

Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) tem como objetivo financiar cursos superiores para estudantes. O financiamento pode ser feito de forma integral ou parcial. Para ter direito ao programa você deverá:

  • Ter feito o Enem, a partir de 2010;
  • Ter obtido média das notas das questões a partir de 450;
  • Não ter zerado a redação.

Prouni

O ProUni (Programa Universidade para Todos) foi criado pelo Governo Federal em 2004.

Sua finalidade é fazer com que pessoas de baixa renda tenham acesso a universidades particulares. O programa concede bolsas de 50% e 100% e para concorrê-las você deve:

  • Ter estudado em escolas públicas no ensino médio ou em escolas provadas com bolsas integrais;
  • Média no Enem igual ou superior a 450 pontos;
  • Não zerar a redação.

O que zera a redação do Enem? Veja 5 dicas para não cometer esse erro!

  1. Fique de olho no noticiário da TV e portais da internet. Estar por dentro das atualidades pode te ajudar muito na hora das argumentações;
  2. Escreva bastante. Ultimamente com a internet e redes sociais, nós acabamos deixando de lado o hábito da escrita. Lembre-se, se o corretor tiver dificuldades em entender a sua letra, poderá avaliar mal sua redação;
  3. Treine com propostas de edições anteriores do Enem e até de outros vestibulares. Se sentir seguro poderá te ajudar muito a escrever bem;
  4. Estude ortografia e gramática, pois erros de língua portuguesa não passarão despercebidos pelo corretor;
  5. Treine sua interpretação de texto. Um erro de entendimento pode colocar tudo a perder.

Agora que você já sabe tudo o que zera a redação do Enem, que tal treinar um pouquinho?

Leia mais: Graduação: veja como conseguir bolsa com o Enem na Estácio

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui