A Avaliação Digital da Estácio (AVD) é mais uma ferramenta para medir o desempenho dos alunos, disponível nas disciplinas que utilizam o sistema Aura. Seja você um professor ou estudante da Estácio, é importante saber como a AVD funciona, pois isso pode ser decisivo nas notas.

Conhecer um sistema de avaliação pode parecer um pouco difícil, mas veremos que se trata de um método bastante simples. A AVD aumenta o número de notas lançadas no sistema, o que pode ser ótimo para explorar melhor os conteúdos.

Neste texto, vamos explicar direitinho o funcionamento da AVD para docentes e alunos, assim como as situações em que é possível fazer provas substitutivas de recuperação. Se você não está familiarizado com o sistema Aura, não se preocupe, pois também abordaremos ele aqui!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia mais: Estácio: qual a nota do MEC para a instituição?

O que exatamente é o AVD Estácio?

A AVD é uma Avaliação Digital do sistema Aura, adotado pela Estácio em parte das disciplinas. Ela adiciona uma nova avaliação às duas primeiras, a AV1 e a AV2, normalmente presenciais.

As três avaliações terão o mesmo peso, compondo cada uma delas um terço da nota final. Se você está em dúvida sobre sua média, é só somar todas e dividir o resultado por três.

Na AVD, assim como na AV1 e AV2, também é preciso conseguir mais do que 4 para que o resultado conte na nota final. A média necessária para passar continua sendo 6, então aconselhamos a não deixar abaixo dessa nota nem perder nenhuma das avaliações.

Como funciona a AVD Estácio?

É uma prova que fica disponível em determinado período do semestre. Nela, você escolhe no Banco de Questões do sistema Aura quais vai resolver.

A AVD não demanda agendamento, podendo ser realizada em qualquer momento daquele período disponível no calendário acadêmico, sem necessidade de agendar. Isso pode ser bastante vantajoso, na medida em que você pode adequar a avaliação aos seus horários.

Em que disciplinas se faz a AVD Estácio?

Essa avaliação não é feita em qualquer disciplina da Estácio, mas apenas naquelas que utilizam o sistema Aura. Elas estão sinalizadas com o código ARA no prefixo. Assim, você só precisa conferir o código para saber.

O que fazer se perdi a prova ou tirei uma nota baixa?

Caso algum imprevisto ocorra e você não consiga fazer a prova, ou tire uma nota insuficiente, não se desespere. Você pode fazer uma avaliação substitutiva. São duas as possibilidades:

  • AV3: uma prova para substituir sua menor nota, não importa em qual avaliação;
  • AVDS: uma prova para aumentar sua nota na AVD.

Não é apenas nesses casos, no entanto, que você pode fazer a substitutiva. Ela também é uma oportunidade quando se quer aumentar a própria nota.

Vantagens da AVD Estácio

  • Prova feita na sala de aula virtual da Aura, ou seja, você pode realizar em qualquer lugar;
  • Flexibilidade, pois é possível fazer a prova em qualquer horário;
  • É uma avaliação a mais, você fica menos dependente do desempenho em cada prova.

O que é o sistema Aura?

O modelo Aura é uma ferramenta de ensino semipresencial usada pela Estácio desde 2020. Ele possui 1 crédito digital para três créditos presenciais. Isso significa que 75% do conteúdo será a distância, o que tem algumas vantagens, pois combina a facilidade do EAD com o contato direto com os professores.

O sistema vai, no entanto, além disso. Isso porque ele propõe uma nova integração entre o digital e o presencial no ensino. É um modelo de ensino que propõe elevar a qualidade do semipresencial.

Ele possui conteúdo digital estabelecido e baseado nas diretrizes curriculares nacionais para cada curso. Esse conteúdo é orientado para o desenvolvimento de competências para formar profissionais de qualidade para o mercado de trabalho.

Para os professores, existe maior praticidade no trabalho, pois existem planos de aula que podem ser adequados às demandas e contexto social de cada turma. Para os alunos é maior previsibilidade para programar sua formatura e conteúdo acessível.

MATRICULE-SE EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO COM A QUALIDADE DA ESTÁCIO

Saiba mais: Como se concentrar nos estudos? 6 dicas para focar na faculdade

Conheça melhor a Estácio!

A Estácio de Sá é uma das instituições de ensino superior privado mais tradicionais do país. Trata-se de uma universidade com bastantes recursos, estrutura para diferentes cursos, como bibliotecas, laboratórios e os melhores professores.

Ao mesmo tempo, oferece um gasto relativamente reduzido, que pode ficar ainda menor com as bolsas. Ou seja: é um custo-benefício bastante alto. Fazer uma faculdade na Estácio, dessa forma, é uma ótima para quem quer mudar de vida e fazer um curso superior.

São dezenas de cursos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Assim, é possível achar uma graduação que se adeque à sua rotina. Esteja você procurando a praticidade do EAD ou a profundidade do presencial

Se você quer saber mais sobre graduação e as novidades da Estácio, continue acompanhando nosso blog. Aqui você consegue encontrar muitas dicas para decidir sobre os próximos passos da sua formação!