A composição dos ambientes também influencia em nossa produtividade e bem-estar, já parou para pensar sobre isso? Seja em casa ou no trabalho, decorar e preparar o local para que ele seja mais confortável, bonito e funcional é algo fundamental. Você sabia que essa é a principal atividade desenvolvida pelo profissional formado em Design de Interiores?

O termo “design de interiores” pode ser novo para você, afinal, ele foi oficializado no Brasil no final da década de 1990. Antes, o trabalho do profissional formado nessa área era conhecido apenas como “design”, “decoração” ou “arquitetura de interiores”. Se você se interessa por essa área e quer saber como conseguir uma bolsa para fazer a graduação de Design de Interiores, você está no lugar certo! Confira abaixo mais detalhes sobre essa graduação e saiba como concorrer a bolsas integrais ou parciais na faculdade.

Áreas de atuação para os egressos do curso de Design de Interiores

Ainda que a profissão de designer de interiores, ao menos com esse nome, seja relativamente nova, a boa notícia é que a demanda por profissionais desse ramo é cada vez maior.

Segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em 2019 as vendas de bens de consumo e decoração – como papel de parede, móveis e até a busca por mão de obra especializada nessa área – deve crescer cerca de 32% em relação a 2018. Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD), o setor cresceu quase 500% entre os anos de 2004 e 2014.

Esses e outros dados do setor demonstram que existe muito campo de trabalho, de aperfeiçoamento e para o crescimento de quem se forma em Design de Interiores. Os alunos que se formam nessa área encontram à sua frente um mundo de possibilidades de atuação profissional.

A principal delas, como comentamos antes, é a decoração de ambientes comerciais ou residenciais com o objetivo de torná-los mais confortáveis, funcionais e bonitos.

Há ainda a possibilidade de atuação em empresas de design, na qual o papel do designer é criar móveis planejados, objetos decorativos ou mobiliários exclusivos. Quem se forma no curso de Design de Interiores pode trabalhar ainda no setor hoteleiro, em empresas de propaganda ou com cenografia.

Com tantas possibilidades, o mercado de trabalho absorve rapidamente os profissionais egressos do curso de Design de Interiores. Isso faz com que essa graduação seja uma excelente opção de carreira para quem se identifica com o trabalho do designer de interiores.

Conteúdos que você irá aprender na graduação de Design de Interiores

 

O curso de Design de Interiores da Estácio tem cinco semestres, ou seja, dois anos e meio de duração. Nessa formação o aluno estará focado, desde o primeiro semestre, em disciplinas que incentivam a prática projetual.

Assim, optando por essa formação, o acadêmico aprenderá a projetar espaços, mobiliários e objetos. Depois de formado, poderá atuar no desenvolvimento de pesquisas de tendências de comportamento, estudando cores, formas, texturas, acabamentos, plantas baixas, cortes e perspectivas.

Entre as disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso de Design de Interiores podemos citar: Desenho de Observação; Fundamentos do Design; Design, Sociedade e Cultura; Metodologia de Projeto em Design; Representação Gráfica; Semiótica Aplicada ao Design; Ecodesign, Sustentabilidade e Inovação; Interiores Residenciais; Conforto Ambiental; Ergonomia Informacional e Usabilidade; Interiores Comerciais e Corporativos.

Oportunidades de bolsas de estudo para o curso de Design de Interiores na Estácio

 

A Universidade Estácio de Sá oferece graduação em Design de Interiores, tanto na modalidade presencial quanto a distância – o que for melhor para você!

Tão importante quanto disponibilizar esse curso nessas duas modalidades são as políticas de bolsas de estudo da Estácio. Com elas, você pode conseguir uma boa bolsa de estudos para essa graduação durante todo o período de matrículas.

Mas fique atento a um ponto importante: as regras e descontos variam de acordo com as unidades da Estácio e a modalidade de ensino escolhida. Os descontos das bolsas também não poderão ser utilizados quando há contratação de parcelamento ou financiamento sem juros. Além disso, as bolsas não são cumulativas.

Confira mais informações sobre os tipos principais de bolsas oferecidas pela Estácio:

– Enem:

Ao utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não é necessário fazer o vestibular para se matricular nos cursos da Estácio. Além disso, a sua nota pode significar bolsas de estudo a partir de 40% do valor do curso até 100% das mensalidades. Para isso, as notas devem ser de no mínimo 300 pontos na redação e de mais de 100 nas questões objetivas. Essa possibilidade de bolsas pode ser acessada por candidatos que fizeram as provas do Enem em qualquer ano.

– Vestibular:

As inscrições para o vestibular da Estácio são gratuitas. Através dessa forma de ingresso você pode ganhar bolsas de estudo de até 30%. Nas edições especiais de vestibular realizadas algumas vezes por ano, o chamado Megavestibular, você pode concorrer a bolsas de até 100%.

– Transferência externa:

Ao transferir seu curso de outra instituição de ensino para a Estácio, você consegue, automaticamente, bolsa de até 55%. Importante dizer, contudo, que esse benefício não é válido para transferências entre unidades que integram o grupo Estácio.

– Segunda graduação:

Se você já tem diploma de ensino superior, não precisa fazer vestibular para se matricular nos cursos da Estácio. Além disso, você já parte com uma bolsa de estudo de até 40% e ainda pode aproveitar créditos obtidos pela sua antiga formação.

Além dessas “bolsas padrão”, que podem beneficiá-lo na graduação de Design de Interiores, a Estácio conta ainda com algumas campanhas específicas que oferecem bolsas de estudo especiais. Essas oportunidades são periódicas, então é importante que você fique de olho no nosso site para saber quando ocorrerão as próximas.

Conseguiu entender o que você irá estudar e como atuará no mercado de trabalho se escolher o curso de Design de Interiores? Então aproveite as oportunidades de bolsas de estudo da Estácio e conquiste o seu diploma de ensino superior de forma facilitada. Inscreva-se agora mesmo no nosso curso de Design de Interiores e comece a sua carreira de sucesso!