Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
Passou no processo seletivo do ProUni (Programa Universidade para Todos) e agora não sabe quais documentos são necessários para se matricular? Calma que vamos te ajudar a realizar o seu sonho de cursar uma graduação. Primeiramente, é natural não saber quais documentos do ProUni levar. No entanto, como os prazos são curtos é bom você ficar ligado para não perder a oportunidade da vaga.
Na verdade, com o Programa Universidade para Todos você pode conseguir a tão sonhada vaga na universidade por meio de bolsas que podem custear até a totalidade do seu curso. Lembrando que na Estácio o benefício do ProUni é sempre integral. Porém, para isso você precisa se preparar e ter em mãos toda documentação.
Confira agora neste post tudo o que você precisa saber sobre as documentações do ProUni. Portanto, não perca mais tempo e se prepare para cursar uma graduação. Na Estácio temos muitas opções de cursos para você!
Lista de documentos
Aqui está uma lista resumida dos documentos necessários para se candidatar ao PROUNI:
- Documento de identificação pessoal válido, como RG ou CNH;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de conclusão do ensino médio, comprovando ter estudado em escola da rede pública ou em instituição privada como bolsista integral;
- Histórico escolar do ensino médio;
- Comprovante de renda familiar bruta mensal, que pode incluir contracheques, comprovantes de pagamento de autônomo ou declaração do imposto de renda;
- Caso o candidato seja pessoa com deficiência ou tenha realizado o ensino médio em escola da rede pública, será necessário apresentar documentação específica para comprovar essa condição.
É importante ressaltar que esses documentos podem variar de acordo com a situação de cada candidato e podem ser exigidos outros documentos além dos listados acima, dependendo das exigências da instituição de ensino. É recomendado que o candidato consulte o edital do programa para ter informações mais precisas sobre a documentação necessária.
Leia mais: Mude para Estácio: sua graduação com até 70% de desconto
Saiba quais documentos do ProUni levar para a matrícula
Antes de falarmos em mais detalhes sobre cada documento, vamos listar abaixo quais deles você já precisa separar ao ser aprovado no processo seletivo do ProUni. Todavia, não são documentos difíceis de providenciar, mas como os prazos costumam ser apertados é bom já começar a separá-los com antecedência, até mesmo antes de ser selecionado.
Os documentos do ProUni devem ser levados na instituição de ensino escolhida, que possui um coordenador responsável por acompanhar o processo. Precisam ser cópias simples, acompanhadas dos originais. Não há necessidade de serem cópias autenticadas em cartório, o que vamos combinar que já facilita, né?
Esta etapa de documentações é chamada de fase de comprovação de informações na instituição que a bolsa de estudos foi pleiteada. Quem não conseguir comprovar as informações no prazo determinado perde a vaga, seja na primeira convocação, segunda chamada ou vaga remanescente (lista de espera).
Então, já viu que se você quer essa bolsa de estudos não dá para marcar bobeira, né? Veja abaixo o que você precisa ter em mãos para a matrícula:
- Documentos de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar
- Comprovante de pagamento de pensão alimentícia
- Comprovantes de residência, de ensino médio e de rendimentos
- Caso seja o seu caso, comprovante de professor da educação básica
- Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais
- Comprovante de deficiência (quando for o caso)
Agora para deixar ainda mais claro, vamos falar abaixo de cada documentação do ProUni.
1 – Identificação do candidato e membros da família
Quando você for selecionado para o ProUni será solicitado pelo coordenador um destes documentos de identificação. Ele pode vir a solicitar mais de um caso tenha dúvidas e necessite de comprovação adicional.
- Carteira de Identidade (RG);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Passaporte emitido no Brasil;
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Carteira funcional;
- Identidade militar;
- Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), se for o caso.
Leia também: 3 dicas para encontrar bolsas de estudo para graduação
2 – Comprovante de pensão alimentícia
Caso você ou algum membro da família receba pensão alimentícia, uma cópia da decisão judicial também será solicitada pelo coordenador do ProUni. Pode ser ainda a cópia da escritura pública determinando o pagamento de pensão alimentícia. Isso caso ela tenha sido abatida da renda bruta de alguém do grupo familiar do qual você faz parte.
3 – Comprovante de residência
A comprovação de residência também está entre os documentos do ProUni solicitados ao bolsista. Contudo, o coordenador deve solicitar somente um dos seguintes comprovantes de residência, salvo se houverem dúvidas. A documentação deve estar no seu nome ou no nome de algum membro da sua família.
- Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone;
- Contracheque emitido por órgão público;
- Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física;
- Fatura de cartão de crédito;
- Boleto bancário de mensalidade escolar, de plano de saúde, condomínio ou de financiamento habitacional;
- Extratos ou demonstrativo bancário de outras contas correntes ou de poupança, de empréstimos ou aplicação financeira;
- Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório. Declaração do proprietário do imóvel que confirme a residência;
- Demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou da Receita Federal do Brasil;
- Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- Guia ou carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
4 – Comprovante de ensino médio
Entre os documentos do ProUni também é exigido comprovante que você cursou o ensino médio. Abaixo, você vê em mais detalhes o que precisa providenciar, conforme a sua realidade.
- Documento comprovando os períodos letivos do ensino médio cursados em escola pública (quando for o caso);
- Comprovante de bolsa de estudo integral em escola particular, emitido pela própria instituição (quando for o caso);
- Caso tenha cursado o ensino médio no exterior deverá apresentar os documentos originais, traduzidos para o português;
- Essa comprovação ainda pode ser feita por meio de certificado de conclusão com base no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Também são válidos os certificados realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
Vale lembrar, que o estudante não pode ter cursado o ensino médio em escola particular, sendo aceito somente na condição de bolsista integral.
5 – Comprovante de rendimentos
O próximo passo importante dentro dos documentos do ProUni é separar os comprovantes de rendimentos dos integrantes da sua família. Também cabe ao coordenador do ProUni decidir quais documentos devem ser apresentados. Por exemplo, esses comprovantes dependem do perfil de cada membro da família e da atividade remunerada que desenvolve. Seja ele assalariado, autônomo, trabalhador rural, aposentado, profissional liberal.
Em cada caso tem uma forma de comprovação que você pode conferir a lista completa aqui, dentro do site do ProUni.
Comprovação de documentos do ProUni em casos específicos
Além de toda documentação que listamos acima, são solicitados documentos adicionais em alguns casos específicos como de professores da rede de ensino pública (educação básica), casos de separação, divórcio ou óbito dos pais e comprovante de deficiência (quando for o caso).
Os professores de educação básica de escolas públicas não necessitam apresentar comprovante de renda. Porém, necessitam providenciar comprovante de efetivo exercício do magistério, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição.
Aos portadores de deficiência, entre os documentos do ProUni exigidos está o laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência (art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999), com referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID).
Em situações de pai ou mãe ausentes do grupo familiar, será necessário apresentar ao coordenador do ProUni os seguintes comprovantes:
- Comprovante de separação ou divórcio dos pais ou certidão de óbito. Isso no caso de um deles não constar do grupo familiar do estudante;
- Porém, caso a ausência, no grupo familiar, de um dos pais ocorra por outros motivos adversos, diferentes dos apontados acima, será aceita declaração, sob as penas da lei, de duas pessoas que atestem a situação.
Leia mais: Mude para Estácio: sua graduação com até 70% de desconto
Quem pode participar do ProUni?
Criado pelo Governo Federal em 2004, o ProUni permite aos estudantes brasileiros que não possuem curso superior o ingresso em universidades particulares com bolsas de estudos (parciais ou integrais).
E como faz para conseguir uma bolsa do ProUni? Primeiramente, o aluno não pode ter diploma de nível superior, precisa ter realizado as provas do Enem do ano anterior e ter renda per capita de até um salário mínimo e meio (bolsa integral) ou de até três salários mínimos (bolsa parcial).
Conforme já destacamos, a Estácio oferece apenas bolsas integrais no ProUni. O que isso significa? Que o aluno beneficiado não irá realizar qualquer pagamento de matrícula ou de mensalidade para fazer todo o seu curso de graduação.
Separe os documentos do ProUni e venha para a Estácio!
Esperamos ter esclarecido as principais informações sobre os documentos do ProUni. Em caso de dúvidas, visite nosso campus mais próximo e converse com o coordenador do curso no qual você está interessado.
Além disso, fique de olho em nosso blog e saiba mais sobre bolsas de estudos, financiamentos e processos seletivos. Até o próximo conteúdo!
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!