Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
O mundo está em constante transformação e não seria diferente nas profissões. Entre algumas delas que vão passar por mudanças, o futuro da advocacia entra em jogo e você vai entender aqui os motivos do que está para acontecer nos próximos anos.
É fato que a tecnologia já transformou muitas profissões. Por exemplo, os aplicativos que passaram a ser fundamentais no encontro entre passageiros e motoristas, além de outros como para assistir a filmes e séries favoritos, sem precisar sair do conforto da sua casa.
Mas, o que isso tem a ver com o futuro da advocacia? É exatamente sobre esse assunto que será possível descobrir ao continuar a leitura por aqui.
Leia também: Ainda vale a pena fazer faculdade de Direito? Saiba aqui
O impacto da inteligência artificial no futuro da advocacia
Um dia, no chão de fábrica, as máquinas substituíam os seres humanos na execução de algumas tarefas e isso se perpetuou até os dias atuais nas indústrias, entre outros locais.
A Inteligência Artificial também tem essa mesma proposta e potência, uma vez que se trata de uma ciência especializada no estudo de máquinas e softwares.
Porém, a proposta da IA é que algumas tarefas inteligentes possam ser executadas de maneira natural, como se fossem seres humanos, seja por robôs ou outros tipos de equipamentos tecnológicos.
Certamente, o futuro da advocacia poderá ser impactado diretamente com isso. Por exemplo, com alguns mecanismos que podem elaborar uma ação, defender uma causa usando de conhecimentos técnicos, pesquisas e dados, além de outros caminhos possíveis. Consequentemente, isso terá potencial para acelerar até mesmo o atendimento na área da advocacia.
O futuro da advocacia: as principais tendências
São muitas as novidades no mundo da tecnologia. Muitas delas podem beneficiar diretamente o futuro da advocacia.
Chegou a hora de descobrir algumas das principais ferramentas que os advogados podem utilizar em seu dia a dia:
Chatbots
O chatbot – programa de computador, que tenta simular uma conversa, como se fosse um ser humano – é parte fundamental em relação ao futuro da advocacia.
Isso porque, com ele possível agilizar alguns tipos de atendimento que, somados, fariam o advogado gastar muitas horas do seu dia, aproveitando melhor ele para outras tarefas necessárias.
Machine Learning
Esse mecanismo tecnológico é um dos grandes aliados no dia a dia dos advogados.
Fato é que a partir do seu sistema, que utiliza de Inteligência Artificial, é possível ter apoio nas pesquisas de uma peça, além de ajudar a tomar a melhor decisão, baseado em dados.
O Machine Learning se torna um grande aliado desses profissionais e colabora diretamente para os advogados tomarem as decisões mais assertivas possíveis.
Softwares de gestão
Se tem algo que não é nada simples quando falamos sobre a área da advocacia, é fazer a gestão de um escritório, por exemplo, além dos inúmeros contratos.
Dessa forma, ao contar com a ajuda da tecnologia tudo fica mais simples. Exemplo disso, é o Smart Contracts, software de contratos digitais autoexecutáveis, garantindo que os acordos, que são firmados, sejam cumpridos legalmente.
ChatGPT
Uma das novidades mais recentes em relação ao mundo da tecnologia e da inteligência artificial é o ChatGPT, algoritmo baseado em dados que pode ser um grande aliado na vida de um advogado.
Ele é uma ferramenta online que pode ser ideal tanto para fazer uma simples pergunta e obter a resposta imediata, de forma humanizada, quanto para escrever um texto conforme o que você precisar.
Sendo assim, sabendo utilizá-lo, ele pode ser um potencial recurso que vai impactar diretamente o futuro da advocacia e até mesmo de outras profissões.
Por exemplo, há indícios que será possível escrever redações de petições utilizando sua base de pesquisa para ter um embasamento maior. Assim é possível otimizar o tempo do advogado e ainda permitir que ele seja extremamente assertivo.
Nomadismo digital
A tecnologia nunca fez tão parte da vida dos seres humanos, como depois da pandemia da Covid-19, principalmente quando falamos sobre o dia a dia de trabalho de muitos profissionais.
Atualmente, é normal conversar com algumas pessoas e saber que elas trabalham de casa, e com os advogados não difere, algo que não seria tão comum alguns anos atrás.
Durante o período mais restritivo da pandemia, muitos advogados tiveram que se adaptar em suas casas e atender os seus respectivos clientes no formato home office. Isso também aconteceu em relação às audiências que eram realizadas virtualmente.
Sendo assim, o que aconteceu nos últimos anos provavelmente será uma tendência para as próximas geração. Fato é que o trabalho home office e até mesmo híbrido dos escritórios de advocacia provavelmente veio para ficar.
Dessa forma, o profissional pode trabalhar de onde achar melhor, conforme o horário que determinar em um combinado com a empresa ou com os seus clientes.
Advogados x Inteligência Artificial
A tecnologia já extinguiu algumas profissões, mas não é algo que os futuros advogados precisam se preocupar. Pelo contrário.
Porém, para não ficar para trás do tempo, é necessário seguir alguns requisitos importantes:
- Escolher uma boa instituição de ensino, com material atualizado e reconhecida pelo MEC;
- Estudar as novidades do mercado e estar por dentro das principais ferramentas e novidades do mercado;
- Atualizar-se, realizando uma boa apresentação do seu trabalho, sempre apostando em tecnologia para isso;
- Estar presente nas redes sociais e acompanhar as tendências. Colaborar com conteúdo se possível para se destacar profissionalmente;
- Ser um advogado disposto a ouvir e aprender constantemente.
Saiba que a Estácio conta com o melhor curso de Direito, que permite que você esteja atualizado com as principais tendências do mercado. A duração é de 5 anos e pode ser feita de maneira presencial.
Além disso, possui a melhor infraestrutura e um excelente corpo docente para conseguir a segurança necessária e ter sucesso em sua carreira. Para finalizar, ainda pode conseguir condições imperdíveis para acesso à universidade, além de bolsas de estudos imperdíveis.
Leia também: Áreas do Direito: conheça onde atuar dentro dessa profissão
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém que deseja ingressar na área de direito ou tem curiosidade sobre o futuro da advocacia.
Aproveite para continuar navegando em nosso blog, seguir bem informado e atualizado sobre as novidades da área da advocacia e de outras profissões.
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!