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A modalidade de trabalho home office tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas. A tecnologia é uma importante aliada para essa crescente. Afinal, ela nos permite trabalhar a distância, de qualquer lugar, seja pelo computador ou celular. Em tempos de pandemia de Covid-19, o trabalho home office ganhou ainda mais força entre as empresas, seus colaboradores e profissionais liberais.
Se você já faz o seu trabalho home office ou está pensando em começar, é fundamental adotar algumas medidas para otimizar a sua rotina e produtividade. Trabalhar de casa tem inúmeras vantagens, mas exige também disciplina e organização do seu tempo. Há muitas formas de melhorar o home office entregando o que precisa e com qualidade. Mas, claro, sem deixar de lado os momentos de lazer e descanso.
O home office pode ser tranquilo e vamos mostrar como neste post. Reunimos 10 super dicas para você ajustar a sua rotina e arrasar em produtividade, trabalhando de casa ou de qualquer lugar. E tempo é dinheiro e mais qualidade de vida, concorda?
Além disso, você pode aproveitar esse tempo para investir na sua capacitação profissional conhecendo um dos cursos da Estácio.
Confira agora como otimizar a rotina no trabalho home office. Boa leitura!
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O que fazer para melhorar o trabalho home office?
Regra número um para não comprometer o trabalho home office: sem distrações. Saber separar o trabalho dos horários de pausas e distrações é fundamental para trabalhar com produtividade. O termo home office significa toda modalidade de trabalho realizado a distância. Ou seja, ele não precisa ser necessariamente em casa, desde que aconteça em um local com infraestrutura adequada.
O trabalho home office tem ganhado cada vez mais adeptos por justamente possibilitar flexibilidade de horários e maior liberdade para criar e produzir de onde estiver. Você pode trabalhar em casa, em um shopping, cafeteria ou aeroporto. No entanto, se não houver organização e o cumprimento de metas, a rotina de home office pode ir por água abaixo.
Pensando nisso, você deve ter em mente algumas táticas indispensáveis, como ter um local apropriado para o trabalho, planejar o seu dia a dia, definir metas e horários para trabalho e descanso. Confira como o seu home office pode ser muito melhor:
1 – Defina um horário para o trabalho em casa
Para que a rotina de home office funcione é essencial definir o horário que pretende-se trabalhar. Por exemplo, será apenas um período, dois períodos intercalados com pausas, algumas horas por dia?
De acordo com a demanda de trabalho que você tem e com o seu ritmo de produção, é recomendado fazer uma escala de horários voltadas ao trabalho. E, enquanto você estiver cumprindo essa jornada, evite interrompê-la. Afinal, se você estivesse na empresa não iria parar para estender roupa ou limpar a casa, né? Foco no trabalho dentro do horário estipulado!
2 – Escolha um local específico para o home office
Dica número dois, defina um local da casa para o trabalho home office. Este local deve ser, de preferência, aconchegante e livre de ruídos e poluição visual. O seu rendimento sem dúvida será melhor se tiver esse “cantinho”. Isso também facilita para quando você terminar o expediente. Ao sair do local estabelecido, sinaliza que não está mais trabalhando e pode relaxar. Essa dinâmica ajuda na rotina de quem trabalha nesta modalidade.
Se o local escolhido para trabalhar tiver boa iluminação e ventilação natural, melhor ainda. Mantenha esse espaço organizado e dê a sua cara a ele. Organização, concentração e desempenho dependem também de um local adequado. Não é bacana ocupar toda a sua casa com o trabalho, pois pode se tornar estressante. E, por último, mas não menos importante evite trabalhar próximo à televisão, ao rádio, celular, etc.
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3 – Cuidados com o ambiente de trabalho
Escolhido o local de trabalho, você deve se preocupar ainda em mantê-lo dentro dos padrões de ergonomia. É importante manter uma distância de 45 cm dos olhos até a tela do computador.
Assim como fará toda diferença ter uma cadeira e mesa apropriadas para trabalhar. Invista nesse ambiente para evitar lesões por esforço repetitivo e problemas na coluna, por exemplo. Esqueça trabalhar na cama ou no sofá, isso é péssimo!
4 – Tenha uma internet de qualidade
Para o sucesso do home office é necessário que você invista em uma ótima conexão de internet. Não há nada mais estressante que precisar trabalhar e não conseguir por conta da internet ruim. A estabilidade e a velocidade da internet para trabalhar remotamente é extremamente importante e irá refletir nos seus resultados.
5 – Troque de roupa para trabalhar
Pode parecer meio doido para alguns, mas faz muito sentido você se arrumar para trabalhar mesmo que seja em casa. Esse ritual de colocar uma roupa de trabalho, respeitar o horário e arrumar o ambiente faz toda diferença na rotina e na sua produtividade. De certa forma é como se o seu cérebro entendesse que chegou a hora de trabalhar.
Portando, evite trabalhar de pijamas e chinelos. No trabalho home office se porte como se estivesse trabalhando em uma empresa.
6 – Evite interrupções no trabalho home office
Para render no home office precisa-se estar focado verdadeiramente no trabalho Ou seja, não dá para a cada 30 minutos parar para mexer em rede social ou ir fazer outras atividades aleatórias. Regra de ouro para otimizar a sua rotina: use o celular apenas para chamadas de trabalho.
Quanto a outras pessoas que estiverem no ambiente, limite interações e contato durante o período de trabalho. Foco e atenção são essenciais!
7 – Mantenha a organização
A organização também assume papel importante na rotina do trabalho home office. Um local desorganizado costuma refletir em uma mente também desorganizada para trabalhar. A organização acaba ajudando as coisas a fluírem melhor. Portanto, se você trabalha no computador organize os seus arquivos, e-mails, abra pastas por categorias, faça backup com frequência.
Caso o seu trabalho envolva papeis procure também manter tudo organizado, sobretudo na sua mesa. Estabeleça um arquivo por pastas ou fichários, nomeie e numere se necessário para facilitar as suas buscas. Outra dica para a sua organização é fazer o uso de listas de coisas para fazer. Há vários aplicativos no celular, como Evernote e Wunderlist.
8 – Faça pausas regulares e movimente-se
No trabalho home office também se faz necessário saber dar pausas. Não é bacana passar várias horas sentado. Tente alongar de vez em quando, dar uma caminhada ou até estipular um intervalo para a prática de atividade física.
O objetivo é sempre manter o foco, mas ninguém cansado demais consegue este feito. Por isso, levante para ir ao banheiro, tomar uma água. Não esqueça também se alimentar com qualidade. Na rotina de home office é fundamental incluir também atividades e pausas para o bem-estar.
9 – Estabeleça metas para o trabalho home office
Outra dica que fará diferença na sua produtividade e otimização do tempo é definir metas de trabalho. Um bom desempenho passa por estabelecer metas e objetivos diários. Utilize um programa de computador, planner ou até mesmo uma agenda para escrever o que precisa ser cumprido, prazos, dificuldades, possíveis soluções. A cada dia ou período que você estipular revise e redefina estas estratégias.
10 – Planeje as suas ações
A disciplina é essencial quando falamos de trabalho home office. Se não houver disciplina, dificilmente os resultados serão promissores. Assim como a rotina deve ser organizada, é necessário planejar o amanhã. Isso mesmo, sempre planeje as suas ações e atividades do dia ou semana seguinte.
Esse planejamento envolve não somente a rotina de trabalho, mas da sua vida em si. Por exemplo, quais momentos serão dedicados à faxina, idas ao médico, lazer, saídas. Toda a sua atividade do dia a dia precisa estar planejada para que o home office flua e seja produtivo.
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