Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
Você é um fã de geografia e um apaixonado por mapas, viagens e locais diferentes? Pois saiba que a Engenharia Cartográfica corresponde a uma área profissional que lida exatamente com esses pontos e que pode ser indicada para você.
Conheça com maiores detalhes o que é essa profissão e quais são as atividades do profissional da área.
Engenharia Cartográfica
Essa área, conforme o nome já indica desde logo, nada mais é do que um ramo da Engenharia que é responsável por captar e analisar informações de natureza geográfica que serão utilizados para elaborar mapas representando a superfície terrestre.
Assim, esse profissional engenheiro tem como ocupação a elaboração e construção de mapas, assim como a análise deles. Também cabe ao indivíduo que trabalha na área o gerenciamento dos dados descritos em um documento, assim como a análise do mapa de forma a identificá-los.
Esses dados geralmente dizem respeito à descrição de objetos e da ocorrência de fenômenos naturais sobre a superfície terrestre. Para tanto, esses profissionais da Engenharia Cartográfica possuem à sua disposição diversas modernas tecnologias destinadas ao estudo dos fatores geográficos.
Portanto, eles são os responsáveis por organizar e planejar, assim como fiscalizar, informações condizentes aos dados terrestres.
No entanto, todo o indivíduo que deseja ser um profissional dessa área deve ter formação completa no curso superior relacionado a ela. Esse curso é essencial para capacitar esses profissionais e abrange em suas matérias vários aspectos sobre a cartografia e conhecimento geográfico.
Curso de Engenharia Cartográfica
Primeiramente cabe destacar que esse tipo de curso também pode ser ofertado em algumas universidades com o título de Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica ou, ainda, de Agrimensura. Contudo, cabe ressaltar que todos correspondem à mesma formação, seguindo a mesma estrutura de grade curricular.
Esse curso objetiva, principalmente, a formação profissional e científica dos seus alunos de forma a capacitá-los à construção e leitura de mapas posteriormente. Durante toda a duração desse curso o estudante é treinado para colher dados, representar e processar informações que dizem respeito à superfície da terra.
Assim, esse curso do ramo de engenharia, assim como todas as demais áreas dela, possui em sua grade curricular diversas disciplinas básicas como matemática, desenho e física, além de ter, também, matérias específicas próprias como topografia, geodésia e cartografia.
Também vale destacar que o curso de Engenharia Cartográfica tem duração média de 5 anos, sendo oferecido na condição de bacharelado. Sua grade curricular abarcam tanto aulas realizadas de forma tradicional, em sala de aula, quanto aquelas feitas em laboratório, na prática.
Dentre as principais matérias estudadas pelo aluno desse ramo da engenharia estão Cálculo I, II, III e IV, Desenho Técnico, Direito da Agrimensura, Desenho Topográfico, Álgebra Linear, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográficas Avançado, dentre outros.
Dessa maneira, é possível concluir que são vários os conhecimentos e habilidades exigidos do estudante que pretenda se tornar um profissional capacitado na área.
São diversas as instituições de ensino superior que oferecem esse curso, sendo que as que mais se destacam em testes aplicados pelo Ministério da Educação (MEC).
Ao final do curso, para que o profissional se habilite na condição de engenheiro é necessário que esteja inscrito no Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA)
Afinal, como é a atuação e o mercado de trabalho para o profissional em Engenharia Cartográfica?
Esse ramo da engenharia possui uma ampla e completa área de atuação, de forma que dá várias opções de carreira para o profissional que nela se especializa.
O engenheiro cartográfico pode, por exemplo, ser útil para a construção civil ao desenvolver mapas da superfície terrestre, fazer reconhecimento topográfico e geográfico de localidades e outras atividades.
Isso porque seu trabalho serve de base para outros profissionais, sendo ele apto, portanto, para orientar projetos de construções e outros engenheiros da área civil.
Contudo, não é só isso, pois o profissional da Engenharia Cartográfica organiza e atualiza as informações topográficas e geográficas se utilizando de cruzamento de dados referentes a regiões que sequer estão mapeadas ainda.
Esse é um dos motivos que faz com que o mercado de trabalho para o profissional desse ramo ofereça uma larga área de atuação, com oportunidades diversas em áreas igualmente diversificadas.
Cabe destacar, ainda, que o principal campo de atuação desse profissional continua correspondendo à área rural, o que se deve à necessidade legal de que todo proprietário de área rural registre os limites de sua propriedade, o que é justamente realizado pelo engenheiro cartográfico.
Além disso, as regiões brasileiras que atualmente oferecem as melhores oportunidades na área correspondem ao Sudeste e ao Sul.
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!