Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
Depois da dedicação no ensino médio é hora de pensar no ingresso para a faculdade, o que acaba sendo um desafio para muitos estudantes.
É aí que vem a indecisão de qual curso escolher e em qual faculdade.
Além disso, ter de acompanhar a data do vestibular de cada instituição, estudar os conteúdos exigidos por cada uma pode ser uma dor de cabeça maior ainda.
Apesar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estar entre as maiores e principais provas do Brasil, existem outros exames também que merecem destaque.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o vestibular 2023, junto com as principais datas e dicas para garantir uma vaga na universidade.
ENEM
Tanto a faculdade pública quanto a faculdade privada oferecem diferentes formas para o ingresso e cada uma possui um calendário exclusivo.
A maior parte das instituições permitem a entrada do estudante por meio do Enem, porém, as notas para o ingresso em uma faculdade pública é maior comparada às particulares, então se você quer entrar em uma instituição pública certamente precisará estudar e se empenhar mais.
Criado em 1998, o exame é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que tem como objetivo avaliar a qualidade da educação no país.
Hoje, a prova serve para ajudar os estudantes a ingressarem em uma instituição pública ou privada com bolsa integral ou com 50% de desconto na mensalidade.
Serviu para substituir o vestibular tradicional das instituições.
A partir de 2009, o Enem passou a disponibilizar certificado de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que voltou a ser realizado a partir de 2017.
Com quatro provas de 45 questões e uma redação, o vestibular do Enem é dividido em dois domingos com 90 questões e no primeiro dia de exame os alunos são submetidos a uma redação.
A duração do primeiro domingo são 5h30 e no segundo dia 4h30. Definitivamente uma prova de resistência, não?!
No dia anterior e no dia do exame é aconselhado que você esteja bem preparado fisicamente e psicologicamente para não desconcentrar ou não conseguir terminar a prova no prazo.
Acredite, esse tempo é pouco para que o estudante consiga resolver as contas de matemática ou ler os vários textos de português. Por isso, é bom manter a calma e estar bem preparado.
SISU
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai te ajudar a entrar em uma faculdade pública por meio do próprio Enem e possui uma nota de corte mais alta por ser mais concorrido.
FIES
Já uma maneira de ingresso em uma faculdade privada é pelo programa de financiamento estudantil (Fies), que vai financiar a mensalidade do seu curso e você só vai pagar depois de formado.
Durante os semestres você irá pagar apenas os juros, que é menor comparado a instituições bancárias, o valor é cerca de R$50,00.
ProUni
Se você quer entrar pelo Enem com uma bolsa de até 100%, invista no ProUni.
O Programa Universidade para Todos, garante que você consiga uma bolsa de 100% ou 50% em instituições de caráter particular.
Para participar, é necessário ter baixa renda familiar e ter estudado durante sua vida acadêmica em escolas públicas.
FUVEST
O vestibular 2023 da FUVEST normalmente exige sua lista de livros obrigatórios e é um pouco diferente do Enem, por exemplo.
Por meio do exame é possível que você entre na Universidade de São Paulo (USP), que é uma das universidades mais conceituadas do país.
Como você deve imaginar, a prova é bem concorrida e exige notas de corte mais altas ou mais baixas dependendo do curso escolhido.
A FUVEST normalmente acontece uma vez por ano e é composta por duas fases.
As inscrições geralmente acontecem entre agosto e setembro e as provas são realizadas entre novembro e dezembro.
Passando para a próxima fase é possível que você realize a segunda fase do teste em janeiro.
O primeiro dia de prova tem 90 questões que devem ser resolvidas em um prazo de 5h.
Já a segunda fase consiste em três avaliações e uma redação.
O conteúdo é bem aprofundado e envolve as matérias aprendidas durante o ensino médio.
Unicamp
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também está entre as mais almejados entre os estudantes que querem ingressar em uma boa universidade.
Parecido com o vestibular da FUVEST, o modelo de prova da Unicamp é exclusivo da instituição e tem ênfase nos conteúdos que foram aprendidos durante o ensino médio.
A avaliação é dividida em duas etapas. A primeira possui uma avaliação de múltipla escolha com 90 questões.
O diferencial do vestibular da Unicamp e dos mencionados anteriormente, são as opções de alternativas: 4 da Unicamp e 5 do Enem e FUVEST.
Na primeira fase do exame é cobrado o conteúdo que foi aprendido no ensino médio.
Na segunda fase, são três dias consecutivos de provas dissertativas e são acompanhadas de seis questões em cada disciplina.
As perguntas costumam ser bastante específicas e o quesito com maior peso é a capacidade de interpretação do estudante.
Para conseguir se dar bem no vestibular 2023 e garantir uma vaga na faculdade, resolva as provas dos vestibulares anteriores que você quer ingressar e acredite em você!
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!