Graduação - cursos

Curso de Comunicação Institucional EAD

Tecnólogo, Digital (EAD), com mensalidade a partir de R$ 124,24 com bolsas de até 60% de desconto e duração de 2 anos (4 períodos) na Estácio de Sá.

mulher sorridente, segurando um notebook
Faça faculdade de Comunicação Institucional na Estácio e construa uma carreira de sucesso

Só aqui você encontra:


• Metodologia de ensino inovadora


• Descontos e benefícios exclusivos


• Plataforma exclusiva com vagas de emprego  exclusivas


• Material didático gratuito


• E muito mais!

Inscreva-se!

Curso de Comunicação Institucional

Digital (EAD)

Duração

2 anos (4 períodos)
Área de conhecimento
Economia Criativa
Tipo de formação
Tecnólogo
Estágio obrigatório
Não

Mensalidades

a partir de R$ 124,24
Bolsas de estudo
até 60% de desconto
rapaz sorridente, segurando pastas acadêmicas
Como é o curso de Comunicação Institucional?
Saiba como trabalhar a imagem de uma empresa diante dos públicos interno e externo. No curso de Comunicação Institucional você aprenderá a usar todas as técnicas e ferramentas para fortalecer o posicionamento de uma marca.

Saia preparado para desenvolver planejamento estratégico para a comunicação da instituição e tudo o que ele envolve, como produção e edição de conteúdos em todas as plataformas, organização de eventos e ações de marketing.

O curso de Comunicação Institucional da Estácio tem dois anos de duração e é na modalidade EAD. Estude no seu ritmo e no horário que melhor se encaixar na sua rotina!

Confira a seguir mais detalhes sobre esta graduação.
Inscreva-se!

O que vou estudar?

Na faculdade de Comunicação Institucional da Estácio você estudará sobre as novas tendências de mercado e o que há de mais inovador nas áreas de comunicação e marketing.

Você aprenderá sobre comunicação comunitária, contemporânea, produção para indústria criativa e muito mais!

Saiba fazer planejamento estratégico para o cenário atual, tudo o que precisa para produzir e gerenciar conteúdos e como medir resultados de suas ações.
mulher jovem sorridente, com um notebook apoiado no colo
mulher jovem sorridente, de braços cruzados
Mercado de trabalho
Pesquisa da Accenture Strategy, a Global Consumer Pulse, mostra que 83% dos brasileiros levam em conta o posicionamento das marcas na hora de adquirir um produto. Ou seja, têm preferência por empresas com propósitos alinhados com os seus.

Empresas com atitudes sustentáveis e que tratem bem os funcionários, por exemplo, são bem vistas pelo público.

E como saber quais os valores e a visão de uma marca? Aí entra o trabalho do profissional da comunicação institucional e o quanto ele é fundamental em todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas.

As mídias sociais intensificaram a importância de uma marca estar bem posicionada e aumentaram os canais por onde a instituição pode se comunicar. Isso também ampliou a necessidade de gerenciamento de crises.

Basta o relato de um influenciador digital para que uma grande repercussão positiva ou negativa exploda nas redes sociais.

Todo este cenário aqueceu o mercado de trabalho para a área de comunicação institucional. Por isso, este curso é muito promissor.
Invista já nessa profissão

Salários de quem fez Comunicação Institucional

Já se perguntou qual a média de salário de quem estuda comunicação institucional?

De acordo com dados do Site Nacional de Empregos (Sine), a remuneração deste profissional pode variar entre R$ 1.584 para iniciantes em pequenas empresas e chegar a até R$ 5.230, para profissionais experientes na área em grandes organizações.

A profissão divide mercado com profissionais das áreas de marketing, jornalismo e publicidade e propaganda. Por ser um curso tecnólogo, a remuneração é um pouco mais baixa do que a de formados nessas graduações.

Áreas de atuação

Na prática, o profissional que irá lidar com comunicação institucional deverá ter um perfil multitarefa e deverá saber atuar com todas as etapas do processo. Mas ele pode se dedicar mais a algumas áreas, como:

- Comunicação interna - no desenvolvimento de ações, informes e conteúdos voltados especificamente aos colaboradores da empresa. Eles são importantes porta-vozes e representantes da imagem da instituição fora dela.
- Comunicação externa - dentro deste setor há ainda outras áreas que você pode se especializar. A comunicação externa envolve a comunicação com o consumidor final, mas também com fornecedores, outras instituições, acionistas, parceiros e imprensa.

No curso de Comunicação Institucional da Estácio você sai pronto para atuar em qualquer uma dessas áreas. O que está esperando? Inscreva-se já!
Dê o primeiro passo na sua carreira!
 Perfil do profissional
Você é criativo e gosta de solucionar problemas? Estas duas características são importantes para quem vai trabalhar com comunicação institucional.

Conhecimento em uma língua estrangeira é um diferencial importante para quem quer atuar nesta área. Veja outros atributos:

Saber trabalhar em equipe
Multitarefas
Boa capacidade de negociação
Pró-atividade
Ser organizado
Facilidade de comunicação

Uma boa formação acadêmica vai lhe ajudar a desenvolver todas estas qualificações!
Comece sua carreira na Estácio!

Descontos e benefícios Estácio

Gostou de conhecer o curso e seu mercado de trabalho? Então veja como ingressar na graduação da Estácio e ainda conseguir bolsas de estudos exclusivas!

Simplificado

Se você já terminou o Ensino Médio, inicie uma graduação enviando apenas uma carta de apresentação e ganhe bolsa de até 70%*.


Inscreva-se

ENEM

Use sua nota do ENEM,

não precisa fazer o Vestibular e ganhe bolsa de até 70%* .

Inscreva-se

2ª Graduação

Já tem diploma? Não precisa fazer Vestibular e ganhe bolsa de até 70%* .

Inscreva-se

Transferência

Transfira seu curso de outras faculdades para a Estácio e garanta até 70%*.

Inscreva-se

O DIS


Precisa de um empurrãozinho para começar? Independente da sua forma de ingresso, você pode pagar apenas R$ 49* nos primeiros meses de curso. 


Conheça o DIS Estácio, que dilui a primeira mensalidade durante o restante da sua graduação e garante que você vai conseguir dar esse primeiro passo!



Saiba mais

Perguntas frequentes

O que é comunicação institucional?

Comunicação institucional consiste no planejamento e ações de comunicação voltadas a todos os públicos de uma empresa de forma a zelar por sua boa reputação e consolidar a sua imagem no mercado. Isso envolve o relacionamento com colaboradores da instituição, clientes, parceiros, acionistas, comunidade e imprensa.

Qual a diferença entre comunicação institucional e publicitária?

A comunicação publicitária é voltada a ações de conversão, ou seja, venda direta, enquanto que a comunicação institucional está focada na consolidação da marca como um todo. As duas áreas são complementares.

Como conseguir uma bolsa de estudos para Comunicação Institucional?

Existem cinco formas de obter uma bolsa de estudos para o curso de Comunicação Institucional da Estácio:

- Usando a nota do Enem - com a qual você pode obter desconto de até 100% no primeiro semestre;
- Vestibular - através do processo seletivo da instituição você pode conseguir bolsa de até 60% durante todo o curso;
- Transferência - a Estácio oferece desconto de até 90% para alunos transferidos de outras instituições de ensino;
- Segunda graduação - se você já tem outro curso de graduação, pode obter bolsa de até 50% na Estácio;
- Prouni - esta é uma bolsa externa e pode ser obtida através da inscrição neste programa do governo federal.

Como é o curso de comunicação institucional a distância?

No curso de Comunicação Institucional da Estácio à distância você organiza a sua agenda de aulas de forma que possa assisti-las e fazer as atividades no horário que melhor se encaixar com a sua agenda. As aulas são 100% online e o curso tem dois anos de duração.

Na modalidade EAD da Estácio você tem a oportunidade de tirar dúvidas com professores, além de acesso à biblioteca virtual e à plataforma exclusiva para alunos Estácio Carreiras, com serviço de orientação profissional e milhares de oportunidades de emprego e estágio.

O que faz um profissional de comunicação institucional na prática?

As ações de um profissional de comunicação institucional envolvem planejamento e execução de ações voltadas aos mais diversos públicos, como:
- Organização de eventos corporativos e institucionais;
- Preparação de discurso e treinamento de porta-vozes da empresa;
- Elaboração de informativos e jornais internos;
- Campanhas e geração de conteúdos nos mais diversos formatos para mídias digitais e impressas da empresa;
- Acompanhamento de assuntos e notícias relacionados à empresa publicados na mídia e/ou que estão repercutindo nas redes sociais;
- Gerenciamento de informações em momentos de crise;
- Relacionamento com a imprensa;

Qual a importância da comunicação institucional para as empresas?

Imagine uma grande empresa que é ética, trata bem e tem ótimo plano de carreira para os seus funcionários e inclusive já ganhou prêmios para isso, tem produtos de excelente qualidade, ações sociais importantes e de impacto na comunidade, mas ninguém sabe disso.

Toda boa imagem que você tem sobre qualquer instituição faz parte de uma construção que começa no trabalho de comunicação institucional. Ele faz com que todas as ações dela que estão alinhadas com os seus valores cheguem ao seu conhecimento.

Por isso, o papel da equipe de comunicação institucional é fundamental para empresas. É o trabalho deste setor que consolida a imagem de uma instituição perante o público em geral.
Share by: