Tire suas dúvidas sobre o seguro educacional

O seguro educacional é uma forma de garantir a continuidade dos estudos em caso de morte, invalidez ou desemprego do responsável pelo pagamento das mensalidades. As instituições de ensino superior costumam contratar um plano coletivo, em convênio com as seguradoras, válido para todos os estudantes matriculados. Nesse caso, o valor é cobrado diretamente nas parcelas do curso.

Quando a faculdade não tem um seguro educacional coletivo, é possível contratá-lo individualmente. Nesses planos, o responsável pelo pagamento da graduação, que pode ser o próprio aluno ou um familiar, deve ter entre 16 e 70 anos, bom estado de saúde e estar em plena atividade profissional. A cobrança costuma ser de 1% a 3% do valor da mensalidade e seguradoras como Bradesco Seguros, Mapfre, Tokio Marine e Zurich costumam oferecer esse serviço.

Tire as suas principais dúvidas sobre o seguro educacional

Como funciona o seguro educacional em caso de desemprego?

No caso de perda do emprego, a maioria das seguradoras garante o pagamento das mensalidades por um período que costuma variar entre três e cinco meses. Demissões por justa causa ou quando é o contratante do seguro que pede o desligamento não entram na cobertura.

Como posso solicitar a indenização?

O beneficiário deve entrar em contato com a instituição de ensino, no caso do plano coletivo, ou com a seguradora, no plano individual, para comunicar a morte, acidente ou desemprego do responsável pela quitação das mensalidades.

A partir disso, o corretor irá orientar sobre os documentos que devem ser entregues. O prazo para a seguradora assumir o pagamento das parcelas é de 30 dias a partir da entrega da documentação.

Como funciona a carência do seguro?

Assim como em outros seguros e em planos de saúde, por exemplo, a carência é um período de tempo em que ainda não há cobertura, logo após o início do contrato, e deve estar informado ao segurado na apólice.

Esse prazo de carência não pode ser maior do que a validade do seguro educacional, mesmo que ele tenha renovação automática. Nas modalidades coletivas, normalmente oferecidas pelas instituições de ensino superior, não é comum haver período de carência.

Conheça o Seguro Educacional Estácio

A Estácio oferece o seguro educacional coletivo com o objetivo de auxiliar o pagamento das mensalidades em caso de perda de emprego involuntária ou morte do responsável financeiro pelos estudos. O direito ao benefício é concedido a alunos matriculados com situação acadêmica ativa, matriculados nos cursos de graduação tradicional ou tecnológica nas modalidades presencial, semipresencial e à distância.

Antes de se matricular em um curso de graduação, procure saber se ele oferece o seguro educacional e quais são os seus direitos. Esse seguro é uma garantia de que você continuará seu curso mesmo que aconteça algum imprevisto que o impeça de pagar as mensalidades.

Se este conteúdo foi útil para você, não deixe de acompanhar o nosso blog e ler mais sobre bolsas de estudo, seguros, financiamentos, entre diversos outros temas relacionados à educação e ao mercado de trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *