Depois de finalizar o Ensino Médio, o aluno precisa definir qual curso superior fazer para seguir a carreira desejada. Dentro desse cenário, ele deve entender que existem três tipos de cursos de graduação. Cada um conta com diferenciais importantes para o mercado de trabalho.
Os modelos de faculdade vão se diferenciar em muitas esferas, como duração, tipo de diploma e até mesmo o foco da formação. Para quem está entrando no processo de escolha, é bem importante entender como os tipos funcionam. Afinal, você não quer começar a faculdade errando.
Por isso, criamos esse guia mostrando os tipos de cursos de graduação, como cada um funciona e alguns exemplos de faculdades que se encaixam em cada modelo. No fim, você vai saber qual optar ao entrar numa universidade. Quer saber mais? Continue a leitura.
Saiba mais: Graduação: veja como conseguir bolsa com o Enem na Estácio
Quais os três tipos de graduação?
No Brasil, universidades, faculdades, institutos e centros universitários oferecem cursos superiores. Em todos os casos, eles precisam ter aprovação do Ministério da Educação (MEC) para funcionar e dão direito de diploma ao aluno, na conclusão do curso.
Precisamos frisar isso para ficar claro como os diferentes tipos podem estar presentes em qualquer instituição de Ensino Superior. Você provavelmente já se deparou com os modelos de faculdade, mas nem mesmo percebeu. Veja abaixo as três opções:
- Bacharelado;
- Licenciatura;
- Tecnólogo.
A seguir, mostramos o funcionamento de cada modalidade e aproveitamos para abordar suas particularidades também.
Conheça as opções da Estácio! São muitas opções para a sua graduação em modelos EAD, presencial, semipresencial, flex e outras. Financiamento estudantil (PRAVALER) para você que vem do ENEM.
Opções para graduação, 2ª graduação, transferência, etc.
Bacharelado
O bacharelado deve ser o modelo mais conhecido entre os três. Nele, encontramos os cursos mais completos e generalistas, pois concedem grande base teórica e prática para os universitários. Assim, o aluno fixa os principais conhecimentos de uma área, podendo atuar nas mais diversas esferas.
Os cursos bacharelados costumam durar de quatro a cinco anos. Uma das poucas exceções é Medicina, com duração mínima de seis anos. Ao terminar a faculdade, o aluno recebe o grau de bacharelado.
Exemplos de bacharelados:
Licenciatura
A licenciatura também tem duração média de 4 anos e conta com uma grade curricular similar à anterior. Porém, quem se forma nela estará apto para atuar como professor, em salas de aula do ensino fundamental e médio.
Sim, o licenciado atua principalmente como professor. Claro, existe a chance de usar o diploma para outras carreiras, mas a ideia é seguir a linha da docência. Por isso, os cursos de licenciatura abordam suas questões gerais, ampliando também os conhecimentos de cunho pedagógico.
Vamos dar um exemplo para ficar mais claro: um estudante de História aprende tudo relacionado à faculdade, os grandes movimentos culturais, marcos da humanidade, entre outros assuntos. Porém, ele também fixa conteúdos sobre pedagogia, como as principais táticas de ensino, por exemplo.
Exemplos de licenciaturas:
Tecnólogo
No tecnólogo a coisa muda de figura. A graduação em questão dura menos que as anteriores (2 anos) e tem um foco bem definido no mercado de trabalho. Ou seja, estamos falando de uma faculdade com aplicação na parte prática, em colocar a mão na massa. Isso significa pouco tempo para teoria.
Além disso, o objeto de interesse do tecnólogo também é diferente. Aqui, não temos tanto tempo para detalhar sobre uma área específica. A ideia é abordar de forma objetiva um ramo delimitado de uma profissão.
Por exemplo, existe o curso tecnólogo em Marketing Digital. Ele vai ensinar apenas a parte de recursos digitais aos alunos, não adentrando em outras questões, pertinentes num curso mais amplo, como Publicidade e Propaganda.
Entendeu a diferença? Essa modalidade quer te preparar para o mercado de trabalho rapidamente. A intenção principal é essa.
Exemplos de tecnólogos:
- Análise e desenvolvimento de Sistemas;
- Automação Industrial;
- Comércio Exterior;
- Estética e Cosmética;
- Gastronomia;
- Gestão Hospitalar;
- Secretariado.
Tipos de Graduação na Estácio
Agora você já conhece os tipos de cursos e qual escolher para a sua futura profissão. Pois saiba que os três modelos estão presentes na Estácio, com as mais diversas opções de faculdades. Porém, você sabia que consegue estudar de maneiras diferentes na universidade?
A Estácio oferece diferentes modalidades de estudo, variando entre a clássica presencial, a distância e uma híbrida, chamada Flex. A seguir, mostramos como cada uma funciona:
Presencial
Esse é o tipo mais conhecido, onde as aulas práticas e teóricas acontecem dentro de uma sala de aula, um espaço físico no campus. Sendo assim, o aluno acompanha o processo ao lado dos colegas, interagindo pessoalmente com os professores.
Por exigir um espaço físico, os cursos presenciais geralmente são mais caros, se comparados aos outros. Porém, a modalidade traz toda a experiência clássica de uma faculdade: o campus e a interação física com colegas e docentes.
EAD
O Ensino a Distância é um resultado dos avanços tecnológicos da geração atual. Como muitos têm acesso a computadores, o estudo feito diretamente de casa se tornou possível. No ensino digital, 100% das aulas acontecem na plataforma da universidade, a partir de um dispositivo eletrônico.
No caso da Estácio, o aluno acompanha as explicações e acessa materiais didáticos diretamente do site. Com isso, ele não precisa se deslocar para a faculdade. Tudo é feito de casa, ou do lugar que o estudante quiser.
Na maioria dos cursos, o universitário precisará ir ao campus apenas em casos de prova, apresentações de trabalho e também do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Tudo previamente agendado, para não comprometer a rotina da pessoa.
Flex
Por fim, o tipo Flex mistura o melhor dos dois formatos anteriores: as aulas teóricas ocorrem no espaço virtual, na plataforma da Estácio, e a prática acontece no campus, com encontros previamente agendados.
O Flex é uma excelente opção para quem quer cursar alguma Engenharia, por exemplo. Isso porque os cursos desse segmento costumam exigir encontros presenciais, como em laboratórios. Porém, toda a parte teórica pode se concentrar no modelo online, por isso o Flex é tão interessante.
Leia mais: Presencial, EaD e flex: escolha a modalidade de curso ideal
Você tem todos os tipos de graduação na Estácio
Nosso texto te mostrou os tipos de cursos e também as modalidades de faculdade na Estácio. Agora, é só definir qual formação você vai seguir e correr com a matrícula na universidade. Vale lembrar: a Estácio é referência em qualidade, estrutura e didática.
Acesse o portal de matrículas e garanta a sua vaga.
Conheça as opções da Estácio! São muitas opções para a sua graduação em modelos EAD, presencial, semipresencial, flex e outras. Financiamento estudantil (PRAVALER) para você que vem do ENEM.
Opções para graduação, 2ª graduação, transferência, etc.