Está no início da sua carreira profissional mas não sabe bem o que é trainee? A vaga de trainee normalmente é abre caminho para uma carreira bastante promissora e cobiçada entre os jovens recém-formados. No entanto, para concorrer a uma delas, você precisa cumprir alguns requisitos.

Em suma, é a partir de um trainee que muitos jovens saem da faculdade com um emprego e ganham excelentes oportunidades para mostrarem seus talentos. O objetivo é um só: seguir como funcionário ou empregado da organização e, de preferência, em cargos de gestão.

Saiba tudo sobre o trainee agora!

Leia mais: Descubra já como fazer um currículo para o primeiro emprego

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

O que é trainee?

Trainee é um denominação inglês para os termos: aprendiz, em treinamento e estagiário. Mas na prática utiliza-se o termo para as vagas oferecidas por empresas aos recém-formados, como uma primeira oportunidade.

Os programas de trainee capacitam os profissionais a fim de ocuparem cargos de gerência e gestão na atuação como líderes no futuro.

Diferenças entre o trainee e o estagiário

Você pode estar se questionando sobre qual a diferença entre estágio e trainee. Vamos explicar!

Os estágios buscam qualificar o profissional ainda durante a graduação, com a finalidade de adquirir experiência prática em um determinada função. Enquanto o trainee está voltado para jovens recém-formados que buscam alcançar um cargo de liderança.

Ou seja, o estagiário aprende a desenvolver habilidades e competências dentro de sua futura profissão, ao passo que o trainee busca adquirir a capacidade de liderar uma área de empresa.

Quanto às exigências também são bastante diferentes. O estágio tem um processo de seleção mais simplificado, enquanto o trainee é mais exigente. Algumas empresas inclusive exigem um segundo idioma.

Assim, quando assume-se uma estágio, uma lei específica regulamenta esse tipo de contratação. Já o trainee, existe um contrato de trabalho regido pela CLT.

Leia também: Tecnólogo EAD: confira as opções e ingresse mais rápido no mercado

Como tornar-se trainee?

Como dito anteriormente, o trainee é um programa voltado para que o jovens ex-universitários construam uma carreira dentro de uma empresa.

Dessa forma, veja quais são os pré-requisitos exigidos por um empresa para um vaga de trainee:

  • Conhecimento no idiomas inglês intermediário ou avançado (mais comum) e/ou espanhol;
  • Possuir graduação em universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação, o MEC, com bacharelado de 4 a 5 anos;
  • Ter as características ou competências: atitude de dono, boas relações interpessoais, capacidade de resolução de problemas, resiliência, comunicação assertiva e afinidade com propósito da empresa;
  • Ter concluído a faculdade há no máximo 2 anos. Caso tenha se formado há mais tempo, de 3 a 5 anos a vaga, geralmente, é para trainee sênior.

Leia também: Iniciando a sua trajetória profissional? 7 dicas para qualificar o seu currículo

Vantagens de fazer um trainee

Como dito, anteriormente, os jovens trainees terão a oportunidade de adquirir habilidades para desenvolver seu lado de gestor e liderança.

Dessa forma, as vantagens são bem interessantes e separamos algumas delas para você conhecer.

Conhecer de todas as áreas da empresa

Algumas empresas buscam realizar um processo de rodízio do trainee para atuação em diferentes áreas da empresa com funções distintas, com o objetivo de obter um visão geral do seu funcionamento.

A vantagem desse tipo de sistema está em facilitar o processo de escolha para qual carreira seguir

Formação avançada

Durante a participação do programa trainee os jovens podem participar de eventos ou cursos ofertados pela empresa.

Em alguns casos até uma vivência internacional em alguma sede da empresa. Com isso, tais experiência só o qualificam ainda mais para o mercado de trabalho.

Muitos aprendizados

Como os programas de trainee tem em média 2 anos, as oportunidades de aprendizado são inúmeras.

Demonstrar sempre seu interesse em aprender é a melhor forma de tornar-se aberto para novos horizontes.

Orientação e contato com os líderes

Nos programas de trainee, o jovem costuma atuar sob orientação de líderes, que se tornam seus mentores.

Eles compartilham experiências de mercado, sobre a organização e também a maturidade conquistada ao longo de vários anos de carreira.

Possibilidade de crescimento rápido

Após conclusão de programas de trainee, as empresas oferecem cargos de gestor por conta da experiência adquirida.

Dessa forma, quem participa do trainee acaba alcançando cargos de chefia em um tempo reduzido se comparado aos profissionais que não passaram por esse tipo de programa.

Rede de contatos

Ser um trainee possibilita conhecer várias pessoas que atuam nos diversos setores da empresa e que, normalmente, são mais experientes e com muito conhecimento para repassar.

Dessa forma, conversar e ter boas relações interpessoais dentro da empresa são atitudes importantes para sua carreira.

Remuneração

O trainee é remunerado por 8 horas de trabalho, em regime de contratação por CLT, o que costuma ser acima da média dos jovens que buscam pelo primeiro emprego. Cada empresa possui seu plano de cargos e salários, bem como, remunerações variadas.

Além do salário bruto, os trainees podem ter alguns benefícios como: assistência médica, odontológica, previdência privada, seguro de vida, auxílio-alimentação e transporte.

O Brasil possui cerca de 180 programas de trainee com salários bem atraentes, sendo em média, de R$ 3.000 inicial.

Como ser um trainee

Caso tenha interesse em entrar em um dos programas de trainee é preciso ficar atento às etapas que fazem parte do processo seletivos. Veja quais são elas:

  • Avaliação do currículo: mesmo sem experiência, contam muito as atividades extracurriculares e os estágio realizados;
  • Dinâmicas de grupo: este tipo de dinâmica serve para medir a capacidade de trabalhar em equipe, uma habilidade requerida para assumir cargos de trainee;
  • Entrevistas individuais: têm por objetivo avaliar o perfil, habilidades, competências e como você se destaca dos demais candidatos. Para conquistar a vaga, o candidato precisa demonstrar interesse e destacar seu diferencial;
  • Provas: alguns processos exigem a realização de uma prova para medir o conhecimento técnico.

Após conclusão dessas fases, o candidato selecionado assumirá o cargo ao qual estava disputando a vaga. Um trainee é um funcionário da empresa com direitos e deveres idênticos aos profissionais já existentes.

Programas trainee mais concorridos

Selecionamos três programas trainee mais concorridos para falar um pouco e mostrar um pouco da realidade atual do mercado.

Volkswagen

Em 2020, o processo seletivo da empresa Volkswagen contou com 700 inscritos por vaga para 20 posições.

Dessa forma, os selecionados para assumirem as vagas passaram por um processo rigoroso e receberam benefícios como um dos salários mais competitivos do mercado, estimado em R$ 5.000, segundo o site de avaliação de empresas Glass Door.

Além disso, os trainees também ganham descontos para adquirir carros da marca.

Alguns acreditam ser um mercado de homens, mas segundo dados, as mulheres ocupam 55% dos contratados. Ainda não oferecem vagas para trabalhar fora do Brasil.

As vagas com maior oferta são para a área da engenharia, porém há oportunidades para estudantes de humanas e sociais.

BTG Pactual

Empresa líder em investimentos bancários tem selecionado mais homens, diferentemente da empresa Volkswagen.

Os recrutadores estão com o olhar no potencial dos candidatos e um olhar mais superficial para currículo e pré-requisitos, como inglês fluente.

As vagas com maior oferta estão no ramo da tecnologia.

Cervejaria Ambev

Aqui a concorrência é acirrada, com mais de mil pessoas por vaga. Dessa forma, os recrutadores apostam em candidatos que queiram construir um carreira na empresa.

Para isso, é necessário mostrar conhecimento da empresa e gostar de liderar.

Um fato bastante interessante é que o número de vagas ofertadas não é determinado. A contratação é feita de acordo com o número de talentos encontrados e o potencial de liderança dos jovens, na qual dão preferência para aqueles que já atuam na empresa.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: O que colocar no objetivo do currículo? Tire a dúvida!

E você, entendeu o que é trainee?

Recém formado e com interesse em construir uma carreira em uma grande empresa? Atente-se para a seleção de jovens para os programas de trainee que ocorrem anualmente.

Prepare-se com a equipe de professores altamente capacitados que darão a base necessária para ser um bom candidato a vaga de trainee.

Venha para a faculdade Estácio!

E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui