Ser responsável por manter e organizar as finanças de um negócio é um trabalho muito importante. Por isso, escolher uma boa formação, que prepare para os desafios e dificuldades é primordial. A ideia do curso de Gestão Financeira presencial é formar alunos com capacidade para gerenciar o departamento financeiro de organizações.

Assim, a faculdade é o primeiro passo para o aluno entender todas as questões relacionadas à gestão financeira, como a organização, captação e aplicação de recursos. Porém, é interessante se perguntar mais sobre como funciona o curso, especialmente na modalidade presencial.

A partir disso, elaboramos um texto com informações básicas sobre a Gestão Financeira presencial, suas vantagens e principais características. Também veja como está o mercado de trabalho na área e o melhor local para cursar. Vamos ver os detalhes?

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Saiba mais: 3 dicas para encontrar bolsas de estudo para graduação

Curso de Gestão Financeira presencial

Você sabe o que um gestor financeiro faz na prática? Bom, ele administra o patrimônio de uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor. Com isso, o profissional faz a gestão de gastos e arrecadações e é diretamente responsável sobre o balanço da instituição.

Entre suas atribuições do dia a dia, estão fazer a análise de custo de projetos e demandas, o capital de giro, análise de demonstrações financeiras e créditos contábeis. Assim, o profissional acompanha os resultados de uma empresa e pode realizar alterações em procedimentos que influenciam o desenvolvimento da organização.

Com isso, seu trabalho é crucial para uma instituição, atuando com responsabilidade de mantê-la no verde ou em bom funcionamento. Por isso, o profissional tem múltiplos conhecimentos, seja de economia, gestão de pessoas, tributações e contabilidade.

Como é o curso?

Bom, deu de perceber que você precisa ter uma boa relação com números, ser extremamente organizado e ter aquela visão de negócios. Geralmente os gestores financeiros possuem várias habilidades, como raciocínio rápido e bom planejamento. Tudo isso para pensar em formas de manter o balanço.

Com isso, o curso de Gestão Financeira presencial vai abordar temáticas essenciais para a profissão, como Contabilidade, Estatística, Administração Financeira e Orçamentária. Tudo isso dentro de uma faculdade tecnológica, com duração de dois anos e focado em colocar a pessoa direto no mercado de trabalho.

Assim, você estuda por quatro semestres e sai preparado para atuar em uma empresa. A parte boa da faculdade é, além de aprender muito, conseguir colocar em prática os ensinamentos por meio de estágios e trabalhos.

Mercado de trabalho

Toda instituição precisa de um gestor financeiro. Uma privada, com foco em lucros ou mesmo uma organizacional e do terceiro setor, para se manterem em pleno funcionamento e continuarem suas atividades. Em uma organização, a gestão financeira sempre é primordial, então o mercado está aberto para quem pensa nessa atividade.

É possível achar vagas como assistente, analista, na consultoria ou assessoria. Os salários variam conforme cargo, mas é possível atuar em departamentos financeiro de grandes, médias e pequenas empresas, como bancos, corretoras de valores, na iniciativa pública ou em Organizações Não Governamentais (ONG’s).

Qual a vantagem de fazer o curso presencial?

O estilo mais tradicional de ensino ainda é muito utilizado por criar um ambiente de aprendizado. Ao ir para a universidade, você entra em contato com professores e outros estudantes e entra numa atmosfera criada exatamente para compreender os ensinamentos.

Além do mais, ir para a faculdade também tem relação com a experiência em um campus, falar com pessoas, fazer amigos, criar laços que serão importantes tanto para a vida profissional como pessoal.

Claro, algumas pessoas lidam melhor com o ensino presencial, conseguem se concentrar e desenvolver os conceitos para a profissão. No fim, cada um escolhe a melhor opção para si. A boa notícia é que Gestão Financeira está disponível também no modo EAD e semipresencial, dependo da faculdade.

Gestão Financeira presencial da Estácio

A Universidade Estácio de Sá oferece a Gestão Financeira presencial em diversos campi, todos com uma grade curricular excelente e boa infraestrutura. A mensalidade muda conforme o local, mas o modo presencial geralmente custa cerca de R$ 200 mensais. Bem em conta, não acha?

E não se preocupe, você terá um diploma de uma instituição aprovada pelo Ministério da Educação e com excelentes avaliações pelo Enade. No fim, escolher a Estácio é a certeza de um futuro cheio de oportunidades.

Grade Curricular

Vamos ver as principais matérias da Gestão Financeira presencial na Estácio? Entenda a seguir:

  • Comportamento Organizacional
  • Contabilidade e Análise de Custos
  • Economia Empresarial
  • Estatística e Probabilidade
  • Gerenciamento Orçamentário
  • Gestão Financeira
  • Legislação Fiscal, Trabalhista e Previdenciária
  • Língua Portuguesa
  • Matemática Empresarial
  • Mercado Financeiro
  • Operações Bancárias
  • Planejamento e Controle Financeiro
  • Princípios de Gestão
  • Responsabilidade Social e Sustentabilidade
  • Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Sisu 2022: veja as datas e prepare-se para participar

Influencie os negócios: faça Gestão Financeira presencial

Mercado de trabalho em alta, com várias oportunidades e um curso que abre inúmeras portas? Tá esperando o que? Vai fundo em Gestão Financeira!

Para mais informações, continue ligado no nosso blog.