Estácio Enem: como conseguir bolsa com a nota da prova?

Você sabe como conseguir uma bolsa de estudos para a Estácio de Sá com o resultado da sua prova do Enem? Afinal de contas, um diploma de curso superior pode ser o início de uma carreira profissional de sucesso. E o legal é que a Estácio pode dar uma ajuda valiosa para isso acontecer.

Antes de mais nada, é importante estabelecer os principais parâmetros do processo de distribuição de bolsas pela instituição de ensino.

Neste artigo, mostramos o passo a passo para você cursar a graduação tranquilamente, sem as dores de cabeça geradas pelos problemas financeiros. Vamos lá? Confira a seguir!

Leia também: Como começar uma redação? 5 dicas para se dar bem no Enem

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Quais cursos da Estácio aceitam o bolsa Enem?

O passo fundamental para saber se há possibilidade de alcançar uma bolsa de estudos na Estácio, a partir do Enem, é primeiro escolher seu curso.

Até porque, verdade seja dita, a escolha do curso é imperiosa para a própria realização do Enem em si, não é mesmo? Essa decisão vai determinar todo o processo de estudo.

É preciso atentar que alguns cursos não fazem parte da seleção para descontos progressivos na Estácio, como Medicina e Odontologia Premium. Odontologia Premium é um curso pioneiro da Estácio de Sá que mistura matérias de medicina e engloba conceitos de empreendedorismo.

Em contrapartida, todos os outros cursos da universidade fazem parte do programa de bolsas de estudo. Além disso, o bolsa Enem também contempla todas as modalidades de cursos – presencial, semipresencial, Ead e Flex.

A partir de quantos pontos no Enem há bolsa na Estácio?

O processo de concessão de bolsas da Estácio é progressivo e depende da pontuação final no Exame Nacional do Ensino Médio. Isto significa dizer que os descontos aumentam à medida em que a pontuação da prova aumenta.

Entenda a relação dos pontos

O mínimo requerido são 300 pontos na prova da redação e 100 pontos em cada prova específica. A partir disso, é feita uma média simples, em que são somados todos os valores (incluindo a nota da redação) e dividido por 5 (total de matérias).

Então, caso o resultado deste cálculo seja superior a 300, até 500 pontos, é possível conseguir um desconto de 50% no valor das mensalidades durante a integralidade do curso.

Já os pontos superiores a 501 até 700 podem alcançar uma bolsa de 55% nas mensalidades de todo o curso.

Em seguida, com notas entre 701 e 900, você pode conseguir bolsas Enem de até 60% durante todo o curso. E as notas superiores a 900 pontos tem o primeiro semestre do curso gratuito. Incrível, né? Sim, o primeiro período da graduação sai de graça, pela Estácio, para alunos com nota superior a 900 no Enem.

Importante ressaltar que a partir do segundo período da graduação, o desconto passa a ser de 60% para os alunos com pontuações superiores a 900. De qualquer modo, permanece sendo um auxílio significativo para estudar com mais tranquilidade, não é mesmo?

Por fim, também é importante salientar que no edital do programa para 2021, a universidade estabeleceu que o número de bolsas seria distribuído para os primeiros 1.100 alunos que dessem entrada no benefício.

Portanto, corra para não perder sua vaga para 2022!

Veja também: Enem digital: como funciona? Tudo sobre o exame aqui!

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Como dar início ao processo de solicitação do Bolsa na Estácio?

O candidato que preencher os requisitos necessários podem entrar em contato com o serviço de atendimento da Estácio, no telefone 0800 880 6767 ou ainda no link direto do site. É necessário comprovar a nota alcançada no Enem para efetivar a solicitação de bolsa.

Os documentos exigidos são:

  • identidade;
  • CPF;
  • Certificado ou Diploma do Ensino Médio (com a publicação no Diário Oficial da União para o Rio de Janeiro ou Distrito Federal) ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais da Estácio.

Em caso de ausência do Diploma do Ensino Médio ou o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, o aluno ainda poderá apresentar o chamado Certificado de Proficiência Equivalente à Conclusão do Ensino Médio.

Após escolher a forma de ingresso que, neste caso, é pelo Enem, e apresentar a documentação necessária, é só aguardar a classificação.

Uma vez enviada a sua posição na fila de matrícula, a partir da sua nota no Enem, será enviado o boleto para pagamento, que deve ser efetuado e encaminhado à secretaria do aluno, na unidade de escolha.

ProUni e Enem na Estácio

Por fim, ainda há mais uma forma de obter bolsa de estudo pelo Enem na Universidade Estácio de Sá: pelo ProUni.

Para conseguir o ProUni você precisa: ter feito o Enem no ano anterior; ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou escolar particular (total ou parcialmente) com bolsa integral e ter renda per capita de até um salário mínimo.

Desta forma, tais critérios abrem a elegibilidade para pleitear acesso ao programa pelo Governo Federal e cursar a graduação livre de custos.

Então, gostou do artigo? Você sabia de todos estes detalhes? Continue nos acompanhando para mais conteúdos de valor que irão facilitar a sua vida.

Leia também: O que zera a redação do Enem e como evitar?