O curso de graduação em Nutrição garante a entrada em uma carreira que está em ascensão! Todo mundo sabe que uma alimentação saudável é uma das bases para ter mais saúde. E, o nutricionista é, portanto, o profissional que se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. 

Áreas como o desenvolvimento de produtos saudáveis, nutrição clínica, esportiva, unidades de alimentação e nutrição e marketing são apenas algumas em que esse profissional pode atuar para colaborar com a saúde da população. 

Desse modo, a demanda por nutricionistas qualificados em todas as áreas de atuação é crescente para lidar com essas questões e oferecer melhor qualidade de vida às pessoas ao seu redor. 

A faculdade de nutrição dura em média 4 anos para habilitar o nutricionista a exercer sua função no mercado de trabalho. E Já existe a opção do curso de Nutrição na modalidade EAD.

Nesta modalidade não há prejuízo nenhum no aprendizado. Pelo contrário, pode facilitar ainda mais a vida de quem deseja ser um profissional dessa área. Fica muito mais fácil de encaixar uma graduação em sua rotina. Aqui, daremos todas as informações sobre o curso e o mercado de trabalho!

Leia mais: Cursos de extensão: o que é e por que fazê-los durante a graduação

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

O que você entende por Nutrição?

Muitas pessoas pensam em apenas cálculo de dietas quando escutam falar em nutricionistas. Mas, vale ressaltar que a nutrição é uma ciência. Então, isso significa que ela se baseia em dados cientificamente comprovados para promover a saúde em todas as fases da vida de uma pessoa.

Contudo, a maneira de fazer isso não é apenas através da nutrição clínica, como iremos mostrar ao longo desse texto. Todas as outras áreas estão envolvidas neste propósito.

Por meio da nutrição as pessoas conseguem os nutrientes que permitem o funcionamento do corpo. Somente assim a realização das atividades diárias é possível. Já ouviu dizer que “saco vazio não para em pé?” É a pura verdade!

Então, ao escolher essa profissão é importante que você tenha em mente que irá lidar com pessoas e com a saúde delas. Não se trata apenas de prescrição de dietas e emagrecimento, ok? Segue o texto que isso vai ficar bem claro!!

A nutrição é uma área abrangente. Assim, o Curso de Nutrição EAD é uma opção interessante para quem gosta de tudo o que envolve alimentação, bem-estar e qualidade de vida.

Vamos explicar sobre como funciona o curso de Nutrição EAD, o que você vai estudar, como é o mercado de trabalho, os salários e o dia a dia do profissional. Assim, você poderá tirar suas dúvidas e ter certeza de que esse curso é para você!

Leia mais: Quer empreender na faculdade? Conheça a Empresa Júnior da Estácio!

Como funciona o curso de Nutrição

As aulas do curso de Nutrição EAD são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Neste ambiente estará disponível todo o material de estudos, como apostilas, a programação de aulas. Além dos fóruns de discussão, e o contato com o tutor do curso. 

Para prestar o vestibular é preciso ter concluído o ensino médio. Tenha atenção ao polo da faculdade ao escolher o seu curso. Do mesmo modo, se atente a distância e como será seu deslocamento até o local de realização das provas. O diploma do curso EAD vale tanto quanto o do curso presencial!

O Ministério da Educação (MEC) autoriza e reconhece o curso de graduação em Nutrição EAD, desde que ele cumpra com todos os seus requisitos a respeito dos recursos didáticos, infraestrutura tecnológica e grade curricular. Portanto, não se esqueça de conferir todos os detalhes!

Durante o curso de nutrição são vistas matérias relacionadas às áreas da saúde, biologia e humanas. Isso é necessário para entender a atuação dos alimentos e nutrientes em nosso corpo.

Também são estudados assuntos como fisiologia humana, farmacologia, dietoterapia. O objetivo é desenvolver competência para atuar como parte do tratamento de doenças ou preveni-las.

Outras atividades do curso de Nutrição

Cálculo de dietas e cardápios, controle da produção de alimentos em unidades de alimentação e nutrição ou desenvolvimento de produtos. Bioestatística, requerida para entender estudos científicos.

Ah, o futuro nutricionista não irá estudar gastronomia, mas precisa sim ter noção de como as coisas funcionam no ambiente da cozinha. Entender as propriedades dos alimentos e como eles reagem às diferentes técnicas de cocção faz parte do curso.

O curso de Nutrição EAD irá, portanto, formar profissionais capacitados para preservar a saúde das pessoas. Seja no atendimento clínico, na preparação dos alimentos, no desenvolvimento de produtos ou até mesmo no marketing em nutrição. Então, a intenção será sempre promover a boa nutrição, em todas as fases da vida.

Desse modo, fica claro que o nutricionista é um profissional completo. É quem compreende muito além dos conceitos que envolvem a ciência da nutrição, já que uma de suas funções é a educação alimentar e nutricional.

Ou seja, sob esse ponto de vista, o Nutricionista considera muito mais que nutrientes e conversa com fatores biopsicossociais – a cultura, fatores sociais, econômicos e a saúde que envolvem as escolhas alimentares- no seu dia a dia profissional.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Cozinha Contemporânea: invada as redes como um chef digital

Mercado de trabalho no campo da Nutrição

O nutricionista tem um vasto campo de trabalho. Segue a lista de suas áreas de atuação:

  • Alimentação coletiva: é o campo em que o nutricionista atua no planejamento, organização, direção e avaliação dos serviços de alimentação e nutrição. O objetivo é dar assistência aos indivíduos sadios e enfermos, tanto em instituições públicas quanto privadas. Desse modo, estão inclusas, por exemplo: diversas empresas e instituições, hotéis, hotelaria marítima, comissarias, hospitais, clínicas em geral, UPA, spas, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), restaurantes e eventos.
  • Nutrição Clínica: Nesta área o nutricionista tem a função de promover a educação nutricional, bem como realizar a assistência nutricional aos indivíduos. Se encaixa nesta área a auditoria e consultoria. Os atendimentos clínicos, com a prescrição de suplementos nutricionais e solicitação de exames laboratoriais também estão inclusos. Este trabalho pode ser realizado em instituições públicas ou privadas, em consultório de nutrição ou em domicílio. Hospitais, UPAs, Spas clínicos, Instituições de Longa Permanência, Ambulatórios, Bancos de leite humanos e Lactários.
  • Nutrição Esportiva: o nutricionista pode prestar assistência nutricional e dietoterápica para atletas.

Outras atividades do nutricionista

  • Nutrição em Saúde Coletiva: é a atuação em saúde pública. O nutricionista irá organizar, coordenar, supervisionar e avaliar os serviços de nutrição. Além disso, prestar assistência e promover a educação alimentar e nutricional da população, tanto em caso de pessoas sadias quanto enfermas. Ainda aqui, está incluso o controle de qualidade de produtos alimentícios e a participação em inspeções sanitárias.
  • Nutrição na Indústria e Comércio de Alimentos: esta é uma área em que o profissional exerce atividades de desenvolvimento, produção e comércio de produtos relacionados à nutrição. 

Então, cabe ao nutricionista gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios. Bem como realizar o treinamento de equipe para atuar com alimentação e nutrição.

O nutricionista poderá ainda controlar a qualidade de produtos alimentícios, atuar em marketing e desenvolver estudos na sua área. Prestar auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética também estão dentro deste campo de atuação.

  • Nutrição no Ensino e Pesquisa: O profissional exerce a coordenação, ensino, pesquisa e extensão. Isso se dá nos cursos de graduação e pós-graduação em nutrição. E, também nos cursos de aperfeiçoamento profissional, bem como nos cursos técnicos e outros da área de saúde.

Nesta área, cabe ao nutricionista, entre outras funções, o envolvimento com a docência e a pesquisa. As atividades de coordenação e supervisão desses cursos. Além disso, o ensino propriamente dito das matérias profissionais dos cursos referidos.

Leia mais: Mude para Estácio: sua graduação com até 70% de desconto

Onde o nutricionista pode atuar

  • Saúde Pública
  • Hospitais
  • Escolas
  • Creches
  • Indústrias
  • Clínicas particulares
  • Spas
  • Empresas
  • Administração de serviços de alimentação
  • Consultório Particular
  • Consultoria para empresas
  • Marketing em Nutrição
  • Nutrição esportiva
  • Hotéis
  • ONGs
  • Instituições de longa permanência

Portanto, onde houver preocupação com a alimentação como meio de promover a saúde o nutricionista poderá estar!

Leia mais: Faculdade com bolsa: 5 formas de ingresso para estudar na Estácio

Salário do Nutricionista

O salário do profissional de Nutrição varia de acordo com a sua área de atuação, região, se trabalha sob regime CLT ou autônomo, entre outros parâmetros. Com isso, a média salarial no nutricionista é de R$ 2.500. Esse valor pode chegar a R$ 6.748 com a experiência adquirida ao longo do tempo.

Curso de Nutrição: topou o desafio?

Na Estácio temos um time de profissionais altamente qualificados para capacitar os estudantes de Nutrição EAD a ingressar no mercado de trabalho com excelência! Então, são especialistas e mestres dispostos a ensinar o melhor da nutrição para você.

E, desse modo, você poderá desenvolver todas as competências necessárias à esta profissão!

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui